: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Chef Olivier da Costa é um nome incontornável quando se fala em gastronomia portuguesa e nas principais personalidades do setor. Dono de um vasto império gastronómico com epicentro em Portugal e que se estende até à América do Sul e Ásia, Olivier viu reconhecido um dos seus mais recentes projetos, o ÀCosta by Olivier, com o People’s Choice Award, atribuído pelo público à melhor abertura no setor da restauração em Portugal no último ano. Em entrevista à Mais Magazine, o Chef revela que um dos segredos para o seu sucesso ao longo de mais de 30 anos de carreira é a preocupação constante com o consumidor, visto que “as estrelas dos seus restaurantes são os clientes”.

Sempre com o mar como pano de fundo, com uma vista privilegiada para o Rio Tejo, com uma decoração que alia o requinte ao conforto e com uma ementa que é uma ode à gastronomia tradicional portuguesa, o ÀCosta by Olivier foi eleito, pelo público, como a melhor abertura nos últimos doze meses em Portugal. Um projeto que começou a ser pensado e trabalhado há cerca de um ano e meio e que surgiu através de uma lacuna na restauração lisboeta encontrada pelo Chef Olivier. “Quando decido abrir um restaurante é por uma necessidade que sinto que existe no mercado de algo que ainda não existe no ramo da restauração. Neste caso, não havia em Lisboa um bom restaurante clássico recheado dos melhores sabores do mar, onde as pessoas pudessem comer um bom peixe ou marisco, com vista para o Rio Tejo. Por isso, quando apareceu esta oportunidade, foi a ocasião perfeita para concretizar este meu desejo”, salienta Oliver. Todos os aspetos do restaurante foram cuidadosamente pensados pelo Chef, desde os mais visíveis, como a decoração e a construção de todo o menu, até às pequenas singularidades que dão um ar diferenciado ao espaço, com destaque para as fardas dos empregados e a disposição das mesas. Um restaurante com uma identidade muito ligada ao Fine diningcom um toque do Chef Olivier que lhe é muito característico, “sempre com um bocado de música, DJ e bar”.

Chef Olivier da Costa, vencedor do People`s Choice Award

A ementa é um voltar às raízes do Chef Olivier e uma forma de homenagear todos aqueles que contribuíram para o seu elevado grau de conhecimento gastronómico e para o inegável sucesso dos 35 restaurantes espalhados um pouco por todo o mundo, adicionando-se apenas uma pitada de irreverência. Um conceito familiar, de tradição e de lembrança dos melhores momentos passados à mesa. “Na construção da ementa fui tentar recuperar coisas da minha infância. Por exemplo, a Mousse de chocolate Maria Luísa tem o nome da minha avó, porque como eu estudei muitos anos no Colégio Francês e a minha avó era lá professora, no final do dia, quando o meu avô nos ia buscar, íamos sempre a uma pequena loja que lá havia comprar chocolates. Na época não havia a variedade de doces que atualmente existe, então a minha avó comprava-me o nougat, algo que agora recupero e incorporo na mousse. Também o Carpaccio de peixe é uma receita que o meu tio Jorge fazia muitas vezes e que eu adaptei. São tudo lembranças”, recorda Olivier.

ÀCosta by Olivier foi o grande vencedor do People’s Choice Award

O sucesso que o ÀCosta by Olivier tem alcançado é palpável, não apenas pelas “cerca de 250 a 300 refeições” que servem diariamente, como também pela distinção com o People’s Choice Award, que atesta o quão este projeto foi bem recebido pelo público. Ainda que o Chef Oliver se sinta “muito honrado e contente”, relembra que “todo o mérito e valor tem de ser dado a toda a equipa do restaurante”. Acima de tudo, é o reconhecimento por parte do público da visão inovadora que Olivier tem para a restauração, sendo que o próprio se assume como pioneiro em várias frentes do setor. “Eu não vivo para prémios, eu faço os restaurantes apenas a pensar no meu público e o meu público são os portugueses. O que realmente me cativa é pensar nos projetos e construí-los, sempre na linha de pensamento de inovar e de tentar fazer algo que ainda não exista. Por exemplo, o primeiro restaurante com discoteca de sucesso em Portugal fui eu que o fiz, o Oliver Avenida, onde agora se localiza o Yakuza. Para além disso, fui o primeiro a produzir menus de degustação em Portugal, em 1996, no Olímpio, e a introduzir na carta iguarias como o pesto. Atualmente é algo muito comum, mas à época não havia nas cartas dos restaurantes portugueses. Tento sempre fazer conceitos novos e considero-me um dos pioneiros da nova restauração em Portugal”, comenta o renomado Chef. Neste sentido, Oliver realça que o facto de www.acostabyolivier.ptmuito cedo ter tido contacto com várias gastronomias do mundo, nomeadamente a francesa, foi algo preponderante para que hoje em dia esteja capacitado a ter uma visão diferenciada.

Uma refeição no ÀCosta ou em qualquer restaurante do Chef Olivier é uma autêntica experiência gastronómica única, uma viagem pelos melhores sabores locais, sempre muito vincada pelo lado humano que o Chef emprega, sendo essa uma das chaves para o sucesso e consistência que tem demonstrado ao longo da sua carreira. “Eu gosto de ir ter com os clientes e perceber se estão satisfeitos. Não só eu, mas toda a minha equipa tem de dar amor e carinho aos clientes, porque eles são a nossa estrela. O cliente tem de sair dos meus restaurantes com um sorriso na cara, feliz por ter experienciado novos sabores. No decorrer destes anos já abri 52 restaurantes, quase todos com conceitos diferentes, e todos tiveram o seu sucesso, não apenas fruto do meu suor e dedicação, mas por causa dos meus clientes” finaliza Olivier.