Fomos conhecer a empresa responsável pelo design dos autocarros do Porto e de Lisboa, ou dos interiores dos aviões da TAP. É a Almadesign, uma empresa que “coloca sempre muita paixão” em tudo o que faz, como nos conta o seu CEO, José Rui Marcelino.
A Almadesign é um estúdio de design de produto, fundada em 1997, cujas competências residem ao nível do projeto de gestão, design e desenvolvimento de novos produtos. “Procuramos contribuir para a melhoria da envolvente social, económica e ambiental”, explica-nos José Rui Marcelino. A Almadesign desenvolve projetos de design que “satisfaçam as aspirações de cada cliente e de cada utilizador com um grande foco na criatividade, na inovação, na excelência dos resultados, no fomento de parcerias de confiança e sempre com muita paixão em tudo o que fazemos”.
O foco da atividade da Alma é a inovação pelo design centrado no utilizador. As áreas de atuação da empresa são o design de transportes, produtos e interiores. Podemos considerar que “o nosso trabalho é integrador”, no sentido em que articula as necessidades e expectativas dos diferentes setores, desde a identificação e estruturação de requisitos até à conceptualização e desenvolvimento de soluções para produção e comercialização. Dentro do setor dos transportes, a Almadesign tem estado presente nas áreas de aeronáutica, ferroviária, rodoviária e náutica, realizando projetos para clientes nacionais e internacionais.
A nível nacional, os autocarros urbanos no Porto e em Lisboa, os interiores dos aviões da TAP ou o comboio Porto-Lisboa, são alguns exemplos de trabalhos realizados pela Almadesign. A nível internacional, “colaboramos com empresas do Brasil, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Israel e dos Estados Unidos”. O estúdio tem “participado ativamente em projetos de investigação para futuras soluções de mobilidade, mais sustentáveis e com maior foco no utilizador”.
A experiência transdisciplinar em diversos projetos deu origem a uma metodologia a que chamam de “fertilização cruzada”, a combinação de soluções de diferentes áreas como os transportes, a saúde ou os sistemas de energia. O contacto com uma vasta rede de empresas de diversas áreas, “permite-nos explorar novas direções de investigação em design e desenvolver soluções inovadoras, com base na colaboração e contributo de diferentes empresas”.
A Almadesign venceu os Crystal Cabin Awards, com o design do interior da cabina da aeronave elétrica Alice Commuter, um reconhecimento que veio consolidar a imagem e reputação da empresa no mercado internacional. “Esta vitória veio trazer ânimo e otimismo a todas as equipas envolvidas. É muito gratificante vermos o nosso trabalho reconhecido internacionalmente por um extenso júri de representantes de grandes construtores, engenheiros especialistas, académicos e jornalistas aeronáuticos de renome mundial”.
Para José Rui Marcelino, “a sustentabilidade (económica, ambiental e social) é o grande desafio dos próximos anos pelo que a Alma irá continuar focada em trabalhar e contribuir para um futuro melhor”.