Em entrevista à Mais Magazine, João Paulo Ferreira, Country Manager do Grupo Haier Portugal, abordou a política de “zero distance” praticada pela empresa que visa a criação de produtos que correspondam às necessidades e ambições dos consumidores.
A Haier foi considerada, pelo 14.º ano consecutivo, a marca n. º1 mundial em eletrodomésticos. O que representa para vocês este reconhecimento?
Representa uma grande responsabilidade, a de continuar a trabalhar para merecer esta mesma distinção nos próximos 14 anos ou mais. Deixa nos também muito orgulhosos em saber que não será por acaso que estamos há tantos anos consecutivos na liderança.
Candy, Hoover e Haier são as três marcas geridas pelo grupo. Conte-nos um pouco mais sobre cada uma delas, bem como sobre a vasta gama de produtos que disponibilizam ao cliente.
O grupo tem um grupo de marcas de referência e reconhecimento mundial, mas em Portugal nós trabalhamos com as mais internacionais. A ideia é trabalharmos numa ótica de estratégia multibrand, onde as três marcas se encaixam dando uma maior abrangência ao grupo que começa com a marca Candy, mais “democrática” que aposta no design italiano, excelentes funcionalidades não descorando, contudo, o IoT a um preço justo, e que é hoje de todas a marca mais abrangente e com a maior gama de artigos. A Hoover, marca de referência na aspiração, mas que também entra num segmento mais alto em gamas de produto como a instalação livre e encastre, tendo um cuidado extremo nos materiais, funcionalidades e hi-tech, também com IoT. A marca Haier veio para preencher um segmento mais premium onde a qualidade é fator-chave. Tem produtos únicos no mercado, quer pelas características, quer pelas dimensões, e a grande aposta de criação de valor para o consumidor que é uma característica que abrange todas as marcas. A ideia do grupo é criar ecossistemas de produto que tornem as casas dos consumidores mais eficientes e user friendly de forma a facilitar o dia a dia dos consumidores.
Considera que os consumidores estão cada vez mais exigentes? De que forma é que a Haier procura corresponder às suas expectativas?
Sim, os consumidores estão cada vez mais conhecedores das características dos artigos que querem comprar, o poder da internet veio facilitar essa busca. O IoT veio ajudar as marcas a terem muito maior conhecimento das necessidades e preferências dos consumidores e nós, no grupo Haier, estudamos o comportamento dos consumidores de forma a criar artigos com o que realmente necessitam. O “zero distance”, não é um mero slogan, mas uma forma de nos aproximarmos do consumidor tentando que o produto seja o mais próximo da imagem idealizada pelos consumidores. Criar produtos que preencham as suas ambições. O produto é pensado para cada utilizador, de modo a que a sua utilização seja fácil e adequada.
Podemos afirmar que a procura constante pela inovação tem sido um dos principais fatores distintivos da empresa no mercado?
O mercado é muito forte, grande e as marcas têm de se reinventar diariamente para conseguir apresentar aos clientes o que ambicionam ver num produto, por isso trabalhamos para não os defraudar destas mesmas ambições e tentamos lançar produtos que façam realmente a diferença em cada casa. A qualidade e o IoT, são pontos-chave para o grupo que tem investido imenso nestes últimos tempos, para que possamos apresentar artigos de excelência. Características como, tirar fotos à roupa para saber quais os melhores programas de lavagem, de tirar fotos a ingredientes e solicitar ideias de receitas, ou comandar todos esses produtos no telemóvel, fazem muita diferença na vida dos consumidores.
A sustentabilidade é uma temática que está na ordem do dia. Esta tem sido também uma das vossas preocupações?
A eficiência energética continua a ser uma prioridade fundamental para nós. Além de melhorias consideráveis nas nossas linhas de produtos existentes, temos a mais ampla gama de produtos independentes e enquadrados na classe energética A ou superior. Também lançamos o WashPass by Haier, o primeiro ecossistema de lavagem que integra tecnologias como Química Desagregada, o IoT e a Inteligência Artificial, alimentado pelo sistema baseado numa subscrição e seguindo um modelo de negócios circular. A nível operacional, ao mesmo tempo que continuamos a investir em novas fábricas, também melhoramos o desempenho das existentes. Os recentes investimentos em eficiência produtiva nas nossas plantas estratégicas permitiram-nos reduzir as emissões de Escopo 1 e Escopo 2, respetivamente, para cerca de -23% e -7% em comparação com 2021.
Embora todas as nossas fábricas tenham obtido a norma ISO 9001 sobre gestão da qualidade de produtos e serviços, temos um roteiro claro para alcançar um sistema operativo totalmente integrado em saúde e segurança, ambiente e gestão de energia até 2025.Com a publicação do relatório de sustentabilidade, anunciamos o nosso compromisso de apresentar um plano de redução de emissões, adotando uma abordagem científica e calculada através da Science Based Targets Initiative (SBTi), um organismo internacional dedicado a permitir que as empresas estabeleçam metas alinhadas com as últimas descobertas científicas sobre o clima. Estabelecemos uma meta intermediária de 60% de energia renovável em todas as unidades controladas pela empresa até 2025 e de sustentar parte das nossas operações com energia renovável de produção própria, graças à implementação de painéis solares em todas as fábricas. Em Portugal estamos também obviamente na mesma direção, estando a negociar uma forma de tornar o edifício onde temos a nossa sede num local mais eco-friendly com a ideia de instalar painéis solares de forma a suportar todo o consumo do edifício. Também dentro do timing necessário estamos a substituir todos os veículos da companhia por híbridos e/ou elétricos.
Para terminar, em termos futuros, o que podemos esperar do Grupo Haier Portugal? O objetivo passa por continuar a apostar no crescimento e expansão da empresa?
O grupo tem como visão três aspetos muito claros: ser o n.º1 na escolha do consumidor em Smart Products, ser líder de mercado no nosso setor dentro de cinco anos, ter ecossistemas completos de produtos e serviços Smart e inteligência artificial. Queremos continuar com estratégia de Multibrand com as três marcas, cada uma no seu espaço oferecendo aos consumidores mais e melhores opções para facilitar a vida e aos mesmos.