D`Oliveiras é uma empresa vinícola e familiar que se dedica à produção, comercialização e exportação de vinho do Madeira. Reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus vinhos, esta empresa é a referência no setor não apenas na Ilha da Madeira, mas a nível nacional, com muitos destes a obterem prémios e a serem exportados um pouco por todo o mundo, como explica Luís D`Oliveira, sócio da empresa, à Mais Magazine.
A D`Oliveiras é uma empresa que conta já com muitos anos de atividade no mercado. Conte-nos um pouco sobre a história desta empresa centenária.
A Pereira D`Oliveiras (Vinhos), Lda, é uma firma independente e de família que se dedica à produção, comercialização e exportação de vinho da Madeira gerida desde o início da década de 70 pelos irmãos Luís, Aníbal (falecido em junho de 2017), e Miguel (falecido em agosto de 2018), descendentes diretos pelo lado paterno do Fundador João Pereira D“Oliveira e pelo lado materno de João Joaquim Camacho. Assim, esta empresa vinícola representa cinco gerações de vasto conhecimento e experiência dedicada à produção de vinhos generosos da Madeira.
Que tipo de vinhos produzem e quais as castas disponíveis?
Produzimos anualmente vinhos fortificados, cuja designação genérica é Vinho Madeira, das castas tradicionais e recomendadas, sendo a casta mais abundante a Tinta Negra e em quantidades mais moderadas o Sercial, Verdelho, Boal e Malvazia. Nalguns anos específicos conseguimos produzir algum vinho da casta Terrantez, que é considerada rara. Em anos muito longínquos chegamos a produzir numa escala pequena algum Madeira das castas Bastardo e Moscatel, actualmente designado por Moscatel Graúdo.
Qual o processo de produção dos vossos vinhos?
O nosso processo de produção assenta numa metodologia ancestral com peque-nos laivos de “sabedoria contemporânea”, para duma maneira subtil acompanhar as opções e tendências da época que vivemos, cuja mutação dos conceitos padronizados é uma constante. No entanto, isso não entra como factor preponderante para afastarmo-nos das linhas gerais de produção dos nossos muito queridos e estimados Progenitores.
Quais as caraterísticas do vosso vinho que o torna tão único, premiado e diferenciado dos restantes?
O “Estilo da Casa” dos nossos vinhos tem como base a aprendizagem das gerações mais novas, com todo o conhecimento empírico e experiência das gerações seniores, e que durante 170 anos foram engenhosos e competentes para produzir Vinho Madeira com uma identidade própria, que os distingue em traços gerais dos vinhos das outras firmas madeirenses da concorrência. A nossa linha mestra deu origem às Grandes Frasqueiras, cujas características são elevada concentração, rusticidade latente, densidade assinalável e uma impetuosidade de fim de boca em perfeito casamento com a acidez que tanto caracteriza os genuínos Vinhos da Madeira.
Alguns dos vossos vinhos são premia-dos. O que significa esta premiação para vocês e quais os seus benefícios?
Com alguma frequência participamos com alguns dos nossos vinhos em competições internacionais, obtendo com assiduidade prémios de elevado gabarito. Estes reconhecimentos de boa qualidade e distinção, significam para nós um ótimo estímulo e entusiasmo para dedicarmo-nos a fazer cada vez melhor. Sem dúvida que valoriza os nossos produtos e favorece a sua comercialização, numa certa medida, isto porque alguns clientes são algo céticos.
O vosso público é mais direcionado para o mercado nacional ou internacional? Onde podem ser comprados?
Em relação ao nosso público, mais concretamente aos nossos clientes que visitam as nossas instalações no Funchal, que sendo uma cidade cosmopolita, a maiores percentagens são visitantes de muitos países estrangeiros, que estão de férias nos hotéis ou que chegam nos navios de cruzeiros. Representam a maior percentagem, sem descurar os clientes regionais, os nacionais e também os nossos emigrantes. No mercado nacional poderão comprar os nossos vinhos através do nosso distribuidor oficial, nas grandes garrafeiras e também no Corte Inglês. A nível internacional, por intermédio dos nossos importadores, nos diferentes países onde a nossa marca tem a sua distribuição implementada, e que poderemos facultar os respectivos endereços.
Qual o impacto que a Festa da Flor tem para a vossa atividade? De que forma é que a vossa empresa recolhe benefício deste evento?
Consideramos e temos a convicção que o evento madeirense Festa da Flor, pode ser inserido nos eventos top desta ilha paradisíaca cuja multiplicidade de flores, plantas e arvoredo são únicos. É sem dúvida uma mais valia para acrescentar o número de visitantes à nossa empresa.