Os 17 anos de atividade da Boomlift são a prova da resiliência e longevidade desta empresa, que se tem assumido, ao longo dos anos, como uma entidade de referência no setor da água. Manuel Duarte, fundador da Boomlift, falou à Mais Magazine sobre o catálogo de produtos e serviços da sua empresa, desvendando algumas iniciativas que espera implementar no futuro da Boomlift.
Apresente-nos a Boomlift e explique como tem sido o percurso desta empresa ao longo dos seus 17 anos de atividade.
A Boomlift começou por ser uma empresa onde o seu principal objetivo era prestar assistência técnica às plataformas elevatórias na enorme quantidade de centros comerciais que nasciam na época por todo o país. Essa orientação para a assistência pós-venda permaneceu no nosso foco, mas decidimos mudar completamente a orientação da empresa e voltar a nossa atenção para a área do saneamento e das águas, porque nos sensibilizaram as declarações do presidente do Banco Mundial, Ismail Serageldin, que afirmou que “as próximas guerras serão travadas pela água”. Ainda não estou a considerar uma guerra hídrica, mas a escassez de recursos hídricos e a deterioração da sua qualidade são questões importantes que impactarão populações e negócios nos próximos anos. Foi investigando profundamente este paradigma e as necessidades que as empresas foram apresentando, que investimos no desenvolvimento de equipamentos, quer de fabrico nosso, como de representação de outros fabricantes internacionais, principalmente alemães. Desta forma distribuímos os nossos produtos na BOOMLIFT em 4 setores, com uma equipa que varia entre 5 e doze pessoas, em função das necessidades que a empresa vai apresentando. Somos Top 5 melhores PME Portugal, em 2022 e em 2023.
No que diz respeito aos produtos/ serviços, o que têm para oferecer aos clientes?
A empresa dispõe de 4 linhas de produtos interrelacionados: águas e saneamento, onde possuímos trinta produtos para os trabalhos de manutenção e reparação em tubagens/condutas das redes de saneamento, pluviais e distribuição de águas (é neste setor que temos 2 prémios de inovação em 2 produtos: os equipamentos para testes de fumos e as chaves magnéticas para levantar as tampas metálicas de caixas de saneamento); ambiente e urbanismo, onde disponibilizámos máquinas para limpeza das areias nas praias, como a máquina elétrica para redução da poluição ambiental que permite ser carregada durante o dia com o sol da praia e trabalhar na limpeza do areal ao final da tarde; equipamentos para a indústria, o setor onde temos componentes como cabeças de lavagem e bombas de transfega; e telecomunicações e energia, uma gama de produtos que no passado teve um peso superior no volume de negócios, mas continuamos a colocar uma linha de equipamentos da C.Scope na deteção de cabos, tapa valas e guinchos.
Em que consiste a Academia Boom-Pipe & Lift e quais são os seus principais objetivos?
Os objetivos da Academia BoomPipe & Lift passam por abranger públicos e mercados no panorama nacional e internacional, através de formação presencial, podendo ser alargada para formação “on-line”; promover a acessibilidade da formação em qualquer hora e em qualquer local; e constituir-se uma ferramenta de inovação na oferta formativa sobre os equipamentos que comercializamos para permitir a todas as entidades disporem de um conjunto de conhecimentos para dar respostas às suas necessidades.
Acredita que são fatores como o know-how e a experiência adquirida ao longo dos anos pelos seus colaboradores que fazem com que Boomlift seja uma referência no mercando tanto a nível nacional, como internacional?
Sem dúvida que é a forma dedicada e de formação exclusiva que temos no fornecimento dos equipamentos, garantindo-lhes sempre um serviço de assistência de excelência e na formação dos utilizadores, que nos coloca como referência no mercado.
Quais são os projetos que tem em mente para o futuro da empresa?
Estamos de momento a trabalhar num projeto de internacionalização com um dos nossos principais parceiros alemães, a VETTER, no setor das tubagens para redes de saneamento e redes de pluviais. Para além da expansão internacional, temos neste momento 4 protótipos para lançar novos equipamentos no mercado nacional, estando ainda em fase de testes. Temos ainda empresas irmãs que nasceram de dentro da BoomLift e que vão expandir-se mais nos próximos anos, como é o caso da MAGNETICBOOM, Lda, uma start-up que exclusivamente se dedica aos produtos magnéticos, comercializa todo o tipo de eletroímanes e soluções magnéticas para o apoio a várias indústrias, artesanato e muitos outros setores.