Estivemos à conversa com o Eng.º Manuel Machado, CEO da empresa Enermeter, presente no mercado português há mais de duas décadas, tendo como objetivo fornecer aos seus clientes equipamentos inovadores no setor da água, gás, eletricidade e ambiente.
Fundada em 2001, a Enermeter dedica-se ao desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas de medição e ambiente. Como surge este projeto e qual é o balanço que faz destes 23 anos de atividade?
A Enermeter surgiu no mercado como uma empresa de base tecnológica dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas de medição e visão artificial. Sediada em Braga, destacou-se desde logo como líder nas suas áreas de atuação, fruto da aposta em produtos inovadores.
Inicialmente, a empresa começou por se dedicar a 4 áreas de negócio: 3 delas ligadas ao metering (água, gás e eletricidade) e outra no campo da inteligência artificial. Face ao crescimento sentido, deparamo-nos com a necessidade de separar a componente de IA, o que acabou por dar lugar a uma outra empresa, a Neadvance, empresa de referência na área a nível mundial. Atualmente, a Enermeter está presente numa nova área de atuação, o ambiente, mais concretamente na gestão de recolha de resíduos e limpeza urbana, através da plataforma Garbagere.
Quanto ao balanço destes 23 anos de atividade, podemos dizer que é extremamente positivo, pois somos reconhecidos a nível nacional enquanto uma empresa que possui os melhores sistemas e que garante ao mercado inovação permanente. O nosso percurso tem sido marcado pelo sucesso das nossas soluções e procuramos que esta seja uma realidade constante dentro da nossa empresa.
Falamos de uma empresa que disponibiliza várias soluções ao nível da água, gás, eletricidade e ambiente. O que nos pode contar sobre cada uma destas áreas?
Os nossos produtos são soluções de alta precisão, o que nos permite acrescentar valor não só à operação dos nossos clientes, mas também geram retorno do investimento. Isto só é possível uma vez que os produtos incorporam um conjunto de features diferenciadoras dos demais.
Na área da eletricidade fornecemos Smart Meters e equipamentos de gestão de comunicações, sendo que os nossos principais clientes são a E-Redes e a Eletricidade dos Açores. Neste sentido, contamos já com cerca de 4 milhões de equipamentos instalados em Portugal ao longo dos últimos 23 anos.
Relativamente ao gás, somos fornecedores da Floene, REN Portgás e Sonorgás, entre outros, sendo o nosso foco a contagem e monitorização das redes de distribuição residencial e industrial. Os nossos serviços estendem-se também à gestão diária da alarmística desencadeada pelos diferentes sensores e equipamentos instalados em todos os nossos clientes. Atualmente, gerimos mais de 5 mil pontos industriais na rede de distribuição de gás portuguesa.
No setor da água, somos fornecedores de referência das principais entidades gestoras, como por exemplo Agere, Águas do Porto, Águas de Gaia ou EPAL. Somos a empresa em Portugal com o maior número de contadores em telecontagem instalados e fornecidos ao longo dos últimos anos. A empresa conta também com uma vasta experiência na prestação de serviços de leitura e gestão de parques de contadores, com mais de 300 mil unidades, na monitorização e controlo das redes de distribuição de água limpa e águas residuais e ainda de soluções de monitorização dos principais parâmetros de qualidade da água.
Na área do ambiente, disponibilizamos ao mercado a plataforma Garbagere e destacamo-nos pela implementação de um sistema robusto, flexível, adaptável e em contínua evolução no tempo. A plataforma, já implementada em diversos municípios no país, foi desenvolvida tendo por base os conceitos da indústria 4.0, permitindo revolucionar o processo tradicional de gestão e recolha de resíduos e limpeza urbana ao disponibilizar uma solução transversal a toda a organização, com uma interface user-friendly e com a automatização e digitalização de todos os processos.
Do seu ponto de vista, a aposta na inovação e a utilização de tecnologia avançada são os principais fatores distintivos desta empresa e fazem com que a mesma seja líder no seu setor de atividade?
Sem dúvida, as nossas apostas na inovação e na utilização de tecnologia avançada são, de facto, os principais fatores distintivos da Enermeter, o que nos coloca como líderes de mercado. Conseguimos oferecer aos nossos clientes soluções mais eficientes, de elevada qualidade e com vantagens competitivas ao nível da inovação e sustentabilidade. Isto permite-nos uma fácil adaptação às mudanças do setor de atividade e uma forte antecipação às necessidades dos clientes, mantendo-nos como uma grande referência neste ramo.
Podemos afirmar que outra das vossas vantagens competitivas é a relação de confiança que estabelecem com quem vos procura?
Exatamente, e essa relação advém da materialização daquilo que é a nossa mensagem junto do cliente. Não nos limitamos a dizer que as nossas soluções são diferenciadoras, mas comprovamos aquilo que comunicamos através dos resultados e da geração de valor, criado pelos nossos sistemas e equipamentos.
Acredita que para o sucesso da Enermeter muito tem contribuído o trabalho da sua equipa? Faça uma breve descrição da mesma.
As empresas são as pessoas e, no caso da Enermeter, cada colaborador tem o seu trabalho bem definido, sabe exatamente o que deve fazer e possui a autonomia necessária para tomar decisões. Além disso, os objetivos da empresa são partilhados por todos: trabalhar para que a empresa seja líder na área. É importante que as pessoas se identifiquem com o ADN da empresa e sintam que são uma mais-valia para o sucesso da mesma. A Enermeter possui uma equipa multidisciplinar, com um elevado know-how, o que cria um ecossistema que nos permite propor aos nossos clientes soluções chave na mão. Não fornecemos apenas os equipamentos e softwares, nós integramo-los com os softwares de terceiros para que tudo funcione na perfeição.
Neste momento estão a desenvolver algum projeto que gostasse de destacar? E em termos futuros, o que podemos esperar da Enermeter?
Destacamos o nosso mais recente projeto, a plataforma Garbagere, que no contexto das smart cities pretende tornar mais eficientes todos os processos relacionados com a recolha de resíduos e limpeza urbana. Permite-nos uma gestão centralizada dos recursos humanos, equipamentos, pontos de interesse, ocorrências, logística, planeamento de rotas, tarefas e operações no terreno. Com isto, obtemos melhorias significativas na redução de custos operacionais e das emissões de CO2, na otimização dos processos associados, na análise de métricas importantes para a gestão, na digitalização e centralização de todo o processo e no aumento da satisfação do cidadão.
Em termos futuros, vamos continuar a apostar em soluções capazes de melhorar o ambiente, a sociedade que nos rodeia e empresas, prometendo continuar na linha da frente da inovação.