: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Carglass tem uma posição de liderança global. Em Portugal é uma marca histórica, com mais de 30 anos de implementação que, pela sua postura e profissionalismo, inspira confiança aos seus clientes. Atualmente, conta com mais de 60 agências com ampla cobertura nacional, o que lhe permite estar mais próxima dos clientes com maior celeridade e capacidade de resposta. “Para permitir responder às diferentes solicitações que nos chegam, dispomos ainda de uma frota de viaturas que presta o serviço móvel. Uma opção cómoda e que permite levar os nossos técnicos até ao cliente”, explica Jorge Cardoso.

“A palavra-chave dos nossos serviços é segurança”
Com três décadas de história, a Carglass Portugal foi-se adaptando e alargando o seu espectro de serviços às necessidades de um mercado cada vez mais exigente. Inicialmente associada à reparação e substituição de vidro automóvel, hoje, a Carglass tem disponível uma grande variedade de serviços adicionais, capazes de garantir e assegurar a total satisfação dos seus clientes. “O vidro automóvel é uma componente essencial para a circulação em segurança. Além de permitir visibilidade, tem a função de proteger o habitáculo. Posto isto, qualquer problema que possa ser detetado deve ser imediatamente tratado pelos nossos técnicos especializados”, realça Jorge Cardoso.

Parte do Grupo Belron, líder global na reparação e substituição de vidros para viaturas, a Carglass atua no mercado português há mais de 30 anos, sendo hoje fonte de rendimento para milhares de trabalhadores, de forma direta e indireta. Nesta edição da revista Mais Magazine damos-lhe a conhecer um pouco melhor o universo Carglass Portugal, que conta já com uma rede própria de mais de 60 agências e um serviço móvel com mais de 30 viaturas, que lhe garantem total assistência onde quer que esteja. Fique a conhecê-la pela voz de Jorge Muñoz Cardoso, Diretor-Geral da Carglass.

Na Carglass o serviço é rápido, seguro e tem ainda garantia vitalícia. Adicionalmente, graças à sua rede nacional, a marca assegura que existe sempre uma agência Carglass perto do cliente, com técnicos altamente qualificados e certificados por organismos especializados, capaz de assegurar a excelência no serviço prestado.

Nas agências Carglass é ainda possível fazer outros serviços, sempre com intuito de reforçar a segurança rodoviária. Serviços como polimento de faróis, substituição de escovas limpa para-brisas ou traseiras (marca Bosch), aplicação de repelente de chuva, aplicação de soluções temporárias para os vidros laterais e óculos traseiros, dispositivos de sinalização, utilizados em caso de avaria ou acidente (também conhecidos como luzes de emergência), “permitem um foco 360º no nosso cliente, abordando a questão de visibilidade e consequente segurança, numa ótica transversal”, acrescenta Jorge Cardoso.

Calibração do sistema ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor)


Recentemente, a Carglass lançou-se numa nova área: a calibração do sistema ADAS. “Além da reparação e substituição de vidro automóvel, em que somos líderes mundiais, somos reconhecidos pela calibração do sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System)”, indica Jorge Cardoso.
O sistema ADAS tem vindo a evoluir ao longo dos anos. A adoção do sistema ADAS faz hoje parte da estratégia da União Europeia para reduzir o número de mortes na estrada. Segundo previsões da Comissão Europeia, estima-se que as funcionalidades do sistema ADAS poderão salvar dezenas de milhares de vidas até 2030. Na verdade, está demonstrado que uma redução ligeira da velocidade diminui a gravidade dos acidentes de viação. Tendo em conta que na maioria dos casos os acidentes ocorrem devido a erro humano, aspetos como os tempos de reação do condutor para travar ou para corrigir a direção podem ser cruciais. Em frações de segundo, o sistema avançado de assistência ao condutor pode antecipar ações e agir de modo autónomo, prevenindo situações de risco iminente. “Esta temática tem sido endereçada pela Comissão Europeia que, em 2015, aprovou uma legislação para camiões, que determina que estes veículos pesados têm de estar equipados com câmaras frontais nos para-brisas. Em 2019 foi dado mais um passo importante, tendo sido determinado que todos os novos modelos de veículos ligeiros comercializados na União Europeia tivessem de incluir uma funcionalidade de travagem automática de emergência”, explica o Diretor-Geral da Carglass. Prevê-se ainda que, a partir de 2024, todos os carros novos vendidos na União Europeia deverão estar equipados com câmaras instaladas no para-brisas. “2024 irá constituir mais um passo rumo à segurança, passando a ser necessário que todos os novos veículos, matriculados na UE, tenham câmara no para-brisas, permitindo uma maior eficácia na travagem automática de emergência e na assistência da manutenção da faixa de rodagem”. Desenvolvido com o intuito de proporcionar uma experiência de condução segura de forma a evitar colisões
ou acidentes graves, o sistema ADAS ajuda tanto na segurança do condutor e dos seus passageiros como na prática de uma condução ainda mais prudente na interação com outros veículos na estrada. O sistema ADAS desempenha uma ampla gama de funcionalidades, entre as quais: alerta para a saída da faixa de rodagem, alerta para a distância mínima de segurança, aumenta a eficácia da travagem em situações de emergência ou
deteta sinais de transito. Com a implementação destes recursos de segurança, o objetivo é que no futuro os automóveis se tornem cada vez mais autónomos. No fundo, procurar garantir total segurança ao condutor e aos restantes utentes da estrada. “O sistema ADAS constitui uma garantia extra de segurança, mas para funcionar corretamente tem de estar devidamente calibrado. Esse serviço, em caso de substituição do para-brisas, é assegurado pelos técnicos certificados da Carglass, que repõem o seu correto funcionamento. Na Carglass, sempre pretendemos estar um passo à frente da tecnologia mais recente que chega às estradas de Portugal, e o ADAS está atualmente na vanguarda dessa onda tecnológica. Atualizamos assim o nosso parque tecnológico de calibração (software e hardware) através de uma fortíssima parceria global com a marca Bosch, que nos permitirá estar mais preparados para os veículos do futuro e as necessidades dos nossos clientes”, diz Jorge Cardoso.
Os técnicos da Carglass cumprem com todas as normas relativas à calibração do sistema ADAS e estão certificados pelo Institute of Motor Industry (IMI). Aliás, em Portugal, a Carglass é a única marca, dentro do setor de reparação, substituição e calibração de vidro automóvel, que detém esta certificação. Sempre que se substitui um para-brisas com ADAS, é necessária a calibração da câmara instalada no mesmo. “Na Carglass os nossos técnicos certificados realizam o diagnóstico de todos os componentes eletrónicos da viatura, identificam possíveis erros, e corrigem a leitura da câmara para assegurar o seu correto funcionamento”, explica o Diretor-Geral. A calibração do sistema ADAS exige um conhecimento técnico aprofundado, pelo risco evidente que uma câmara não calibrada devidamente, com equipamento e software especializados, possa ter na segurança rodoviária. Por isso, os técnicos da Carglass “dispõem de formação e certificação internacional adequada, cumprindo com todos os padrões e requisitos das marcas automóveis e dos organismos internacionais que certificam as boas práticas”.

Inovação tecnológica, ferramentas digitais e melhoria constante da experiência do cliente

A qualidade é um dos valores fundamentais da Carglass, que aposta em produtos e serviços com elevados padrões de qualidade, capazes de satisfazer as necessidades dos seus clientes. Desta feita, inovar é perentório para a marca, como nos explica Jorge Cardoso: “O foco constante na satisfação do cliente levou-nos à criação de um departamento especial de gestão de experiência do cliente, identificando as áreas de melhoria e gerindo a evolução da mesma para a tornar cada vez melhor”. O principal objetivo é assegurar que o cliente está sempre no centro
do processo. “Ouvindo a voz do cliente, reformulámos também o departamento pós-venda e, como resultado, hoje 83 por cento dos nossos clientes recomendam a Carglass aos seus amigos e/ou familiares”. A empresa tem também apostado na criação de ferramentas digitais e na implementação de soluções avançadas de gestão do cliente que permitem uma monitorização e interação com os clientes de forma mais eficiente.

Uma empresa socialmente responsável

A Responsabilidade Social é uma preocupação constante da Carglass. Fazer o que está certo do ponto de vista ético, social e ambiental faz parte do ADN da empresa. Prova disso, as atividades de Responsabilidade Social da Carglass foram distinguidas com a classificação Gold EcoVadis pelo 3.º ano consecutivo. Com este resultado, a Carglass Portugal posiciona-se entre as melhores 5% de empresas avaliadas pela EcoVadis ao nível internacional. “A empresa tem, desde o seu início, uma aposta clara na ligação à comunidade e na criação de uma sociedade mais inclusiva”, confidencia Jorge Cardoso. Nascida na África do Sul, a empresa leva a cabo anualmente o maior evento corporativo desportivo do mundo, o Spirit of Belron Challenge. “Todos os colaboradores participam através da presença em provas desportivas – triatlo, corrida, ciclismo, natação, entre outras. Todos os fundos angariados vão para a entidade parceira da Belron, a ONG Sul-Africana Africa Tikkun, que se dedica a investir em educação, saúde e serviços sociais para crianças, jovens e as suas famílias”.