: 19 de Dezembro, 2025 Redação:: Comentários: 0

A Mais Magazine teve a oportunidade de acompanhar a gala dos TheFork Awards with Mastercard, um dos acontecimentos mais aguardados pelo setor da restauração, onde se destacam as melhores aberturas gastronómicas, os talentos emergentes e as figuras que continuam a moldar a cozinha portuguesa.

No passado dia 17 de novembro teve lugar, no Convento da Beata, em Lisboa, a 2.ª edição dos TheFork Awards with Mastercard, que reuniu 250 convidados. A cerimónia, apresentada pelo reconhecido comunicador Vasco Palmeirim e apoiada pela Mastercard, enquanto naming sponsor, bem como pela Sogrape, Recheio e Vista Alegre, teve como principal objetivo premiar os melhores restaurantes do ano e destacar figuras marcantes da gastronomia portuguesa. O júri, composto por mais de 50 dos mais prestigiados chefs – incluindo vários distinguidos com Estrela Michelin, como a Chef Marlene Vieira, o Chef Rui Paula, o Chef João Sá e o Chef Henrique Sá Pessoa – selecionou 38 restaurantes como as melhores aberturas gastronómicas de 2024 em Portugal. Os utilizadores da TheFork puderam votar na sua abertura preferida entre os nomeados, através da página oficial do evento.

Polémico e Santa Joana: os grandes vencedores da noite

O restaurante Polémico foi eleito pelos portugueses como o favorito de 2025, recebendo o People’s Choice Award. Sobre esta distinção, o Chef António Lobo Xavier afirmou: “Não estávamos mesmo à espera deste prémio. Abrimos há dez meses, somos cinco sócios em que o mais velho tem 26 anos; receber esta distinção entre restaurantes tão conceituados é mesmo um motivo de orgulho. Propomos uma fusão gastronómica onde a comida de excelência é para toda a gente, dentro de um ambiente informal, com guardanapos de pano, pratos de inox e cozinha de chef. Mudamos o menu de dois em dois meses porque acreditamos que a criatividade pode repensar sabores. ”Foi igualmente divulgado o Top 10 dos restaurantes mais votados pelo público, revelando a diversidade e qualidade da gastronomia nacional: Marina com Noélia (Olhão), Belos Aires Praia (Arcozelo), Carvoaria (Lisboa), Bougain Avenida (Lisboa), De Raiz (Almada), Renascimento (Guimarães), Raio (Lisboa), Intemporal (Paço d’Arcos) e Bonança (Lisboa).Outro dos grandes momentos da noite foi protagonizado pelo Santa Joana, distinguido com o Chef’s Choice Award – atribuído pelos chefs do júri em reconhecimento da inovação e excelência gastronómica – e também com o Media’s Choice. O restaurante viveu uma noite memorável, que incluiu ainda uma homenagem ao Chef Nuno Mendes pela sua carreira e contributo para a gastronomia portuguesa. Sobre este reconhecimento, o chef referiu: “Este prémio é um orgulho enorme para mim e para a nossa equipa. Estamos há um ano a montar uma casa onde somos os anfitriões de um convento com mais de quatrocentos anos de história. Tentámos criar um espaço com um ambiente boémio e divertido, onde honramos o sítio onde estamos, com inspiração na cozinha portuguesa, mas também nas viagens por todos os sítios onde já andámos até à Lisboa de hoje.” Acrescentou ainda: “Somos uma equipa de profissionais incríveis que temos levado este projeto para a frente; é o trabalho desta equipa e o seu empenho que nos traz este prémio. É uma honra enorme sermos reconhecidos. ”A gala apresentou também algumas novidades, como a criação do Mastercard Impact Award, entregue ao restaurante Intemporal, em Paço de Arcos, liderado pelo Chef Miguel Laffan, pelo seu impacto positivo nas comunidades locais, na promoção do turismo autêntico e no incentivo ao talento.

No que toca às categorias especiais, o Media’s Choice Award foi atribuído ao restaurante Santa Joana, que acumulou igualmente o prémio Chef’s Choice. O Prémio Excelência na Carta de Vinhos, atribuído pela Sogrape, distinguiu o restaurante Largo do Paço, em Amarante, enquanto o Prémio Raízes, selecionado pelo Recheio, foi entregue ao Fitapreta – A Cozinha do Paço, em Évora.

Uma homenagem aos grandes nomes da cozinha portuguesa

Durante a cerimónia, houve ainda espaço para celebrar profissionais que influenciam e elevam a gastronomia portuguesa além-fronteiras. A abertura do evento homenageou Maria de Lourdes Modesto, símbolo incontornável da divulgação da gastronomia portuguesa. Noélia Jerónimo foi celebrada pelo Chef Rodrigo Castelo, que destacou o percurso desta figura emblemática. O Chef Leandro Carreira prestou tributo a Nuno Mendes pela sua projeção internacional e contributo para a valorização da cozinha portuguesa no mundo. Por sua vez, Dieter Koschina foi homenageado pelo Chef Rui Silvestre, que sublinhou a sua mestria técnica e o seu papel inspirador para as novas gerações de cozinheiros em Portugal.

O jantar das estrelas

O jantar servido durante a gala foi uma verdadeira celebração da tradição culinária nacional, reunindo algumas das casas mais reconhecidas pelo público, como a Cervejaria Ramiro, o Solar dos Presuntos, o Belmiro, o Pap’Açorda e o Versailles, que apresentaram pratos típicos lisboetas. Nesse sentido, o menu foi composto por:

  • 1.º Prato: Croquete (Versailles)
  • 2.º Prato: Gambas à Guilho (Ramiro)
  • 3.º Prato: Pataniscas com Arroz de Tomate (Solar dos Presuntos)
  • 4.º Prato: Cozido à Portuguesa (Belmiro)
  • Sobremesa Mastercard: Criação da Chef Juliana Penteado
  • Sobremesa: Mousse de chocolate (Pap’Açorda)

No final da noite, os excedentes alimentares foram recolhidos pela ReFood, reforçando o compromisso do evento — e do setor — no combate ao desperdício alimentar.

Balanço da noite

Encerrada a gala, é tempo de balanço. Susana Castro, Diretora de Marketing do TheFork Portugal, sublinhou a importância da plataforma na promoção e valorização da restauração nacional: “O TheFork Awards with Mastercard é um tributo à comunidade gastronómica portuguesa — aos novos talentos, aos chefs consagrados e a todos os que, todos os dias, contribuem para que Portugal continue a ser um destino de excelência à mesa. Hoje celebramos duplamente: os prémios das novas aberturas, mas também os dez anos TheFork. É com muito orgulho que fechamos esta segunda edição entre parceiros e chefs que fazem parte desta década. ”Em suma, a segunda edição dos TheFork Awards confirmou a vitalidade da gastronomia portuguesa e o papel determinante dos seus protagonistas na construção do futuro do setor.