Visitar Vila Real de Santo António significa conhecer um concelho que prima não só pela excelência das suas praias, mas também pela riqueza do património aqui presente. Álvaro Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, à conversa com a Mais Magazine, falou sobre as singularidades do concelho e sobre os projetos e perspetivas para este verão.
Que características fazem de Vila Real de Santo António uma região única e diferente das demais no que diz respeito ao território algarvio?
Vila Real de Santo António (VRSA) vive e reina entre o mar e o rio. É o epicentro da região do Baixo Guadiana, onde se inclui Ayamonte, na vizinha Espanha. O património da cidade vai muito além das praias maravilhosas, que se estendem até Cacela Velha. Temos três freguesias unidas que se complementam: Monte Gordo tem uma das mais belas baías do mundo, com quilómetros de areal e águas quentes. Vila Real de Santo António, outrora símbolo da indústria conserveira, une o seu património histórico ao turismo, ao comércio e à construção naval. Vila Nova de Cacela é o espaço rural do Concelho. Faz justiça à riqueza da serra algarvia. Alia a paisagem verde do interior, onde a agricultura se desenvolve, com a zona histórica de Cacela Velha, vir-da à Ria Formosa, que compõe um cenário idílico, digno de um paraíso na terra.
Sabemos que o turismo é a principal atividade económica da região. Nesse sentido, podemos esperar uma enchente de turistas em Vila Real de Santo António neste verão?
O atual Executivo aposta num turismo de excelência e, por isso, tem investido no seu desenvolvimento e na sua promoção, aquém e além-fronteiras. Tem desenvolvido um trabalho de requalificação das infraestruturas turísticas do nosso Concelho. Desde logo, o Parque de Campismo de Monte Gordo, um ex-libris da região, apresentou taxas de ocupação e valores de receita absoluta nunca antes alcançados. Isso explica-se pelo cuidado em preservar e modernizar as infraestruturas. Criámos uma visão global de progresso para o Concelho. A aposta nas praias e nas acessibilidades, a limpeza do espaço público e a requalificação de importantes infraestruturas, são algumas das prioridades deste Executivo, que estão a contribuir decisivamente para estimular o tecido económico da região.
O programa Verão VRSA 2023 é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e promete animar as ruas da cidade nos meses de verão. Revele-nos mais detalhes sobre estes eventos.
A aposta cultural é o nosso principal foco. Poder proporcionar a quem nos visita momentos de cultura e lazer para todas as idades e gostos e que, ao mesmo tempo, promovam a nossa identidade: o património cultural algarvio. Este é um programa inclusivo, pensado para todos. Vamos ter música, dança, cinema, gastronomia, artesanato, mercados e feiras. Nada foi esquecido, para que os nossos turistas nacionais e internacionais possam conhecer e levar um pouco do que se faz aqui.
A promoção do Desporto no concelho tem sido uma das preocupações deste executivo?
VRSA tem sido apelidada de capital do desporto. Os eventos desportivos ao mais alto nível sucedem-se no nosso concelho. Reunimos as condições ideais para a prática de vários desportos, principalmente ao ar livre. Somos a primeira escolha de grande equipas e atletas ao nível internacional, que querem estagiar aqui. Temos um Complexo Desportivo de exceção, que conta com um CAR – Centro de Alto Rendimento, moderno e equipado, para responder às exigências dos grandes atletas. O sucesso é também resultado de uma visão integrada e de um trabalho incansável deste executivo.
No futuro, como é que vê o concelho de Vila Real de Santo António? Quer aproveitar para deixar uma palavra aos vila-realenses?
Só posso ver o nosso Concelho num patamar superior. Não vislumbro outro futuro para uma região que já é uma das mais procuradas da Europa e do Mundo. Um Concelho onde é aprazível viver, que tem o melhor clima, as melhores praias, a melhor gastronomia e a segurança, que é cada vez mais valorizada. Temos uma vocação natural para receber pessoas. Aos vila-realenses, eu deixo um enorme obrigado por remarem connosco num mar de projetos e de grandes realizações. Trabalhamos juntos, todos os dias, para continuar a mudar a nossa terra. E o resultado tem sido muito feliz.
Cacela Velha distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023
A aldeia de Cacela Velha venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023, na categoria de ‘Aldeias e Vilas’. Esta distinção enaltece ainda mais a riqueza patrimonial e histórica do município de Vila Real de Santo António, consolidando-o como um destino turístico de referência nacional e internacional. Conquistada pelos cavaleiros de Santiago em 1249, esta pequena aldeia é um povoado de ruas estreitas, casas caiadas e uma pequena fortaleza que, ao fundo, vigia a costa. A sua deslumbrante paisagem natural – em pleno Parque Natural da Ria Formosa – não deixa ninguém indiferente e é enriquecida com a importante herança cultural e vestígios arqueológicos deixados pelos povos que por lá passaram, século após século. Das mais belas zonas da região do Algarve, Cacela Velha continua a encantar os milhares de visitantes que por ali passam, ao longo de todo o ano, com a oferta de uma das mais sublimes vistas panorâmicas do sotavento algarvio e uma programação cultural de referência.
Centro Comercial a Céu Aberto de Vila Real de Santo António
Impulsionando o Comércio e Valorizando o Centro Histórico da Cidade.
Com uma atmosfera única, uma ampla oferta comercial e um compromisso com a preservação do núcleo histórico pombalino, o Centro Comercial a Céu Aberto de Vila Real de Santo António tem desempenhado um papel vital na dinamização do comércio e na afirmação da cidade no contexto do Algarve e da Andaluzia.
Uma identidade única e inovadora. Mobiliário e sinalização próprios. Uma ampla diversidade de lojas e serviços. Estes são os fatores de sucesso que definem o Centro Comercial a Céu Aberto de Vila Real de Santo António, projeto que se tem destacado como um importante motor de dinamização e valorização do centro histórico da cidade. Com todas as vantagens de uma galeria comercial, mas com a particularidade de se estender por uma ampla área pedonal traçada de acordo com a métrica pombalina idealizada pelo Marquês de Pombal, a baixa da cidade tem-se consolidado como um ponto de encontro e convívio para moradores, visitantes e turistas, oferecendo uma experiência única. Situado no coração da zona histórica, o Centro Comercial a Céu Aberto de Vila Real de Santo António tem sido fundamental para revitalizar a cidade, preservando o charme e a sua autenticidade. Com ruas pitorescas e luminosas, onde se destaca a arquitetura pombalina, possui uma ampla variedade de lojas, restaurantes, serviços e unidades hoteleiras. É local de referência para os amantes das compras e para aqueles que desejam desfrutar da cultura local, sendo ponto frequente de concertos, espetáculos de rua, festas temáticas e mercados e feiras tradicionais. Uma das principais vantagens do Centro Comercial a Céu Aberto é a sua atmosfera acolhedora e vibrante. Os visitantes podem caminhar livremente pelas ruas, apreciar uma ampla variedade de lojas tradicionais, parar para saborear pratos tradicionais nos restaurantes locais, descobrir produtos únicos ou ficar alojados em unidades hoteleiras de excelência. O projeto tem igualmente desempenhado um papel crucial no impulsionamento da economia da região. Com a sua capacidade de atrair anualmente milhares de visitantes espanhóis, tem constituído um importante elo de ligação entre Vila Real de Santo António, o Algarve e a vizinha Andaluzia, promovendo um intercâmbio cultural e económico que beneficia ambas as regiões. Esta relação de proximidade tem reforçado os laços entre as comunidades, sendo disso exemplo a constituição da Eurocidade do Guadiana, e criado um ambiente favorável para o crescimento contínuo do comércio local. Não faltam, por isso, razões para conhecer e visitar Vila Real de Santo António.
Vila Real de Santo António Verão VRSA 2023: Propostas para todos os públicos
Neste verão, o município de Vila Real de Santo António preparou uma programação repleta de eventos culturais e desportivos, com atividades pensadas para todos os públicos e idades. A oferta é diversificada e engloba música, cinema, festas temáticas, mercados e tradições em todas as freguesias do concelho. A agenda de verão arrancou no início do mês de julho e vai continuar, até setembro, proporcionando inúmeras experiências enriquecedoras e acessíveis a todos os residentes e visitantes, refletindo o dinamismo e a diversidade cultural e desportiva do município.
Festas temáticas dinamizam centro histórico
Ao longo do mês de agosto, o centro histórico de Vila Real de Santo António irá ser palco de diversas festas temáticas que prometem dar vida às zonas pedonais e comerciais da cidade, com o principal objetivo de dinamizar o seu centro comercial a céu aberto. Na Praça Marquês de Pombal, as atenções vão centrar-se na «Noche de los Lunares – Noite Flamenca» (5 de agosto) e na «Noite Azul» (18 de agos-to), iniciativas marcadas por concertos, atuações de djs e performances. A «Noite Branca» terá lugar em Monte Gordo.
Cinema, música, dança e poesia marcam a animação
Desporto e Juventude em destaqueAs noites de quinta-feira estão reservadas para as sessões de «Cinema na Rua», nas três freguesias do concelho, com uma seleção de filmes que marcaram presença nos maiores festivais da sétima arte. Com o rio Guadiana como cenário principal, seguem-se os ciclos «Guadiana Jazz» (Cool Manouche – 6 de agosto) e «Sons no Jardim» (Bateu Matou – 26 agosto), no Jardim da Avenida da República. A música clássica regressa também à Igreja de Cacela Velha (25 e 28 de agosto) para a 12ª edição da «Clássica em Cace-la», sob o tema Música Vocal. O palco do Centro Cultural António Aleixo recebe o teatro de comédia «Caravana de Papel» (7, 8, 14, 15, 21 e 22 agosto), a peça «BullDog» (23 de setembro) e o concerto do ciclo «Sons de Dentro», com a banda de rock portuguesa «Ena Pá 2000» (30 de setembro).Mantendo viva a tradição, as feiras e mercados de artesanato e produtos regionais percorrem todas as freguesias do concelho, não tendo sido esquecidos os festivais de folclore e as festas populares. Micaela (29 de agosto, em Manta Rota) e José Malhoa (10 de setembro, em Monte Gordo) são os artistas em destaque que, este ano, animam as festas tradicionais em honra das padroeiras das freguesias.
Desporto e Juventude em destaque
Para os mais novos, a grande novidade é o Festival da Juventude, nos dias 11 (Manta Rota), 12 (Monte Gordo) e 13 de agosto (VRSA), com um amplo conjunto de atividades desportivas, náuticas, de natureza, jogos de praia, UrbanART, voluntariado, concertos, djs, workshops e ações de empreendedorismo.