: 1 de Agosto, 2025 Redação:: Comentários: 0

Verão é sinónimo de dias mais longos, passeios ao ar livre e férias em família, que incluem, claro, os nossos animais de companhia.

Mas a par de diversão e descanso, traz também desafios importantes para o bem-estar deles e das famílias.

Um dos principais desafios do verão são as férias. Não é por acaso que nesta época do ano dispara, sempre, o abandono animal.

É essencial planear com antecedência para desfrutar ao máximo. Há hoje em dia cada vez mais oferta de turismo petfriendly, por isso a escolha de um destino de férias que assegure as necessidades e bem-estar do seu animal é cada vez mais fácil. Em alternativa, também é preciso antecipação para assegurar alguém de confiança com quem o deixar, sejam familiares, pet sitters ou hotéis para animais, serviços que também são cada vez mais abundantes.

Mais tempo no exterior, seja campo, praia ou cidade, aumenta o risco de contacto com doenças das quais os nossos companheiros podem estar mais resguardados no resto do ano.

O mesmo acontece com a exposição a parasitas — pulgas, carraças e mosquitos — que encontram nesta época as condições ideais para proliferarem, aumentando o risco de doenças que exigem cuidados veterinários imediatos ou a longo prazo. Para prevenção destes riscos a consulta do seu médico veterinário nesta estação do ano é essencial.

Outro ponto em que a opinião do médico veterinário é indispensável é a viagem. As viagens requerem requisitos de segurança, sanitários (passaporte, vacinação, documentação especifica, etc.), planeamento que assegure o bem-estar com paragens para descanso e higiénicas, e prevenção de ansiedade ou náusea do seu animal de estimação.

As altas temperaturas exigem atenção redobrada. Os nossos animais de companhia têm mais dificuldade em regular a temperatura corporal e são especialmente vulneráveis a golpes de calor, que podem surgir de forma repentina e ter consequências graves. As queimaduras nas patas provocadas por superfícies quentes, como o asfalto, a desidratação e o cansaço extremo após atividades ao sol, são todas complicações facilmente evitáveis quando estamos sensibilizados e alerta.

Patrícia Branco, Clínica Veterinária das Conchas, Vice-Presidente da APMVEAC