O município do Cadaval prepara-se para o início de mais um ano letivo com diversas melhorias nas infraestruturas escolares e iniciativas de apoio aos alunos e famílias. Desde a renovação de espaços e aquisição de material escolar, até à implementação de programas de apoio social e tecnológico, o município garante melhores condições de ensino e igualdade de acesso à educação para todos.
Como está o município do Cadaval a preparar-se para o início do ano escolar em termos de infraestruturas e condições das escolas?
O município do Cadaval está a preparar-se para o início do ano escolar através de diversas melhorias nas infraestruturas e condições das escolas do concelho. Entre as ações realizadas estão a aquisição de mobiliário para duas novas salas de Jardim de Infância no Cadaval e Vilar, e várias intervenções ao nível da pintura, tanto em espaços interiores como exteriores. Destaque para a pintura exterior da EB1 Sobrena, de 12 salas e 3 gabinetes da EB1 Cadaval, e dos muros exteriores da EB1 Figuei-os. Paralelamente, estão a ser feitas melhorias nos equipamentos e espaços infantis, como a substituição das placas em borracha e a colocação de novos equipamentos infantis na EB1 Cadaval e EB1 Murteira, além da instalação de toldos de sombra e mobiliário exterior noutras escolas. Na Escola Básica e Secundária do Cadaval, além de obras de pintura em 36 salas de aula, estão a ser substituídos estores, a Biblioteca está a ser requalificada e as mesas/bancos de jardim estão a ser reparados e reforçados.
O município está a adotar iniciativas para facilitar o acesso dos alunos a recursos educacionais, como transporte escolar, material didático ou programas de apoio?
Sim, o município do Cadaval está a adotar uma série de medidas que visam facilitar o acesso dos alunos a recursos educacionais. Entre elas, destaca-se a organização do transporte escolar, com a receção de inscrições, o encaminhamento para as transportadoras e a criação de rotas para transportes especiais. Além disso, o município candidatou-se ao PIPSE (Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar).Outros programas de apoio incluem o “Programa das Artes Fernanda Botelho” e o “Programa EPIS”, que promovem o desenvolvimento social e educacional dos alunos, bem como o projeto “Atitude Positiva”, que incentiva um ambiente escolar mais saudável e motivador.
Que medidas estão a ser tomadas para apoiar as famílias mais desfavorecidas neste regresso às aulas?
Apoiar as famílias mais desfavorecidas neste regresso às aulas tem sido uma das nossas maiores preocupações. Entre as ações estão o fornecimento de roupas de verão e inverno para crianças e jovens carenciados. Além disso, está a ser feita a aquisição e distribuição de material escolar para os alunos que pertencem aos escalões 1 e 2 do abono de família, aliviando o peso financeiro sobre essas famílias. O município também assegura o transporte escolar para as crianças do pré-escolar, cujos pais não têm meios de transporte para os levar ao Jardim de Infância.
Existem projetos em andamento para promover a integração das novas tecnologias no ensino e apoiar os alunos e os docentes no desenvolvimento das competências digitais?
Sim. Durante a pandemia, foram adquiridos tablets para todos os alunos dos diferentes níveis de ensino, que continuam disponíveis nas escolas. Além disso, foram adquiridas licenças também para todos os alunos no âmbito do Programa “Escola Virtual”. Estas medidas têm como objetivo reforçar as competências digitais e modernizar o ensino no município.