Foi em 1498 que Vasco da Gama e a sua tripulação desembarcaram na Costa do Malabar, costa sudoeste da Índia, criando, desde a época, uma próxima ligação de muitas trocas comerciais e culturais entre esta região indiana e Portugal. Originário da Costa do Malabar, mais concretamente do estado de Kerala, Sunilkumar é um chef de cozinha com uma vasta experiência na culinária indiana e que desde novo detinha em si o sonho de levar os sabores autênticos do sudoeste indiano aos portugueses. Esse sonho foi materializado em 2016, quando o renomado chef abriu o seu próprio restaurante, o Costa do Malabar, tal como conta à Mais Magazine.
O gosto pela tradição gastronómica do sul da Índia é uma marca da personalidade de Sunilkumar desde muito novo, angariando já uma vasta experiência no ramo da restauração. Tendo trabalhado em prestigiados hotéis na Índia e Europa, e como chef de cozinha em alguns restaurantes portugueses, Sunilkumar adquiriu a experiência e o conhecimento necessários para abrir o seu próprio espaço em Portugal, o Costa do Malabar. Um restaurante tipicamente indiano, “onde pode encontrar as principais iguarias oriundas do sul da Índia”. Aliás, este é o principal objetivo do Costa do Malabar desde a sua abertura, em 2016, mantendo a ambição de se assumir como uma “referência da cozinha do sul da Índia em Portugal”.
Por isso mesmo, no cardápio do Costa do Malabar pode encontrar os pratos típicos desta região indiana, com destaque para o Dosa, um crepe fino e saboroso servido quente, feito com uma massa fermentada de grama branca moída e arroz. O restaurante oferece ainda a oportunidade de experimentar o Appam guisado e Idly Sambar, pratos que só aqui pode encontrar em Portugal. Destaque ainda para a Sadya, um prato servido em folha de bananeira, com um mínimo de 25 produtos, e que é servido nos meses de agosto e setembro, no decorrer de uma das festas mais típicas da Costa do Malabar, o Onam.
De forma a que os clientes possam saborear os sabores típicos da Índia, Sunilkumar assume a sua responsabilidade em garantir a qualidade e a frescura dos produtos, utilizando nas suas confeções iguarias compradas diretamente na Índia, mas também recorrendo a alguns produtos do mercado português. “Tal como os clientes do restaurante afirmam, a Costa do Malabar, na Índia, é conhecida pelas especiarias de alta qualidade, enquanto a Costa do Malabar, em Lisboa, é conhecida pela sua melhor comida do sul da Índia”, refere Sunilkumar.
Este ano, o restaurante completa oito anos de atividade e, para o chef do Costa do Malabar, o segredo para o sucesso foi a forma como, desde o início, se manteve fiel à culinária sul indiana, evitando introduzir no cardápio pratos de outras regiões da índia mais conhecidos dos portugueses. “Os portugueses, mesmo depois de terem cerca de 200 bons restaurantes indianos em Lisboa, só conheciam as iguarias mais famosas, como a naan, chicken tikka masala e curry. Mesmo assim, decidi que não ia mis-turar outros tipos de cozinha indiana com a do sul da Índia, só pela ambição de atrair mais clientes. Hoje tenho uma boa clientela que diferencia a comida do sul da Índia das restantes, o que me deixa extremamente feliz”, assume Sunilkumar.
Para o futuro, o chef indiano afirma que o caminho passará por continuar a manter a autenticidade e a originalidade que marcam o seu restaurante, sem nunca perder a qualidade dos pratos confecionados. Sunilkumar que ir mais longe, e encontra-se a expandir a sua marca no catering para casamentos e eventos, até porque “como Portugal é um ótimo destino para casamentos, estamos a tentar trazer mais casamentos do sul da Índia para Portugal”.