A sua atividade abrange sectores que vão desde a captura de matéria-prima, através dos seus navios de pesca, até à produção de refeições e sobremesas ultracongeladas, passando pela produção de bacalhau demolhado ultracongelado, nas suas marcas ou nas marcas da distribuição.
Tendo sempre presente a inovação no seu ADN, a Pascoal foi pioneira no desenvolvimento do processo industrial necessário para a produção de bacalhau demolhado ultracongelado respeitando as características tradicionais do consumo de bacalhau salgado em Portugal, tendo rapidamente alargado a sua atividade para a produção de soluções alimentares inovadoras.
A constante procura de novos produtos sustentáveis e que respondam à procura do mercado é reconhecida pelos consumidores e pelas instituições nacionais que têm aprovado vários projetos de inovação produtiva realizados nos últimos anos.
A Pascoal detém dois navios bacalhoeiros, o que lhe permite ter acesso direto a matéria-prima, posteriormente processada nas suas instalações localizadas na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo.
Tendo suportado um período inflacionário que afetou todos os custos de produção, provocando um inevitável aumento de preço ao consumidor, a indústria está agora confrontada com uma nova redução nas quotas de pesca nos mares da Noruega, sendo expectável uma acrescida dificuldade no acesso à matéria-prima que, por sua vez, já conduziu a novos aumentos de preços.
É previsível uma continuação da redução de consumo, uma vez que os aumentos de preço serão inevitáveis a partir do início do próximo ano.
A redução do peso por embalagem, baixando assim a sua importância económica na cesta de compras, contribuiu para um aumento relativo do consumo de bacalhau já demolhado e congelado em detrimento do consumo de bacalhau seco, o que permitiu que a redução total fosse menos acentuada do que era expectável.
Assim, as empresas terão de encontrar soluções que lhe permitam manter a sua atividade sustentável, pois a pressão dos clientes e consumidores para que a indústria enquadre os necessários ajustes de preço que surgiram a montante é enorme, mas totalmente impraticável.
Apesar destes tempos que se preveem desafiantes, a Pascoal continuará o seu caminho, traçado desde 1937, oferecendo aos seus clientes produtos de qualidade a preços justos, mantendo os seus lemas: tradição, inovação e qualidade.