Instabilidade geopolítica e económica está a levar as empresas de maior dimensão a contratar recursos especializados em relações internacionais, inclusive para antever crises e ajustar estratégias de negócio. Master em Função Diplomática é um dos cursos em destaque no plano formativo da consultora Dantas Rodrigues & Associados.
O contexto de instabilidade geopolítica e económica dos últimos anos e a crescente complexidade dos modelos de negócio num mundo que quer manter-se globalizado estão a redefinir o valor estratégico de várias atividades profissionais.A especialização em relações internacionais e em funções diplomáticas são duas delas. Isto porque, um pouco por todo o mundo – e em Portugal também -, está a crescer o número de empresas de maior dimensão e com uma forte componente exportadora que está a (pensar) incorporar recursos humanos especializados nas duas disciplinas. Para acautelar os riscos da atual incerteza económica global na tomada de decisão empresarial, com impacto direto nos negócios.
Esta tendência no domínio da preparação do capital humano está a motivar consultoras como a Dantas Rodrigues & Associados a reforçar a aposta no respetivo plano formativo e nas áreas em questão. Daí que o Centro de Estudos da DR&A tenha já redefinido novas linhas orientadoras para o Curso de “Master em Função Diplomática”, para atender à procura futura. O próximo acontece já no dia 23.
“A correlação de forças na atual ordem geopolítica mundial, cheia de incertezas – que se manterão por mais alguns anos -, está numa fase de rearranjo, e com cada vez maior impacto na configuração do quadro macro e microeconómico. No mundo empresarial de topo, e para minorar as ambiguidades da reconfiguração em marcha, mas igualmente para criar valor a médio e longo prazo, há já empresas a olhar com outros olhos para especialistas em relações internacionais e até diplomatas, funções que até há pouco tempo só víamos em instituições representativas do Estado”, aponta Joaquim Dantas Rodrigues, fundador e sócio-partner da DR&A.
O Estado e a diplomacia; o enquadramento jurídico; a história da diplomacia e os seus modelos; o direito internacional; o estatuto, os instrumentos e os elementos da função e da atividade diplomática; e a arte e a prática de levar adiante as negociações entre representantes são alguns dos conteúdos programáticos do Master em Função Diplomática no Centro de Estudos Dantas Rodrigues. Para que os interessados entrem dentro dos modelos atuais, dos tratados internacionais e da sua importância na génese da moderna diplomacia ou das normas de proteção dos Estados, sem esquecer a comunicação eficaz e o protocolo.
Entre os destinatários da ação de formação estão estudantes e profissionais que trabalhem, ou pretendam vir a trabalhar, com organizações internacionais, representações diplomáticas, ou a aceder a uma carreira internacional, designadamente advogados, solicitadores, estagiários, auditores, revisores, técnicos da Autoridade Tributária Aduaneira, inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, militares em missões internacionais, jornalistas, assessores jurídicos, técnicos superiores do Ministério dos Negócios Estrangeiros, técnicos superiores das embaixadas e consulados, técnicos superiores das autarquias locais e demais interessados.
O Master em Função Diplomática é apenas a próxima iniciativa formativa de um plano mais vasto. Nas semanas e meses que se seguem, o CEDR tem em agenda cursos sobre a “Arte de Cuidar da Arte” (24 de fevereiro), “Acidentes de Trabalho” (25 de fevereiro), “Prevenção e Atuação no Assédio” (3 de março), “Direito Laboral e Proteção Social” (3 de março), “Contabilidade enquanto Instrumento de Gestão” (4 de março), “Gestão Generativa de Conflitos nas Relações Laborais” (4 de março), “Secretariado 360” (9 de março), “English for Waiters – Comunicação Profissional na Restauração” (9 de março), “Compliance Officer” (10 de março), “Sistema de Informação do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação” (10 de março), “Contratação de Seguros” (12 de março), “ContenciosoTributário” (19 de março), “Fundamentos de E-mail Marketing para Empresas” (23 de março), “Direito de Seniores” (24 de março) e “Prevenção e Combate à Corrupção” (31 de março).
Até ao final do ano são mais de 40 as ações de formação já com programa.
