A MFMartins S.A. é uma empresa 100% portuguesa especializada na comercialização de ferramentas de corte para a construção e metalomecânica. Em conversa com Manuel Martins, o fundador da MFMartins S.A. fala-nos sobre a empresa que criou em 1980, na cidade do Porto, e que, fruto do seu crescimento exponencial, transferiu as suas instalações para Pedroso, em Vila Nova de Gaia, onde se encontra atualmente.
Que tipo de serviços e produtos a sua MFMartins S.A. disponibiliza aos seus clientes?
A MFMartins S.A. é uma empresa familiar com capital 10% português, sedeada em Pedroso, Vila Nova de Gaia, que oferece soluções no âmbito das ferramentas de corte para uso industrial, e estamos orgulhosos de ocupar uma posição de vanguarda e por sermos uma referência no mercado português dentro do nosso setor. Comercializamos todo o tipo de ferramentas de corte para a construção e metalomecânica. Somos distribuidores exclusivos de várias marcas em Portugal, fazemos assistência técnica aos nossos produtos, como afiamentos e soldadura. Disponibilizamos também aconselhamento e formação aos nossos clientes.
Qual a missão da MFMartins S.A. no mercado?
A nossa missão é apresentar soluções inovadoras e atualizadas no âmbito das ferramentas de corte, de forma a contribuir para rentabilizar os processos produtivos dos nossos clientes, sempre focados no serviço de excelência.
O que vos torna diferenciadores das restantes empresas do mesmo ramo? Porque os clientes devem escolher a MFMartins S.A.?
O que nos diferencia é que para além de termos um stock permanente, conseguimos fazer entregas muito rápidas, a maioria das encomendas chega em menos de 12 horas aos clientes. Facilitamos também muito a compra. Pode encomendar por telefone, por email ou através do nosso site. Facilitamos ao máximo para que o cliente faça as encomendas através do seu método preferido. O serviço de afiamentos e soldadura, o atendimento personalizado, tal como a formação técnica e o suporte pós-venda, garantem também que os clientes tenham sempre as melhores orientações e possam obter sempre o máximo de desempenho dos seus produtos.
Quais os desafios que o vosso setor enfrenta atualmente, nomeadamente relativos à Indústria 4.0? Como a empresa introduz tecnologia nos seus processos?
Trabalhamos com mais de 80 mil referências, por isso estamos obviamente atentos. Como PME ainda não temos necessidade de escalar algumas coisas, mas há alguns anos que usamos armazéns inteligentes. Começamos este ano também com o sistema Picking/Kardex e brevemente iremos começar na digitalização da faturação.
Qual a importância na participação em eventos como a EMAF?
É sempre um ponto de contacto positivo com os nossos clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Este ano como habitual iremos apresentar algumas novidades na área das ferramentas. Participamos na EMAF há mais de 25 anos e é muito importante para consolidar a marca e fortalecer laços comerciais com clientes. É também a melhor maneira de lançar novos produtos e descobrir novos parceiros e distribuidores
Quais os objetivos para o futuro da empresa?
De momento estamos a construir novas instalações para fazer face ao crescimento da empresa. A pandemia atrasou o processo, mas em princípio no próximo ano já iremos mudar para a nova sede (que ficará muito perto da atual). Outro dos objetivos da MFMartins é a internacionalização da empresa, através da nossa marca própria, a MASTER-PROF. Nos últimos anos temos exportado com algum sucesso para alguns países europeus e africanos.