: 25 de Abril, 2025 Redação:: Comentários: 0

Com uma oferta formativa inovadora e prática, a Egas Moniz School of Health & Science afirma-se como uma referência no ensino superior em saúde e ciência, com forte ligação à investigação, à comunidade e ao mundo profissional, tal como conta à Mais Magazine José João Mendes, Presidente da instituição.

Qual a oferta formativa que a Egas Moniz Shcool of Health & Science disponibiliza a todos os seus estudantes?

A Egas Moniz School of Health & Science disponibiliza uma oferta formativa vasta, inovadora e multidisciplinar, respondendo aos desafios contemporâneos nas áreas da saúde, ciência e da sociedade assegurando uma formação de excelência, com forte componente prática e uma ligação estreita à investigação, à comunidade e ao mundo profissional.

A instituição disponibiliza uma ampla gama de cursos:

• CTeSP: Análises Químicas e Bioquímicas, Apoio ao Consultório Médico e Dentário, Gerontologia, Microbiologia e Biologia Molecular.

• Licenciaturas: Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ciências da Nutrição, Ciências Forenses e Criminais, Enfermagem, Ciências Biomédicas, Enfermagem Veterinária, Fisioterapia, Prótese Dentária, Psicologia e Gastronomia.

• Mestrados Integrados: Ciências Farmacêuticas, Medicina Dentária e Medicina Veterinária.

• Mestrados: Análises Clínicas, Aquacultura Sustentável, Enfermagem Comunitária, Enfermagem de Reabilitação, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Fisioterapia, Nutrição Clínica, Nutrição Humana – Clínica e Investigação, Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Forense e Criminal, Reabilitação Oral, Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses e One Health e-learning.

• Doutoramentos: Ciências Biomédicas e Medicina Dentária.

Para além dos espaços de sala de aula, quais as infraestruturas que compõem o vosso campus? Quais as suas mais-valias?

A instituição encontra-se atualmente estruturada em três campus.

O campus principal, no Monte de Caparica, destaca-se pela sua dimensão, modernidade e funcionalidade. O segundo campus, já parcialmente edificado, situa-se em Sesimbra, onde está instalada a Residência Sénior Egas Moniz. O terceiro campus, ainda por edificar, estará localizado nas imediações do Madan Parque e da FCT.

No campus da Caparica encontramos uma Clínica Universitária de referência em Medicina Dentária, uma Clínica Universitária Polivalente (temos outra em Almada) e um Hospital Veterinário Universitário. Nestes espaços realizam-se estágios, consultas e atividades práticas supervisionadas nas áreas da medicina dentária, medicina veterinária, fisioterapia, enfermagem, enfermagem veterinária, nutrição, psicologia e outras ciências da saúde.

A formação prática na Egas Moniz é apoiada por laboratórios especializados e inovadores, como o Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas, o de Microbiologia Aplicada e a Casa do Crime — um espaço único de simulação forense. Destacam-se ainda os laboratórios de simulação clínica de última geração, que recriam ambientes hospitalares e de consulta para o treino técnico, ético e comunicacional em contextos multidisciplinares.

O campus integra também a Residência de Estudantes Egas Moniz.

Quais as razões que levam a vossa instituição a destacar-se no setor de ensino em Portugal? Porquê escolher a Egas Moniz Shcool of Health & Science?

Com 37% de estudantes internacionais, a Egas Moniz tem um posicionamento internacional e multicultural. Os seus cursos são lecionados em três línguas — português, francês e inglês.

Esta presença foi reconhecida pelo SCImago InstitutionsRankings, no qual a instituição se destacou:

• No Ranking Nacional de Instituições Privadas (2022)

• No Ranking de Inovação em Portugal (2023 e 2024), entre as instituições privadas

• No Ranking de Saúde Pública, Ambiental e Ocupacional em Portugal (2025), também entre as instituições privadas

• E também no Times Higher Education ImpactRankings (THE) de 2024, considerada a melhor instituição portuguesa privada e 15.ª a nível mundialno ODS 3 – Saúde de Qualidade.

Em 2023, este percurso de mérito foi reconhecido com a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Almada, pela Câmara Municipal.

A Egas Moniz afirma-se também pelo seu forte compromisso com a responsabilidade social, cooperativa e ambiental. As suas clínicas universitárias de preços sociais, os programas de intervenção comunitária, os projetos com escolas, com a população sénior e com grupos vulneráveis, bem como as ações de voluntariado e literacia em saúde, fazem da instituição um verdadeiro agente de transformação social. O compromisso da instituição com a sustentabilidade e a ética ambiental é reforçado pelo seu estatuto de EcoCampus.

E finalmente, a ligação ao Almada Innovation District, onde nascerá o novo campus, reforça este compromisso com a inovação e o impacto social. Participamos ativamente num projeto que alia ensino, investigação, urbanismo sustentável e atração de talento, contribuindo para a afirmação internacional de Almada como cidade do conhecimento.

Numa época onde as novas tecnologias ganham cada vez mais peso na sociedade e onde se discute as vantagens e desvantagens do seu uso no ensino, de que forma a vossa instituição faz uso destas ferramentas? É uma parte importante das metodologias de ensino ou apenas uma ferramenta auxiliar?

A instituição aposta em metodologias centradas no estudante, na formação contínua dos docentes e na promoção da produção científica.

Aplicam-se metodologias como PBL, simulação realística e digital, ensino híbrido, gamificação e trabalho interprofissional, sempre com base em evidência científica. Destaca-se o Seminário Anual de Inovação Pedagógica, espaço de partilha e construção colaborativa, e os programas internos de formação, que incluem workshops, microcredenciais e comunidades de prática.

Que tipo de projetos e investigação são levadas a cabo pelo Centro de Investiga-ção da Egas Moniz? Qual a importância das suas descobertas para a comunidade científica?

O Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM) integra mais de 100 investigadores de diversas áreas da saúde e das ciências, organizados em 10 grupos de investigação. Utilizando a abordagem “Uma Só Saúde” (One Health) para responder de forma holística aos desafios societais contemporâneos, os nossos investigadores partilham uma missão comum: promover uma investigação inovadora e transformadora, que envolva ativamente a sociedade e contribua para o bem-estar humano, animal e ambiental.

Neste contexto, o CiiEM tem-se distinguido em três áreas a nível nacional e internacional: Medicina Periodontal Translacional, Carga das Doenças Não Transmissíveis e Segurança Alimentar e Sustentabilidade. Por exemplo, investigadores do CiiEM lideram investigação clínica e baseada em evidência sobre o impacto das doenças periodontais na saúde geral e na qualidade de vida. Temos também investigadores que integram a prestigiada rede Global Burden of Disease, estudando doenças crónicas como obesidade, artrite reumatóide e múltiplas condições orais. Nestes domínios de referência internacional, o CiiEM avalia os impactos dos sistemas agroalimentares na saúde e no ambiente, incluindo o risco-benefício de novos alimentos como a proteína de insetos.

O CiiEM desenvolve também investigação de referência nacional, por exemplo, nas áreas da Psicologia Forense, do Envelhecimento Ativo e da saúde ambiental. Na Psicologia Forense, os investigadores têm-se distinguido no estudo da violência doméstica e no reforço da colaboração com o sistema de justiça.

O trabalho dos nossos investigadores já recebeu mais de 90.000 citações, demonstrando a influência científica do CiiEM a nível global. No entanto, o impacto da nossa investigação vai muito além da academia, com contributos tecnológicos, económicos, ambientais, em saúde e sociais. É esta base sólida que nos permite olhar com confiança para o futuro.

Quais as metas a curto/médio prazo?

As metas de curto e médio prazo da Egas Moniz School ofHealth & Science, em articulação com o CiiEM, visam contribuir para uma sociedade mais sustentável e resiliente, através da modernização institucional, excelência científica, inovação pedagógica e ligação à comunidade.

O CiiEM aposta na reorganização dos seus processos e na capacitação contínua dos investigadores, alinhando-se com padrões europeus para reforçar a competitividade científica. A nível institucional, a Egas Moniz quer afirmar-se como um ecossistema universitário de excelência, com oferta formativa inovadora e interdisciplinar, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os desafios globaisemergentes.

No horizonte próximo, planeamos duplicar a área do Hospital Veterinário Universitário, alargar a capacidade da residência de estudantes e reforçar a nossa internacionalização. Um dos marcos estruturantes será o desenvolvimento do nosso terceiro campus no Almada Innovation District — um projeto urbano e científico pioneiro que reforça o nosso posicionamento num polo de conhecimento, tecnologia e sustentabilidade de dimensão internacional.