Fazendo jus aos anos anteriores, o concelho volta a erguer a Bandeira Azul em quatros praias (Barril, Terra Estreita, Ilha de Tavira- Mar e Cabanas-Mar) e a programação cultural retoma em pleno. Tavira está pronta para o receber.
Qual é a importância para o concelho de possuir quatro praias galardoadas com a bandeira azul?
Para o Município de Tavira, o galardão bandeira azul é o reconhecimento que resulta do esforço e desempenho, ao longo dos anos, ao nível da qualidade, segurança, acessibilidades e ambiente. O investimento da autarquia e entidades parceiras tem permitido qualificar as nossas praias, posicionando-as ao nível das melhores no panorama internacional. Podemos e devemos ter orgulho em ostentar este galardão que acaba, igualmente, por nos responsabilizar pela preservação do património natural.
Que tipo de ações foram e têm sido desenvolvidos nas praias para cumprir com os critérios da bandeira azul e que no fundo foram cruciais para alcançar as recentes distinções?
A aposta passa pela educação e sensibilização ambiental, não só em período balnear, mas durante todo o ano, com o desenvolvendo de campanhas de sensibilização, assim como por intermédio da dinamização de diversas ações e projetos de educação ambiental com as escolas e população em geral.
A criação de trilhos de natureza, que permitem o conhecimento do território e das praias, de forma ordenada, como foi feito na ilha de Tavira e praia do Barril, é um dos exemplos.
O trabalho que tem vindo a ser feito ao nível das acessibilidades, como foi o caso do cais e passadiço de acesso à praia de Cabanas, criando soluções seguras e atrativas para os utentes, é também uma questão primordial para a autarquia. Neste campo, a criação de sinergias, com outras entidades, permite algumas conquistas importantes para as nossas praias. É disso exemplo: o Cais da Ilha de Tavira, obra da Docapesca, que possibilitou a criação de um acesso à ilha com segurança, qualidade e conforto para os utentes.
Também, os investimentos empreendidos pela empresa municipal Tavira-verde, ao nível das redes de saneamento, também têm contribuído para a qualidade das nossas águas balneares que são consideradas de excelência.
O quê que ao longo do tempo o município tem implementado para contribuir para a qualidade e segurança das praias e consequentemente dos banhistas?
Para além dos nadadores-salvadores das concessões balneares das diversas praias, a Ilha de Tavira, dispõe de uma equipa de bombeiros municipais que salvaguardam as questões de segurança, durante a época balnear. Estes efetivos têm ao dispor um veículo de intervenção de resgate e transporte de vítimas e uma zona de toque para receção de equipas médicas helitransportadas. Dispomos, ainda, de uma embarcação para o socorro que, prontamente, pode transportar as vítimas para Tavira.
A Ilha de Tavira está, também, dotada de um sistema de combate a incêndios, através de marcos e carreteis. Ao nível do Parque de Campismo da Ilha de Tavira, a infraestrutura oferece um sistema de defesa contra incêndios com carreteis e os funcionários desta instalação recebem formação de primeira intervenção a incêndios e socorrismo. Todas estas questões permitem com que os utentes se sintam em segurança nas nossas praias.
De que forma envolvem a comunidade na realização e até consciencialização para as ações de sensibilização, com por exemplo a limpeza de praias? E os turistas de que forma procuram incentivar para a prática de boas ações no vosso território?
Em Tavira, primamos por uma cidadania ativa e participativa perante as questões ambientais, pois só com o envolvimento da comunidade é possível preservar e salvaguardar o nosso património natural.
A promoção de ações de voluntariado faz parte do nosso Programa de Educação Ambiental. Ao longo de todo o ano, envolvemos a comunidade em iniciativas como ações de limpeza, plantações e remoção de espécies invasoras. Em complemento, fazemos algumas ações de sensibilização passiva, através de mensagens em outdoors ou painéis nos acessos às praias.
Quem nos visita tem como referência de Tavira uma cidade limpa, saudável, amiga do ambiente e associada aos princípios da dieta mediterrânica e da sustentabilidade. Essa ideia só por si já faz com que, quem nos visita, esteja alinhado com esses princípios, sendo muito fácil passar a mensagem e criar as boas práticas junto dos visitantes.
Quais são as expectativas para o verão deste ano, em termos de turistas e repercussões económicas, após dois anos de limitações?
O verão está, necessariamente, associado a férias, e estamos convictos que a procura interna por uns dias de descanso aumentará e que Tavira será, com certeza, o destino de muitas famílias.
Depois de 2 anos de pandemia, em que continuámos a programação cultural, mas condicionados, o programa cultural “Verão em Tavira” volta em pleno e promete animar os meses mais quentes do ano com inúmeros espetáculos a preços acessíveis e/ou gratuitos.
Estamos de volta e preparados para receber em segurança. Esperamos por si.