: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Politécnico de Santarém distingue-se pelo seu ensino aplicado, com um forte foco no estudante e na proximidade. Um politécnico que proporciona uma excelente qualidade de vida académica aos seus alunos, com instalações modernas nos quatro campus localizados em Santarém e Rio Maior. A localização privilegiada no centro do país, aliada a cidades seguras e com um custo de vida acessível, permite ao IPSantarém oferecer as melhores condições para uma experiência de ensino superior enriquecedora.

João Moutão, Presidente do IP Santarém

Uma das grandes marcas do Politécnico de Santarém é a forma como, ano após ano, tem apostado fortemente na expansão e diversificação da sua oferta formativa, bem como na promoção do sucesso e prevenção do abandono escolar.

Entre 2023 e 2024, foram lançados dez novos cursos de mestrado, com destaque para as áreas de Gestão, Enfermagem, Desporto, Informática, Educação e Engenharia Zootécnica. Ao nível das licenciaturas, foram introduzidos igualmente novos cursos: Biologia e Biotecnologia Alimentar, Gestão de Marketing e Zootecnia.

Paralelamente, foram reforçadas também a oferta de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), com 11 novos cursos desde 2018, em áreas inovadoras como Gaming and Esports, Produção de Insetos, Viticultura e Enologia, entre outros.

Para além da extensa oferta formativa assegurada pelo IPSantarém, esta instituição de ensino superior garante ainda um conjunto de metodologias de ensino inovadoras, que permitem aos estudantes aprofundar conhecimentos de forma progressiva e melhorar a sua preparação para o exercício de funções de maior responsabilidade. Neste sentido, o Politécnico de Santarém aposta em metodologias de ensino ativas e aplicadas, baseadas na cocriação e resolução de problemas. Através de projetos em parceria com empresas e instituições, é possibilitado aos estudantes desenvolverem um quadro de competências práticas altamente valorizadas pelo mercado de trabalho. O contínuo investimento na modernização dos espaços e recursos educativos, é igualmente um fator preponderante para a criação de um ambiente de aprendizagem estimulante e tecnologicamente avançado. Esta abordagem inovadora reflete-se nos elevados índices de empregabilidade dos diplomados do Politécnico de Santarém.

Já perspetivando o futuro da instituição, o Politécnico de Santarém está empenhado em desenvolver projetos inovadores que elevem a qualidade do ensino superior e proporcionem experiências enriquecedoras aos seus docentes. Um dos projetos mais ambiciosos que se encontra em fase de implementação é a criação da Universidade Europeia ACE2EU (Applied, Connected, Entrepreneurial and Engaged European University). A ACE2EU é uma aliança de nove universidades europeias, incluindo o Politécnico de Santarém, que funcionará como uma única instituição. Esta iniciativa irá transformar o ensino neste politécnico, permitindo que estudantes, professores e funcionários circulem livremente pelas universidades parceiras, beneficiando de um ambiente multicultural e multilinguístico. A ACE2EU irá equipar os estudantes do IPSantarém, staff, investigadores e stakeholders externos com o conhecimento, competências e habilidades necessárias para enfrentar os desafios futuros, contribuindo para uma transformação social sustentável.

De realçar que este projeto ambicioso irá não só beneficiar o Politécnico de Santarém e os seus parceiros da ACE2EU, mas também contribuir para o fortalecimento do Espaço Europeu de Educação e para o desenvolvimento das Universidades Europeias como modelos de boas práticas.