Presidente da Câmara Municipal de Tavira desde 2019, Ana Paula Martins aborda o trabalho que tem sido realizado por si e pelo seu executivo e relembra os inúmeros motivos pelos quais não pode deixar de visitar a região neste verão.
Natural de Tavira e Presidente da Câmara Municipal desde 2019, o que a apaixona nesta região? Que objetivos já conseguiu concretizar desde que foi eleita?
Apaixona-me a sua beleza, a sua história, o seu património e as suas praias de areias finas e águas quentes, onde podemos descansar, carregar baterias, assim como os recantos escondidos do interior do concelho, enfim, a sua genuinidade e identidade únicas. Destacaria o trabalho na prevenção que tem sido feito no âmbito da proteção e socorro, nomeadamente, o programa “Tavira + Segura”, donde se destaca o Centro de Meios Aéreos de Cachopo, as faixas de gestão de combustível, os protocolos com a Federação de Caçadores e Corpo Nacional de Escutas, o programa Aldeia Segura, o Plano Municipal de Emergência e o sistema de monitorização e alerta de cheias. Salientaria, também, embora ainda não concretizado, mas em vias de estar, o lançamento dos concursos para os projetos de construção do edifício para o Centro de Saúde e a edificação de habitação social/custos controlados.
Para além da Ria Formosa, que outros locais devem constar no roteiro de quem vos visita?
Tavira é uma cidade acolhedora e aprazível com sol, quase todo o ano, e um vasto património natural e cultural. O seu potencial estende-se por todo o concelho, desde a serra ao litoral. Esta terra do sota-vento algarvio orgulha-se de manter viva a história local, valorizar a identidade e salvaguardar o património monumental. É detentora de um dos mais interessantes conjuntos de arquitetura religiosa do Algarve. Uma harmoniosa composição de igrejas, conventos, palácios e um rio sereno que corre num cenário de portas de reixa e telhados de quatro-águas em paredes brancas de luz límpida apela aos sentidos. A riqueza e variedade gastronómica é outro dos nossos cartões-de-visita. A frescura dos ingredientes, a preservação das tradições e a mestria dos chefs e cozinheiros tornam cada prato uma experiência única que fomenta o convívio. Um estilo de vida que se coaduna com o reconhecimento de Tavira (2013) como Comunidade Representativa da Dieta Mediterrânica enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
No que diz respeito ao turismo, quais são as vossas expectativas para este ano?
Depois do interregno de dois anos, por força da pandemia, verificou-se um crescimento na procura em 2022. Felizmente, esta tem crescido e as previsões apontam para outro verão com muitos turistas. Somos uma região com uma forte ligação a este setor, o sol e mar são um produto âncora, mas temos vindo a trabalhar no sentido de termos outros motivos de atração ao longo de todo o ano, como é o caso da programação cultural de elevada qualidade, o património cultural e natural, as tradições, a gastronomia e a tipicidade que muitos concelhos ainda têm para oferecer. Motivos mais que suficientes para atrair turistas.
Conte-nos mais sobre o programa “Verão em Tavira”. Quer aproveitar para deixar um convite aos nossos leitores?
O “Verão em Tavira”, considerado uma referência na região e no país, é um programa cultural e multidisciplinar, com 21 anos de existência, que decorre, entre julho e início de setembro e culmina com a realização da IX Feira da Dieta Mediterrânica, entre 07 e 10 de setembro. Este ano, o programa oferece mais uma edição qualificada, a qual inclui o “Cenas na Rua” – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira, feiras temáticas, jazz, animação na Praça da República, fado, concertos, cinema ao ar livre e arte digital. Trata-se de uma vasta oferta com grandes nomes do panorama cultural e projetos regionais e locais que merecem interesse e animam diferentes palcos. O Palácio da Galeria e Núcleo Museológico Islâmico têm também uma excelente oferta, a qual inclui exposições permanentes e duas de fotógrafos com forte ligação a Tavira: Fernando Ricardo e Kärstie Stiege. Neste Verão, Tavira espera por si com inúmeras, ricas e diversificadas propostas. Não deixe de mergulhar neste mar de cultura que temos para si!