Desde a sua inauguração em fevereiro de 2010, o restaurante D’Bacalhau, com os seus pratos típicos da cozinha portuguesa, tem feito sucesso, sobretudo entre os turistas. Porém, o reconhecimento do Chef Júlio Fernandes vai além-fronteiras. Basta olharmos para as suas recentes participações em programas televisivos brasileiros, nomeadamente no “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga. As suas colaborações em diferentes cidades brasileiras e parcerias com renomados chefs locais solidificaram a sua posição enquanto embaixador da gastronomia portuguesa no maior país sul-americano.
Fevereiro de 2010 é a data que marca o arranque de um projeto que tem feito as delícias dos seus visitantes. Foi por essa altura que Henrique Fernandes tomou a decisão de inaugurar o seu próprio restaurante, o D’Bacalhau que, tal como o nome indica, é especializado em pratos tradicionais de bacalhau da cozinha portuguesa. Posteriormente, o seu pai, Chef Júlio Fernandes, optou por juntar-se à equipa. Este espaço beneficia de uma localização privilegiada, tendo em conta que se situa no Parque das Nações, em Lisboa. “Uma das nossas maiores vantagens é a proximidade relativamente ao Oceanário de Lisboa que tem ligação, através do teleférico, à zona dos restaurantes”, começa por dizer o Chef Júlio, acrescentando ainda que “o D’Bacalhau é um dos locais mais visitados pelos turistas que pretendem conhecer a tão afamada gastronomia portuguesa”. Do ponto de vista do Chef Júlio Fernandes, o êxito deste estabelecimento está intrinsecamente ligado ao seu quadro de funcionários, predominantemente composto por colaboradores de nacionalidade brasileira. A cordialidade destes profissionais garante que os turistas que frequentam o D’Bacalhau se sintam plenamente satisfeitos, tendo a perceção de que receberam um serviço de qualidade e foram atendidos de forma exemplar.
As melhoras pataniscas de Lisboa
A ementa do D’Bacalhau é composta por um extenso leque de pratos de bacalhau, entre os quais, o Misto de Bacalhau. Falamos de um prato único no mundo, servido numa travessa grande, constituída por 4 pequenos pratos que contêm Bacalhau à Brás, Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau com Natas, bem como o famoso Bacalhau à Chef Júlio. No entanto, é de salientar um outro prato que tem sido alvo de muita procura: as famosas Pataniscas de Bacalhau. Na sua segunda edição, o festival “Peixe em Lisboa”, o maior festival gastronómico da região, elegeu as Pataniscas de Bacalhau do D’Bacalhau como as melhores da capital. Ora, para a obtenção deste título muito terão contribuído fatores como o sabor e a consistência da patanisca, a ausência de gorduras, a aparência e o sabor global deste prato. Ainda assim, para o Chef Júlio, o verdadeiro segredo para a confeção da melhor patanisca de Lisboa prende-se com o facto de se manter fiel à tradição da confeção de uma boa e tradicional patanisca portuguesa.
Qualidade em cima da mesa
Para assegurar a excelência dos pratos confecionados, o chef sublinha a importância de uma seleção criteriosa da matéria-prima, a qual deve atender a padrões elevados de qualidade. Nesse sentido, todo o bacalhau que é utilizado no D’Bacalhau é proveniente da CAXAMAR, uma marca conceituada reconhecida por fornecer o mais refinado bacalhau das águas da Noruega e Islândia. Tal rigor na seleção da matéria-prima resulta na distinção e procura dos pratos oferecidos pelo D’Bacalhau, tanto por clientes nacionais como estrangeiros. Anualmente, o restaurante recebe uma enchente de turistas, atraídos pelos elogios recebidos de visitantes anteriores.
As conquistas do Chefe Júlio Fernandes no Brasil
Nos últimos seis meses, o Chef Júlio Fernandes foi convidado a apresentar pratos de bacalhau em programas televisivos ao vivo no Brasil, incluindo participações no renomado programa “Mais Você”, sediado no Rio de Janeiro e conduzido por Ana Maria Braga, uma das personalidades mais conceituadas do país. Contudo, a presença do chef em programas televisivos estendeu-se a outras cidades brasileiras, entre as quais, São Paulo e Fortaleza. Além disso, esteve no CADEG, Mercado Municipal do Rio de Janeiro, onde apresentou alguns pratos típicos portugueses como o Bacalhau à Gomes de Sá, o Bacalhau à Brás e as Pataniscas de Bacalhau ou outras criações da sua autoria, das quais se destacam o Bacalhau à Chef Júlio (confecionado com espinafres e broa) e o especialíssimo Bacalhau Tropical. O Chef Júlio Fernandes colaborou ainda com diversas escolas de gastronomia e restaurantes, tendo a oportunidade de preparar alguns pratos portugueses em parceria com reconhecidos chefs brasileiros, incluindo Carla Pernambuco, Diogo Costa, Vítor, João Almeida, Flávio, Ana, Célia, Camila e Fernanda Amaral. Em conclusão, as Pataniscas de Bacalhau e os Pastéis do fiel-amigo têm-se destacado como as principais atrações gastronómicas em todas as localidades em que o Chef Júlio Fernandes tem marcado presença. Se estiver pela capital, aproveite para visitar o D’Bacalhau e ficar a conhecer um dos chefs mais prestigiados do país e provar os seus pratos que são de “comer e chorar por mais”. Caso não tenha essa possibilidade, pode acompanhar o seu trabalho através das redes sociais, onde são transmitidas todas as atividades realizadas por ele, nomeadamente nas Terras de Vera Cruz, onde o chef é o grande embaixador da gastronomia portuguesa.