: 28 de Novembro, 2025 Redação:: Comentários: 0

É no dia 5 de dezembro, às 18h00, que a Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, inaugura a exposição “Mundos Imperfeitos”, da artista Teresa Martinho, que ficará patente até 30 de dezembro. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, entre as 09h00 e as 17h30, com entrada livre.

Em “Mundos Imperfeitos”, Teresa Martinho explora a relação tensa e desigual entre o ser humano e o ambiente, revisitando os quatro elementos primordiais da Natureza. A artista convoca diferentes linguagens escultóricas e variadas técnicas de modelação, queima e acabamento cerâmico para evidenciar a crescente fragilidade deste vínculo. Do equilíbrio ancestral à atual lógica de exploração, a exposição reflete sobre a forma como a humanidade passou a encarar a Natureza como um reservatório inesgotável de recursos, uma perceção que se revela cada vez mais ficcional e insustentável.

As peças apresentadas traduzem esta reflexão através da matéria, argilas distintas, contrastes formais e superfícies transformadas pelo fogo, numa metáfora para os impactos da presença humana e para os ecossistemas que procuramos dominar, mas raramente compreendemos.

Para além da sua carreira como enfermeira, Teresa Martinho é artista residente na Fábrica da Criatividade desde 2023, onde desenvolve investigação em cerâmica contemporânea. Autodidata, tem vindo a consolidar um percurso regular em exposições coletivas e individuais. Em 2024 apresentou a sua primeira mostra a solo, “As Mouras do Imaginário Popular Português”, no mesmo espaço. É autora dos troféus do Festival Mundial da Animação (2024) e da Fórmula Student (2025) e integrou, em 2025, a representação do Município de Castelo Branco na exposição “Portugal Cerâmico” e na 39.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

A exposição “Mundos Imperfeitos” propõe, assim, um percurso sensorial e crítico sobre o papel do Homem no planeta, convocando o público a refletir sobre um futuro que permanece em aberto.