Os sinais que caracterizam esta pós-modernidade, fazem tocar os sinos a rebate porquanto a nossa existência parece caminhar para um estado de sobrevivência. Das alterações climáticas às guerras, da perda da biodiversidade à poluição planetária, da sobre-exploração dos recursos naturais à pobreza, da desertificação ao ressurgimento de sistemas políticos totalitários, somam-se ameaças que, não raras vezes de forma sub-reptícia, vão conduzindo a vida no planeta para um estado de extinção.
A resposta a estes e outros desafios só pode partir da educação. É na consecução dos percursos educativos que uma nova visão da presença do Homem no mundo deve ser desenvolvida e implementada. O modelo de desenvolvimento seguido tem de ser substituído por um novo modelo, capaz de mitigar os problemas decorrentes do modelo ainda vigente e de encontrar novas abordagens de cariz mais natural e regenerativo.
A Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, incorporou no seu modus operandi, uma abordagem a estes desafios nas diversas aprendizagens desenvolvidas aquando da implementação das estratégias inerentes aos planos curriculares. Desenvolve, sobretudo, aprendizagens significativas que evidenciem grandes problemas que nos são colocados, e que procurem respostas para algumas situações. Para além das abordagens inerentes às estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvidas no contexto de disciplinas tão diversas como Cidadania e Equitação, constituem outros exemplos a participação no projeto Erasmus+ “Green Skills 4 VET”, onde um grupo de alunos trabalha num ecossistema agrário de forma a, recorrendo a infraestrutura ecológicas, reduzir a aplicação de fitofármacos; a existência de um clube de Ciência Viva, com foco na preservação da biodiversidade; um clube de artes promotor da inclusão e da partilha intercultural. No domínio da inclusão, nomeadamente das crianças e jovens com necessidades educativas especiais, a EPAQL realiza diariamente atividades de equitação terapêutica, que complementam os seus processos de crescimento e desenvolvimento, de crianças e jovens de outras escolas e instituições.
Assumimos assim, a nossa parte na busca de soluções que nos ajudem a construir um mundo melhor!