O termo turismo militar é, ainda, para alguns, um conceito que causa estranheza, dúvida e, por vezes, de difícil interpretação. Trata-se de um segmento do turismo cultural, que apropria e ativa o património histórico-militar de um determinado território.
Esta ação concertada entre o turismo e o património de índole histórica e militar permite desenvolver o sentido de pertença das comunidades face ao seu legado patrimonial e identitário. O turismo militar vem contribuir para contrariar a sazonalidade e o turismo de massas, e tem a capacidade de criar experiências diferenciadoras e autênticas.
A Associação de Turismo Militar Português (ATMPT), uma associação privada, de âmbito nacional e natureza cultural, sem fins lucrativos, constituída em 2015, foi fundada com a missão de preservar e promover o património histórico-militar português e contribuir para o desenvolvimento do turismo militar em Portugal. Assume-se como uma plataforma para o estreitamento de relações entre as diferentes entidades e agentes que trabalham o turismo militar no território nacional, promovendo a criação de uma imagem comum. A ATMPT trabalha diariamente em parceria com entidades públicas e privadas, dinamizando projetos, produtos e iniciativas associadas à história militar. Entre muitas atividades de promoção, é proponente de iniciativas como o Sistema de Informação para o Turismo Militar, o 1º Curso de Turismo Militar, diferentes edições de seminários, encontros e conferências de turismo militar, mediadora em ações de restauro de obras de arte, consultora e colaboradora em projetos como a Carta Nacional de Turismo Militar, NAPOCTEP, INSIGNIA e artigos científicos.
Em 2021, a associação lançou o Roteiro de Turismo Militar, um projeto nacional desenvolvido em parceria com os municípios portugueses, que conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos setores do Turismo e da Cultura. É composto por um conjunto de rotas temáticas, associadas a acontecimentos e períodos da história nacional, que visam promover recursos, equipamentos e serviços turístico-culturais, passíveis de integrar, de forma direta ou complementar, a oferta de Turismo Militar em Portugal. Este é um projeto em constante crescimento e construção, dotado de uma programação dinâmica com conteúdos personalizados e didáticos.
Associado a este projeto, nasce a revista Viagem na História – Turismo Militar, uma publicação semestral, de âmbito nacional e internacional, bilingue, com seções informativas e promocionais na área do turismo militar, estruturada para se desmultiplicar num conjunto de diferentes soluções de mediação cultural e de desenvolvimento de produto. A aposta na criação desta marca de comunicação ao serviço da promoção do território português, consubstancia, uma vez mais, todo o trabalho desenvolvido pela ATMPT ao longo dos seis anos de atividade, projetando o turismo militar a outro nível e contribuindo para a consolidação da marca destino Portugal.
O caminho pela frente é longo, mas o foco mantém-se. Deixamos o convite: Faça parte da História de Portugal!