: 26 de Setembro, 2025 Redação:: Comentários: 0

Fundado em 1883 como o primeiro hospital em Portugal dedicado à Psiquiatria, o Centro Hospitalar Conde de Ferreira continua a ser uma referência nacional na promoção da saúde mental. Com uma oferta integrada de cuidados em ambulatório, internamento e apoio domiciliário, aposta na investigação, na inovação terapêutica e numa abordagem humanizada que valoriza cada pessoa e reforça a inclusão na comunidade.

Introdução histórica do CHCF

O Hospital Conde de Ferreira, inaugurado a 24 de março de 1883, foi a primeira unidade de saúde construída de raiz em Portugal para o tratamento de patologias do foro psiquiátrico. Representou, assim, uma mudança de paradigma na abordagem destas doenças, que careciam de procedimentos alicerçados em cientificidade e humanidade. Seguindo os princípios higienistas defendidos na época, todas as enfermarias eram arejadas, bem iluminadas e com área suficiente para o acolhimento dos enfermos, independentemente do seu estatuto social. Em 1883, o hospital já acolhia 248 doentes; em 1900, o número de internados ascendia a 415.O notável edifício do Hospital Conde de Ferreira conserva, ainda hoje, um espaço de grande interesse histórico, a Biblioteca, organicamente integrada no edifício inaugurado em 1883. A sua constituição e organização enquanto biblioteca verificou-se em 1909, sob a égide e diligência do então diretor clínico, o eminente Dr. Júlio de Matos. Com a fundação da Faculdade de Medicina do Porto, em 1911, este espaço erudito passou a ser palco de palestras semanais dedicadas a matérias da especialidade médica, constituindo-se como lugar de encontro do saber e de difusão científica. Por este hospital pioneiro passaram grandes nomes da Psiquiatria em Portugal, designadamente António Maria de Sena e Magalhães Lemos, que abriram novos caminhos, quer na vertente científica, quer na vertente humana. É também este legado ímpar que impele a prossecução do imperativo da excelência.

Serviços disponíveis no CHCF

O Centro Hospitalar Conde de Ferreira é uma unidade de saúde mental com mais de 142 anos de experiência e, atualmente, desenvolve a sua atividade clínica em regime de ambulatório, internamento e domicílio. Disponibiliza serviços aos seguintes níveis:

– Ambulatório:

  • Consulta Externa (consultas especializadas em Psiquiatria, Psicologia e Nutrição).
  • Centro de Tratamento da Depressão, utilizando a Estimulação Magnética Transcraniana, com equipa multidisciplinar diferenciada.
  • Centro de Dia para pessoas com diagnóstico de doença de Alzheimer ou outras demências.
  • Hospital de dia.
  • Serviço de Terapia Ocupacional.
  • Equipa de Apoio Domiciliário de saúde mental .

-Internamento:

  • Unidade de Recuperação de curta/ média duração.
  • Residência de Apoio Máximo (RAMa) inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental (RNCCISM).
  • Internamento de doentes crónicos e/ou internamento de longa duração

Esta oferta permite reunir, no mesmo espaço, uma diversidade de serviços complementares que proporcionam uma abordagem multidisciplinar, célere e diferenciadora, ajustada ao plano individual.

O Posicionamento e o propósito do CHCF, visam:

  • Garantir a equidade e integração de todos os que nos procuram;
  • Contribuir para a transformação das vidas e condições económicas e sociais da população, promovendo a saúde mental e o bem-estar;
  • Assegurar a criação de ambiente seguro e de promoção da saúde;
  • Contribuir para o aumento da literacia em saúde;
  • Aumentar a disponibilidade da oferta;
  • Abordar e trabalhar as principais determinantes/variáveis sociais dos doentes;
  • Reforçar o acompanhamento e a monitorização, dos indicadores chave definidos no âmbito de planos e programas de ação que, visam a prevenção, a promoção e o controlo da saúde mental.

Simultaneamente, o CHCF tem como pilar estratégico, o trabalho em rede com todos os agentes do Sistema de Saúde. Tal realidade materializa-se através da Academia, dos Setores de Atividade, da Indústria Farmacêutica, das Fundações e dos Investigadores. Esta realidade visa a constante atualização e participação das nossas equipas multidisciplinares, nos fóruns e grupos de conhecimento, cujo corolário é o valor acrescentado e efetividade da prestação de cuidados de saúde junto da comunidade. O conhecimento, a investigação, a inovação, e a adoção das melhores práticas no modelo clínico do CHCF são um fator crítico e distintivo do seu posicionamento.

A Rede de Acordos/Parcerias do Cen-tro Hospitalar Conde de Ferreira é uma janela aberta à comunidade

O Centro Hospitalar Conde de Ferreira (CHCF), unidade de saúde mental gerida pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, tem vindo a reforçar a sua integração com o setor segurador, garantindo maior acessibilidade aos seus serviços especializados. Estes acordos permitem aos utentes o acesso facilitado a consultas de Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, ao Centro de Dia de Alzheimer, ao Centro de Tratamento da Depressão e ao Internamento, promovendo uma abordagem integrada e humanizada à saúde mental. A diversidade de convenções reflete o compromisso do CHCF em democratizar o acesso aos cuidados, respeitando diferentes perfis socioeconómicos e redes de proteção, designadamente a recente convenção contratualizada com o Instituto de Proteção e Assistência na Doença da Administração Pública (ADSE), para todas as linhas de atividade.

A Psiquiatria e as Subespecialidades

No CHCF uma modalidade de intervenção essencial da especialidade médica de Psiquiatria é a sessão de consulta. A partir da construção de uma especial relação médico-paciente, o psiquiatra analisa o relato apresentado pela pessoa e outros parâmetros biológicos para estabelecer um diagnóstico médico e um plano de opções de tratamento. Estas englobam o aconselhamento, a prescrição de terapias psicológicas específicas, terapias físicas de estimulação cerebral (por meio da eletricidade ou magnetismo, por exemplo) e medicamentos inovadores, selecionados de forma personalizada e com base em evidência científica fidedigna. Sendo fulcral a visão global da pessoa, o trabalho em rede multidisciplinar conta frequentemente com as áreas clínicas da Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional. Por outro lado, a visão de aspetos mais particulares da saúde e com relação a outras áreas da medicina forma a intervenção de subespecialidade, por profissionais com competências específicas, nomeadamente em Psicogeriatria, Sexologia, Sonologia, Depressão e Psicoses Resistentes.

A inovação do Centro de Tratamento da Depressão – Estimulação Magnética Transcraniana

O CHCF disponibiliza a técnica de estimulação cerebral não-invasiva por meio de equipamentos de eletromagnetismo, designada Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), tem mostrado atualmente resultados impressionantes no tratamento da Depressão e dados promissores em Perturbações Obsessivo-Compulsiva, Stress Pós-Traumático e outras, no futuro próximo.

A Unidade de Recuperação

No ano 2024, o CHCF deu um passo significativo na ampliação da sua resposta assistencial com a abertura da Unidade de Recuperação. Esta unidade, com capacidade para acolher 10 utentes, em quartos individuais ou duplos, destina-se a utentes em regime privado e/ou cobertos por seguradoras, sendo maioritariamente referenciados pela consulta externa. A admissão na Unidade de Recuperação é precedida por uma avaliação multidisciplinar, essencial para determinar a adequabilidade do utente ao serviço e para a definição do Plano Individual de Intervenção (PII). Este plano é estruturado de acordo com as necessidades específicas de cada utente, promovendo uma abordagem integrada e centrada na reabilitação e recuperação. Para além do acompanhamento aos utentes, a unidade presta também apoio aos cuidadores, garantindo-lhes orientação ao longo de todo o processo. Após a alta, é assegurado o encaminhamento para o regime de ambulatório, promovendo a continuidade dos cuidados e a reintegração do utente no seu meio habitual com o suporte necessário. A criação desta nova resposta representa um marco significativo no compromisso da Instituição em oferecer cuidados especializados de saúde mental e ajustados às necessidades da população, contribuindo para uma abordagem mais abrangente e eficaz nesta área de atuação.

No futuro próximo o CHCF pretende:

  • Normalizar /customizar o recurso às especialidades de psiquiatria e psicologia.
  • Trabalhar na prevenção, reforçando o equilíbrio, o bem-estar e a saúde da comunidade

Nesse sentido, no presente mês, o Centro Hospitalar Conde Ferreira dá início à atividade da Equipa de Apoio Domiciliário de Saúde Mental (EADSM), integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental. Esta resposta inovadora, prevista na Portaria n.º 311/2021, de 20 de dezembro, tem como objetivo intervir junto de pessoas com doença mental grave, clinicamente estabilizadas, que necessitem de um programa adaptado ao seu grau de incapacidade psicossocial. A intervenção da EADSM centra-se na proximidade e na individualização do cuidado, procurando maximizar o grau de funcionalidade da pessoa, reduzir os internamentos hospitalares, apoiar os cuidadores informais e reforçar a integração na comunidade. Através de uma equipa multidisciplinar especializada, presta acompanhamento clínico, apoio psicossocial e intervenções terapêuticas ajustadas às necessidades de cada pessoa. Adicionalmente, as respostas em implementação Centro Integrado Terapêutico (CIT) e a Unidade do Saber, visam intervir em regime de ambulatório, através de uma equipa multidisciplinar, em diferentes segmentos, designadamente os estudantes, os jovens adultos, os Quadros e Gestores de Empresas e todos os indivíduos com mais de 65 anos.

O propósito destas respostas é a manutenção da saúde, prevenindo o desgaste e a doença, atuando sobre:

  • As determinantes de saúde
  • Os estilos de vida
  • As rotinas dos diferentes segmentos de clientes, de saberes e técnicas que, os tornem mais aptos, mais resilientes e mais informados, proporcionando-lhes uma vida mais saudável e equilibrada. Sempre, num ambiente seguro que, respeita as especificidades de cada um.

Assim, o CHCF inova e incorpora uma nova área de atividade, na sua cadeia de valor. A mesma assenta na partilha do conhecimento, na preparação e no trabalho sobre as determinantes de saúde dos cidadãos da comunidade, no sentido de os manter saudáveis, produtivos e felizes. A prevenção e a preparação dos clientes são as novas funções do modelo clínico do CHCF, sendo diferenciadoras e cruciais para a manutenção da saúde e qualidade de vida da comunidade. Simultaneamente, asseguramos a intervenção em consulta externa e se necessário, internamentos de recuperação, abrangendo todo o ciclo assistencial. Com estas respostas, o Centro Hospitalar Conde Ferreira, pretende reforçar o compromisso da Instituição em valorizar a saúde mental, promover a inclusão e garantir que o cuidado chega a todos e a cada um.