: 24 de Outubro, 2025 Redação:: Comentários: 0

Com uma equipa altamente qualificada e tecnologia de última geração, a Unilabs tem vindo a afirmar-se como referência em Patologia Clínica em Portugal. Manuel Carvalho, responsável pela área, explica como o rigor científico, a inovação e a proximidade fazem da Unilabs um parceiro de confiança no diagnóstico.

A Unilabs é reconhecida pela confiança nos diagnósticos. O que diferencia os laboratórios da Unilabs na área da Patologia Clínica em termos de rigor e qualidade?

Antes de mais, destacamos a nossa equipa, composta por profissionais de elevada qualificação científica e técnica, totalmente dedicados a prestar um serviço de excelência aos nossos clientes. A concentração de recursos que implementámos permite-nos recorrer às mais avançadas tecnologias e disponibilizar um vasto leque de exames — desde os mais comuns na rotina laboratorial até aos mais diferenciados. Este compromisso traduz-se na eficácia da resposta que oferecemos: amplitude na oferta, qualidade nos resultados e rapidez no atendimento às solicitações. Graças a este trabalho contínuo, alcançámos a certificação de qualidade segundo a norma ISO 15189, sendo o laboratório português com o maior número de técnicas acreditadas por esta norma, bem como a certificação ISO 9001.Presente em mais de 15 países e com um histórico de crescimento orgânico consistente em Portugal, a Unilabs é hoje um dos principais players europeus em diagnóstico integrado, com um portfólio que abrange Patologia Clínica, Anatomia Patológica, Cardiologia, Gastrenterologia, Genética, Medicina Nuclear e Radiologia. Em Portugal, o investimento contínuo em tecnologia, investigação e desenvolvimento tem reforçado a posição da Unilabs como parceiro de confiança para médicos e pacientes, aliando ciência, inovação e proximidade humana. Para além do rigor científico, destacamos também a dimensão internacional. Integrar uma rede global de diagnóstico permite-nos partilhar conhecimento, boas práticas e tecnologia de ponta, assegurando padrões de qualidade homogéneos e constantemente atualizados.

Manuel Carvalho, Diretor Médico de Patologia Clínica

A inovação é essencial para diagnósticos mais rápidos e precisos. Que tecnologias mais recentes a Unilabs introduziu para tornar a Patologia Clínica ainda mais eficaz?

Tendo consciência de que mais de 70% das decisões clínicas são suportadas por exames laboratoriais, procuramos continuamente aperfeiçoar os nossos métodos para alcançar a máxima eficácia — combinando rapidez e precisão. Entre as tecnologias que utilizamos destacam-se: a citometria de fluxo desenvolvida para a triagem inicial de amostras de urina, que permite excluir uma possível infeção em menos de 12 horas, com elevada sensibilidade e especificidade, evitando desta forma terapêuticas antibióticas desnecessárias; a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa em tandem, que possibilita uma alta sensibilidade e especificidade no estudo / doseamento de biomoléculas e fármacos; o estudo imunofenotípico de células por métodos de citometria de fluxo, aplicado na classificação celular — essencial no diagnóstico de, por exemplo, leucemias e linfomas; os métodos moleculares (estudos de ADN e ARN), utilizados no diagnóstico de doenças infeciosas, tumorais e genéticas; e a identificação de microorganismos por métodos de espectrometria de massa. A inovação faz parte do ADN da Unilabs. Investimos de forma contínua em investigação e desenvolvimento, integrando novas tecnologias em toda a cadeia de diagnóstico.

Para além dos resultados laboratoriais, de que forma a Unilabs procura estar próxima dos médicos e dos pacientes, garantindo clareza e apoio durante todo o processo?

Toda a nossa atividade de apoio à decisão clínica vai muito além da simples produção de resultados laboratoriais. Promovemos uma colaboração ativa com os profissionais de saúde, sugerindo o perfil analítico mais adequado a cada utente e complementando os estudos realizados com interpretações e comentários especializados. Desta forma, contribuímos para uma maior eficácia no diagnóstico, na avaliação do prognóstico e na monitorização terapêutica. O nosso objetivo é garantir uma experiência integrada e humanizada, desde o primeiro contacto até à entrega dos resultados.

Quais são as principais apostas da Unilabs para o futuro da Patologia Clínica e como estas irão beneficiar a prevenção e o bem-estar dos pacientes?

A nossa principal aposta é acompanhar e participar ativamente no desenvolvimento científico desta área da Medicina, incorporando esses avanços em respostas cada vez mais adequadas às necessidades dos nossos clientes. Paralelamente, procuramos reforçar a nossa estrutura organizacional, promovendo uma relação mais próxima e um apoio mais efetivo a todos os que confiam nos nossos serviços. O nosso objetivo é claro: continuar a ser o parceiro de diagnóstico integrado de referência em Portugal. Na Unilabs, acreditamos que o futuro do diagnóstico combina ciência, tecnologia e empatia.