Apesar das dificuldades da vida, Cidália Campos conseguiu fundar a empresa DecorPrincesa, há 17 anos. Um exemplo de determinação e perseverança para as mulheres e empresárias!
Cidália Campos é uma mulher moldada pelas adversidades da vida. Vida essa que lhe forneceu poucas oportunidades, mas as quais, Cidália Campos tenta aproveitar da melhor forma que pode e sabe. Frente às poucas oportunidades, foi criando objetivos que, apesar de alguma dificuldade, tem conseguido concretizar. Segundo Cidália Campos, a razão para atingir os seus objetivos é “muita perseverança”. Como o caminho desta grande empresária nunca foi fácil, a vida deu-lhe mais um desafio, o de agarrar mais uma oportunidade, durante tempos difíceis em que tentava lidar com uma “perda irreparável”. Todavia a empresária estava longe de saber que essa oportunidade iria mudar a sua vida. Confrontada com a falta de escolhas, Cidália Campos foi buscar forças na fé, mas também na sua família, que considera ter um papel fundamental no seu sucesso. Forças ganhas através da filha, irmãs e sobrinhas, Cidália Campos criou uma empresa à sua imagem, a DecorPrincesa. Sempre acreditou no seu trabalho, dizendo: “eu sou honesta comigo própria, acredito que com trabalho, muito trabalho, humildade, honestidade, ainda que leve o seu tempo, e leva, os resultados acabam por aparecer”. E foram estas premissas que a motivaram e a acompanharam no seu processo de construir a sua empresa, que Cidália Campos vê como o seu mundo. O projeto DecorPrincesa nasceu assim de uma pessoa, porém a criadora, Cidália Campos, foi contratando pessoas, que segundo a própria foram colocadas no seu “tempo certo”.
O feedback sobre o sucesso dos seus valores e missões é que tudo é mérito do profissionalismo dos seus colaboradores e que só com eles foi, e continua a ser, possível servir com excelência os seus clientes. Todo este percurso faz com que Cidália Campos veja o adágio português “Querer é poder” como a sua imagem.“
Boutique de materiais de construção”
A DecorPrincesa foi criada, em 2004. Caracteriza-se por cumprir a sua missão, desde o seu começo – servir com honestidade e qualidade. A empresa encontra-se dentro do conceito de “boutique de materiais de construção”, dispondo de produtos de gama média e/ou média alta. Por este motivo, a empresa tem procurado “trabalhar com marcas de prestígio no setor”. As marcas são algo extremamente importante. As marcas, para além do seu retorno económico, “procuram estar representadas em espaços que inspirem confiança aos consumidores. Querem ser percecionadas como exemplos de excelência. Defendem valores de comprometimento com os seus consumidores, determinação, ética profissional” e, nesse sentido, Cidália Campos pensa que a DecorPrincesa comunga dos mesmos valores e objetivos.
A DecorPrincesa é vista também como uma empresa de representações, seguindo sempre as tendências das suas representadas, mas também do mercado, em geral. No Showroom da empresa, é possível encontrar todos os materiais necessários para a casa na totalidade ou apenas para a remodelação da casa de banho. A nível de produtos, a DecorPrincesa oferece uma vasta escolha desde louças sanitárias, móveis, torneiras, banheiras, bases de duches, lavatórios, toalheiros elétricos, espelhos, chuveiros, placas de descarga, acessórios, etc. Se estes produtos lhe interessam, pode facilmente entrar em contacto com a empresa (através do seu site ou redes sociais) ou visitar a loja física, situada em Almancil, no Algarve.
As mulheres também colocam as mãos à obra.
Na opinião de Cidália Campos, hoje em dia, todas as áreas de negócio são competitivas, requerem muita resiliência (como agora se diz) e determinação. Há sectores, tradicionalmente masculinos, onde as barreiras de acesso são ainda maiores. Para a empresária, o sector da construção exige pessoas qualificadas, experientes e credíveis, e como é um sector percepcionado como de trabalhos pesados e duros está mais associado aos homens, daí que as mulheres partem um pouco em desvantagem, apesar que nos últimos anos, esta realidade tem mudado bastante. Perguntada se sentiu discriminação de género, a resposta foi: “claro que sim”. Mas nem isso a fez desistir!
Para Cidália Campos “mulher honrada não tem ouvidos” e mesmo sabendo que o percurso não ia ser fácil, fez-se à estrada da vida. Destacando-se assim, num setor onde é pouco comum ver uma mulher a liderar uma empresa. Mas Cidália Campos, não quis ser a única a dar a voz ao projeto e destacar-se enquanto mulher e enquanto profissional. Durante 14 anos, a DecorPrincesa desenvolveu a sua atividade só com mulheres e “só em 2018 entrou para a empresa um homem”. Este caminho mostra a diferença da DecorPrincesa de outras empresas nesta área de negócio. A empresária Cidália Campos revê a sua empresa como “um exemplo feliz e vencedor”, do qual muito se orgulha.
Quem procura a DecorPrincesa?
Um projeto feliz que conta com bastantes clientes, sendo mais de 90 por cento, estrangeiros. Neste contexto, a pandemia da Covid-19, refletiu-se em “alguns constrangimentos à empresa”, pois os potenciais clientes estavam privados de viajar para Portugal, no entanto e apesar disso, passaram este período com alguma tranquilidade. A grande parte dos clientes que visita a loja física, traz uma “ideia pré-concebida do que pretendem”. Mesmo assim, procuram sempre o conselho de um profissional, em função da sua experiência, principalmente, no que se refere à qualidade dos materiais, e na maior parte dos casos, aceitam”. Para conseguir acompanhar os seus clientes, a DecorPrincesa está em constante evolução, seguindo padrões de qualquer setor de atividade e acompanhando as modas. Para Cidália Campos “a vida é feita de ciclos”. Ciclos que fazem a DecorPrincesa cumprir os seus 17 anos, no mercado. Para a criadora, a DecorPrincesa tem tido uma “vida” saudável e tranquila, apesar de já ter atravessado várias crises do setor e “que esteja numa categoria de microempresas, conseguiu sempre cumprir com os seus compromissos, dando passos pequenos, mas seguros”. Baseado num passado tão feliz e saudável, perspetiva-se que o futuro da DecorPrincesa passe por construir o presente assente, nesse mesmo passado. Uma empresa que assim como a vida da sua criadora, pode ter muitos obstáculos, mas sairá vitoriosa.“ Enquanto a sua mentora tiver saúde, o setor, a região, o país e se quiser o mundo, contará com a DECORPRINCESA”.