
José Pereira viveu vários anos na Suíça e, ao regressar à terra que considera a sua casa, os Açores, decidiu dar vida ao seu sonho. Juntamente com a sua esposa, Anne, criou o Õtaka, um espaço que se destaca pela fusão de sabores do Japão, Peru e Açores e que se tem tornado uma verdadeira referência gastronómica em Ponta Delgada.
O que inspirou a criação do Õtaka e qual é o conceito por trás do restaurante?
O Õtaka nasceu do desejo de regressar a casa após anos de emigração na Suíça. O conceito reflete uma expressão pessoal inspirada na cozinha Nikkei, que, de forma simplificada, resulta da fusão entre a cozinha e a técnica japonesa com a gastronomia peruana.

De que forma a fusão entre a gastro-nomia do Japão, Peru e Açores se reflete no menu do Õtaka?
“Brincando” com a técnica da cozinha Nikkei e os seus ingredientes fundamentais, originários do Peru e do Japão, utilizamos ao máximo produtos locais, como peixe, carne, legumes, cogumelos e cereais, trazendo o conceito farm to table e uma abordagem sustentável a cada prato. Dessa forma, honramos os Açores, o nosso mar e a terra fértil que nos fornece produtos de excelente qualidade.
Quais são os pratos que melhor representam a essência do restaurante e que os clientes não podem deixar de provar?
Procuramos sempre reinventar-nos para superar as expectativas dos nossos convidados. No entanto, há alguns pratos clássicos no nosso menu que não podem faltar, como o nigiri crocante, o usuzukuri, o ceviche, a tempura de camarão, as lapas, a raia e o cheesecake, entre outros que não devem perder.

A experiência oferecida no Õtaka vai muito além da comida. Que elementos tornam a visita ao restaurante verdadeiramente especial?
O Õtaka tem-se afirmado como um nome de referência em Ponta Delgada há vários anos. O nosso objetivo sempre foi oferecer mais do que gastronomia.
O Õtaka possui uma energia própria, com uma atmosfera acolhedora, criada tanto pelo ambiente como pela equipa talentosa, na cozinha e na sala, onde recebemos os nossos convidados.
Onde imagina o Õtaka daqui a cinco anos? Há planos para expansão ou novos projetos?
Ao longo destes sete anos, o Õtaka conseguiu consolidar-se no mercado como um restaurante de referência, e pretendemos continuar a trilhar este caminho, surpreendendo cada vez mais os nossos clientes. Paralelamente, temos o projeto Ají, uma cozinha mais focada na América do Sul, com um estilo mais descontraído. Aberto há menos de um ano, partilha o mesmo espaço com o Õtaka, estando, para já, em funcionamento apenas ao almoço. Para o futuro, permanece sempre o desejo de crescer e de continuar a melhorar cada vez mais.
Para reservas:
+351 919 312 080
otaka.reservas@gmail.com
