: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com origem 100% portuguesa a Riberalves é uma das principais empresas no setor do bacalhau em Portugal, sendo uma escolha de eleição por parte dos portugueses na época natalícia que se avizinha. Em conversa à Mais Magazine, Ricardo Alves, Administrador da Riberalves, desvenda os segredos do bacalhau Riberalves.

A Riberalves caminha já para 50 anos de história, assumindo-se cada vez mais como uma empresa de referência no setor do bacalhau em Portugal. Comece por dar a conhecer aos nossos leitores um pouco da história da Riberalves, dos seus valores e das suas caraterísticas identitárias.

A Riberalves é uma empresa 100% portu-guesa, de origem familiar. Evoluímos de um negócio de loja para uma empresa com cerca de 500 colaboradores, que se especializou na produção e inovação em torno do bacalhau de cura portuguesa. Assumimos como missão honrar a história, a tradição, a qualidade e o sabor do Bacalhau português, partilhando com as famílias de todo o Mundo a paixão por produtos alimentares saudáveis, de origem sustentável, adequados às necessidades dos consumidores.

No Natal, o bacalhau não pode faltar nas mesas de consoada e o bacalhau da Riberalves é a escolha predileta de muitos portugueses. Qual o segredo do vosso bacalhau? O que o torna não especial?

Os nossos pilares fundamentais são a qualidade, o sabor e a conveniência. Quando falamos de Bacalhau Riberalves, estamos sempre a falar do tradicional bacalhau de cura portuguesa, maturado no sal, para adquirir as caraterísticas de sabor e textura tão apreciadas pelos portugueses. Mas estamos a falar igualmente de facilidade, porque todo o nosso bacalhau é demolhado, no ponto de sal perfeito. Falar em Bacalhau Riberalves, é falar na melhor experiência de consumo, até porque, ao contrário do bacalhau salgado seco, é muito fácil de preparar.

O Bacalhau Pronto a Cozinhar Riberalves surge como a receita ideal para descomplicar o tratamento e a confeção do “fiel amigo”, evitando o processo de demolha do bacalhau e estando pronto em minutos. Quais as etapas do processo de confeção deste vosso produto que garantem a sua qualidade e sabor?

As novas exigências do dia a dia não só não nos permitem demolhar bacalhau, como pedem confeções fáceis e rápidas. E isso é possível com esta fantástica proteína 100% selvagem que é o bacalhau pronto a cozinhar. Um lombo de bacalhau congelado coloca-se na água e após uma fervura de 10 minutos está no ponto ideal. Sempre. Existe um erro muito comum na confeção nas nossas casas, que é o facto de o bacalhau ser cozinhado em demasia, perdendo as suas qualidades, e prejudicando a sua textura e experiência de sabor. O Bacalhau está tecnicamente cozido quando o centro térmico do produto atinge os 62ºC. E isso é muito fácil de garantir se seguirmos a tal indicação dos 10 minutos para o Bacalhau Pronto a Cozinhar. Seja para um prato clássico, ou uma salada, ou uma marmita do dia a dia, a experiência pode ser perfeita. O Bacalhau é fácil de preparar e muito mais do que tradição, é presente e futuro.

De que forma a Riberalves tem procurado manter-se na vanguarda da inovação e, assim, oferecer aos consumidores um produto com altos padrões de qualidade?

A inovação foi decisiva para nós no de-senvolvimento de novos produtos Pronto a Cozinhar, que nos permitiram chegar a novos mercados e a novos consumidores, catapultando a empresa para referência do setor, a nível nacional e internacional. Mas existe, paralelamente, todo um trabalho de bastidores, na inovação da indústria e desenvolvimento de processos próprios, ou, mais recentemente na sustentabilidade e eficiência energética, que nos tem tornado uma empresa de vanguarda e preparada para o futuro.

Quais as metas a curto/médio prazo para a Riberalves no mercado português?

Queremos continuar a reforçar a nossa relação com os consumidores, enquanto marca líder e especialista de Bacalhau, antecipando o expectável abandono do Bacalhau Salgado Seco e proporcionando as melhores soluções de produto. Continuamos com uma forte dinâmica de lançamento de produto, como é exemplo a nossa nova linha de Iguarias – Cachaços, Línguas, Bochechas e Ovas de Bacalhau – proporcionando aos consumidores mais exigentes uma total experiência do bacalhau. Recentemente, entrámos na categoria dos pré-cozinhados, com receitas clássicas, ou petiscos (Pastéis de Bacalhau, Pataniscas ou Rissóis) que vêm tornar ainda mais vasta uma escolha de qualidade, sabor e conveniência. E por fim, estamos ainda a desenvolver novos produtos de cura portuguesa, com outras espécies alternativas, que vêm preencher um gap mais económico no mercado, e que se impõe igualmente por uma qualidade extrema – desde logo porque são igualmente proteínas 100% selvagens. Estamos a caminho do nosso 40º aniversário, e a dinâmica de inovação e reinvenção nunca esteve tão presente.