A primeira empresa produtora de vinho em Portugal a obter a certificação no Referencial Nacional de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola foi a Symington Family Estates que foi distinguida como nível A, o nível máximo.
Este referencial foi criado recentemente pelo IVV e pela ViniPortugal e visa ser mais um garante visível e independente dos vinhos portugueses nos mercados internacionais, reforçando a sua confiabilidade e credibilidade. Para além disso, pretende ser uma plataforma para demonstrar o compromisso dos produtores nacionais para com a produção sustentável de vinho de qualidade.
O referencial refere-se a todos os temas da sustentabilidade, distribuídos por 86 questões desde o desempenho da governança até ao impacto no consumidor final.
“Esta certificação dá-nos motivação para continuar e para melhorar o nosso desempenho com o objetivo maior de sermos uma referência e um exemplo a seguir pelos que trabalham conosco e por parte dos nossos clientes”, garante Rob Symington, da 5ª geração da família, em comunicado.