: Mais Magazine:: Comentários: 0

O potencial da localização, a atmosfera única do espaço e o arrojo da missão de dar uma nova vida ao emblemático Mosteiro de Santa Clara, um património com mais de 700 anos de história e ex-libris de Vila do Conde, foram os principais argumentos que levaram os chefs Vítor Matos e Hugo Rocha a aceitar o desafio de conduzir a cozinha do Oculto, um dos restaurantes do The Lince Santa Clara Historic Hotel.

O Oculto deve o seu nome ao facto de ocupar um piso subterrâneo desconhecido, apenas descoberto durante as obras de renovação do Mosteiro. Também em jeito de revelação, os reconhecidos chefs prometem aqui desvendar alguns dos seus segredos, desmistificando o conceito de fine dining e transformando os ingredientes mais frescos da estação em verdadeiras obras de arte culinária.


A relação de amizade de mais de uma década que liga os dois chefs (Vítor Matos foi mentor de Hugo Rocha nos primeiros anos da sua carreira, na Casa da Calçada) é notória nas criações que o restaurante apresenta e que resultam de um trabalho de perfeita simbiose, realizado a quatro mãos.
Inspirados pelo entorno marítimo e pela autenticidade da comunidade piscatória de Vila do Conde, e tirando partido da riqueza de produtos locais da região, Vítor Matos e Hugo Rocha desenvolveram no Oculto dois menus de degustação que refletem uma cozinha de requinte e com influências históricas.
O menu Flora, composto por 5 momentos, propõe uma viagem de sabores exclusivamente vegetarianos, enquanto que o menu Imersão, disponível em 5 ou 8 momentos, é inteiramente dedicado aos sabores do mar.


A possibilidade de acompanhar ambos os menus com um wine pairing permite elevar a experiência a um outro patamar, uma vez que o Oculto conta também com uma ambiciosa garrafeira, com cerca de 500 referências cuidadosamente selecionadas. Todas estas referências estão também disponíveis para degustação no ambiente mais intimista da Wine Cellar, um espaço privado epicurista, contíguo ao restaurante, pensado para os verdadeiros apreciadores de vinho.


A harmonização de sabores e aromas é outro dos desafios que a equipa do Oculto procura em permanência e que coloca à prova nos jantares vínicos que vão passar a integrar a agenda regular do restaurante. Em cada edição, os chefs Vítor Matos e Hugo Rocha convidam produtores nacionais a dar a conhecer os melhores vinhos portugueses, apresentando-os, de forma combinada e surpreendente, na companhia de sofisticadas criações que nascem na cozinha do Oculto.

O próximo jantar vínico acontece já no próximo dia 25 de julho e contará com a presença de Tomás Roquette (Quinta do Castro) e de Diogo Ribeiro (Heritage Wines). A experiência tem um valor de 120 euros por pessoa e é reservada a um grupo exclusivo de 26 participantes. As edições futuras poderão ser consultadas nas redes sociais do hotel The Lince Santa Clara.