Localizada no barlavento, Albufeira é uma das cidades do Algarve mais requisitada pelos turistas, dando vida aos singulares areais da região e aos principais pontos turísticos e tornando a vida noturna de Albufeira uma das mais agitadas de todo o país. Em conversa com a Mais Magazine, José Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, falou sobre trabalho desenvolvido na cidade.
Albufeira é um destino de excelência para todos aqueles que gostam de passar as suas férias de verão na região do Algarve. Comece por nos falar sobre os principais pontos turísticos que a cidade tem para oferecer e que merece a visita dos turistas?
Temos praias encantadoras, sendo a da Falésia considerada a sexta melhor praia do mundo, segundo os dados da Travelers Choice Awards. Temos a Praia do Peneco, cuja escadaria e arriba foram alvo de obras de preservação e conservação num valor superior a €1,5 milhões de euros. Foi um excelente investimento, pois vir a Albufeira e não fazer uma selfie nesta escadaria é como ser português e não conhecer o hino. Acresce à beleza, o facto de sermos o Município do país com mais praias com “zero” poluição. Lideramos com o maior número de bandeiras azuis, de bandeiras de grau ouro e estamos a trabalhar para termos também toda a costa com o galardão de praias inclusivas. Significa isso que trabalhamos o ano inteiro para termos a qualidade da água e dos areais ao mais alto nível de satisfação. Mas não só. O nosso trabalho passa igualmente pela garantia de boas acessibilidades, garantia de uma rede de águas e saneamento eficaz, passa pela segurança das pessoas, pelo cuidado com uma frota não poluente… somos, aliás, o primeiro município do país com uma frota de transportes urbanos cem por cento elétricos, e, não menos importante, por um diálogo muito próximo não só com as entidades governamentais, como com as empresas e comerciantes que aqui operam. Somos hospitaleiros, oferecemos cultura, produtos gastronómicos de excelente qualidade e temos dos melhores hotéis da Europa. Acresce os nossos espaços exemplares para o desporto e oferecemos, gratuitamente, diversa animação de qualidade, para todos os gostos e faixas etárias. Veja-se o Albufeira Sea Fest, o Albufeira Sounds Sunset, o Fullmoon, o Carpenox e o grande concerto do Dia do Município, que é a 20 de agosto. Este ano teremos o regresso dessa grande diva que é Gloria Gaynor. Acima de tudo temos tido um diálogo dinâmico com as vicissitudes dos tempos. Neste momento preparamo-nos para a criação do recife Pedra do Valado, uma área marinha protegida, fundamental para diminuir a pressão humana sobre as espécies marinhas e para garantir a resiliência deste ecossistema único, pois é o maior recife costeiro do sul de Portugal.
Quais as principais caraterísticas diferenciadoras entre a oferta turística que Albufeira disponibiliza em comparação com os outros municípios do Algarve? Porque os turistas devem escolher Albufeira como destino de férias?
Temos a chancela da tradição e estamos situados no coração do Algarve, o que não é só uma coincidência do traçado da autoestrada. Efetivamente, a nossa posição geográfica oferece-nos condições climáticas, geológicas, botânicas e marinhas muito especiais. Note que entre os anos 50 e os anos 70, Albufeira tornou-se muito procurada por pintores e fotógrafos, nacionais e estrangeiros. Pintaram a paisagem, a arquitetura, o nosso mar, mas o que os seduzia era a luz, resultante de um conjunto de variantes naturais. De resto, temos excelentes restaurantes, vinhos muito agradáveis e talvez por isso é que fomos escolhidos por empresários que à sua vocação empresarial somam também uma sensibilidade especial. Somos muito procurados para congressos científicos e não só. Exemplo disso é que fomos selecionados para acolher a primeira gala exclusivamente portuguesa de restaurantes do Guia Michelin. Esta gala irá realizar-se a 27 de fevereiro do próximo ano no Palácio de Congressos NAU Salgados, com um jantar para 500 convidados.
Estamos a falar de Albufeira litoral, mas certamente que há também pontos de interesse no restante território.
Há, sim. Temos as freguesias de Paderne, Guia e Ferreiras, com as suas tradições, a boa mesa e paisagens deslumbrantes. E temos património que deve ser visitado, como o Castelo de Paderne, por exemplo. É um monumento de Interesse público, pelas suas características, soluções arquitetónicas e singularidades de uma fortificação construída num período muito conturbado, de forte pressão dos reinos cristãos do norte sobre os territórios do sul da península que ainda faziam parte do AlAndalus. Este hisn ou fortificação rural erguido numa elevação, junto à ribeira de Quarteira, construído em taipa militar é uma referência internacional, frequentemente mencionado e objeto de estudos científicos de arqueologia, engenharia, arquitetura, conservação e restauro. Uma visita à Ermida de Nossa Senhora da Visitação na Guia é também imperativo, pois tudo indica tratar-se de uma obra anterior ao século XVI. O mesmo se diz da Ermida da Orada e do nosso Museu de Arqueologia, em Albufeira. Quero ainda salientar o nosso Escarpão, no âmbito da candidatura a Geoparque da Unesco, juntamente com os municípios de Loulé e Silves, a que chamaremos Algarvensis. Há muito mais a descobrir em Albufeira, mas o melhor de tudo, são as pessoas. As pessoas e as suas artes, pelo que quem nos visita tem à sua disposição, nas horas de muito calor, o Centro Educativo do Cerro do Ouro e o Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, a oportunidade de contactar com o nosso artesanato, não só para comprar e admirar, mas também para fazer, para experimentar. Quem pretende conhecer bem Albufeira, tem ainda à sua disposição os percursos pedestres de Paderne e o da Via Algarviana que liga Albufeira a Alte, numa extensão de 29,3 km, os quais se traduzem numa aposta ganha quanto à aquisição de conhecimentos, quer em matéria de biologia, fauna, flora, geografia e todas as áreas que digam respeito à Natureza. Refira-se que o percurso que se liga à Via Algarviana, começa no Posto de Turismo de Albufeira, passa pela Estação de caminho-de-ferro de Ferreiras e segue até à aldeia da Centieira, próxima da antiga empresa Faceal, cruzando-se aí com os três percursos existentes em Paderne: o do Castelo, o do Cerro Grande e o do Cerro de São Vicente. É uma aventura para quem gosta de campo. Para quem gosta de atividades aquáticas temos excelentes referências.
Tem havido também trabalho no sentido de Albufeira ser a Cidade Europeia do Desporto em 2026.
Pois tem. Há em Albufeira 3220 atletas, dos quais 2241 são federados, repartidos por 28 modalidades desportivas. Temos 21 clubes desportivos e 15 infraestruturas desportivas de qualidade, entre estádios, pavilhões, estádios, parques, pistas e piscinas. Apoiamos em regime de permanência 11 atletas de renome internacional e organizamos totalmente ou em parceria diversos eventos desportivos ao longo do ano. São muitos, mas não posso deixar de salientar, nomeadamente, a Taça de Portugal de Ciclismo feminino, a Volta ao Algarve em bicicleta, a Etapa da volta a Portugal em bicicleta, o Algarve Cup – mundialito de futebol feminino, Campeonato da Europa de Snooker, Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca desportiva, Campeonato do mundo de kempo, Cross internacional das Amendoeiras em Flor, Campeonato da europa de Futevólei de Praia 2017, Taça dos clubes campeões europeus de Corta-mato, Campeonato da europa de Corta-mato e Festa do basquetebol juvenil, entre outros. Anualmente realizamos a Gala do Desporto, onde são homenageados cerca de 300 atletas de todas as idades. A nossa longa experiência em organização de eventos desportivos, as nossas infraestruturas de elevada qualidade, a procura e interesse crescente da população na prática desportiva, bem como o nosso interesse em juntar ao epíteto “Albufeira-capital do Turismo”, também a chancela “Albufeira – Cidade Europeia do Desporto”, leva-nos a concentrar toda a nossa energia, meios e empenho para este grande objetivo.
O que diria a quem estivesse com dúvidas de vir passar as suas férias a Albufeira, nesta época ou numa outra.
Receber bem é o nosso lema e não duvidamos que somos, provavelmente, o melhor sítio deste país para viver, descansar, divertir-se e pensar em futuro. Garantidamente, somos o destino de emoções por excelência.
“