: 27 de Janeiro, 2026 Redação:: Comentários: 0

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management acaba de lançar oficialmente o Civic Scholar Programme (CSP), uma iniciativa inovadora que convida os estudantes de mestrado a irem além da sala de aula e a tornarem-se verdadeiros agentes de mudança nas suas comunidades.

O programa, que funciona com base num sistema de pontos, oferece aos participantes a oportunidade de se envolverem em projetos reais, ações de voluntariado, workshops temáticos e desafios sociais. Ao atingir 80 pontos, os estudantes conquistam o Civic Scholar Badge — um reconhecimento oficial do seu compromisso cívico e de liderança que pode ser exibido no diploma, no perfil do LinkedIn e no currículo académico e profissional.
O Civic Scholar Programme é mais do que um conjunto de atividades: é um convite para que os nossos mestrandos se envolvam ativamente na sociedade, integrem a responsabilidade social nas suas trajetórias e desenvolvam competências práticas que façam a diferença no mundo real. Queremos formar líderes com impacto, que criem soluções sustentáveis e inclusivas para os desafios contemporâneos”, afirmou a Professora Winnie Picoto, Vice-Presidente do ISEG e responsável pelo pelouro da Sustentabilidade.
Destinado a estudantes de 1.º e 2.º ano dos programas de mestrado, o CSP prevê que os participantes acumulem pontos através de atividades como voluntariado em organizações sociais, participação e organização de workshops, projetos de intervenção social, estágios no setor social e networking com líderes comunitários. Esta estrutura foi desenhada para reforçar a ligação entre o ISEG e a comunidade e para valorizar o papel dos estudantes como protagonistas de mudanças sociais positivas.
A plataforma tecnológica de apoio ao programa, em parceria com a organização Coompass, torna mais ágil a gestão das oportunidades de impacto social e permite aos estudantes acompanhar em tempo real o seu percurso, registando contributos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As candidaturas para a primeira edição piloto do Civic Scholar Programme estão abertas até 2 de fevereiro de 2026. Serão selecionados, nesta fase, um máximo de 20 estudantes para participar nesta experiência formativa transformadora.