: 24 de Outubro, 2025 Redação:: Comentários: 0

A Mais Magazine esteve à conversa com Nuno Mendonça, Diretor-Geral da Audi Portugal, que reforça o posicionamento da marca como referência no segmento premium, onde design, tecnologia e exclusividade se unem para criar uma experiência verdadeiramente distinta. Mais do que fabricar automóveis, a Audi propõe um luxury lifestyle contemporâneo, assente na inovação, na sustentabilidade e na personalização, convidando cada cliente a viver uma relação emocional e sofisticada com a marca.

Como a Audi Portugal se posiciona no mercado de luxo e quais são os valores que pretende transmitir através da sua gama de veículos?

A Audi afirma-se como uma Marca premium contemporânea que combina desempenho, inovação e um design emocional. Os valores centrais que pretende transmitir são qualidade técnica, design progressivo, conectividade inteligente e sustentabilidade sofisticada. A Marca expressa estes princípios através de produtos que equilibram tecnologia avançada com materiais e acabamentos de alta qualidade, traduzindo uma visão moderna de sofisticação.

De que forma a marca Audi consegue unir design, tecnologia e exclusividade para oferecer uma experiência premium aos seus clientes?

Na Audi tudo o que fazemos tem de ser relevante para a experiência dos nossos Clientes. Procuramos, sempre, encontrar soluções inteligentes que melhorem a vida de quem utiliza os nossos produtos. Design, tecnologia e exclusividade são caraterísticas que diferenciam os produtos da Audi. Utilizamos o design como forma de linguagem emocional que concretiza, através do automóvel, a nossa promessa tecnológica. A tecnologia é integrada de forma intuitiva nas características dos nossos automóveis, transformando funcionalidades complexas em experiências de condução do cliente. A exclusividade resulta da combinação entre personalização, edições limitadas, qualidade dos materiais e acabamentos, serviços diferenciados, entre outros, que tornam o nosso produto mais premium e mais exclusivo.

Como a Audi se relaciona com o conceito de luxury lifestyle, criando experiências que vão além do automóvel?

A Audi entende o luxury lifestyle como uma experiência holística que envolve mobilidade, ambiente e experiência. A Marca, através da comunicação, cria narrativas de estilo de vida que ligam o automóvel a contextos como design, viagens, arte, tecnologia, entre outros. Estas narrativas têm de ser coerentes com o espaço onde recebemos os nossos Clientes, motivo pelo qual estamos a renovar todos os showrooms da Marca em Portugal com o novo conceito Audi Progressive Retail. A interação dos Clientes com as nossas equipas comerciais e de após-venda é, também, um ponto crítico desta experiência, motivo pelo qual apostamos na formação como uma ferramenta crucial para o reforço do conceito luxury lifestyle. Mas existem outras variáveis essenciais neste caminho: a interação digital dentro e fora (com destaque para a app MyAudi) da viatura; o ambiente a bordo; a performance sustentável dos nossos modelos e-tron e e-hybrid. O objetivo da Audi é transformar cada interação com a Marca, numa lógica de 360º, numa extensão do estilo de vida do cliente.

Que iniciativas ou parcerias refletem o compromisso da Audi Portugal com o estilo de vida de luxo e a sofisticação?

As iniciativas onde é mais evidente os compromissos da Marca com o seu posicionamento assentam, sobretudo, ao nível dos eventos e patrocínios da Marca: a nossa presença em eventos de Moda, o nosso Torneio de Golfe Audi quattro Cup, cujos vencedores têm acesso a um programa, na final internacional, muto exclusivo; os eventos locais exclusivos promovidos pela nossa Rede de Concessionários são alguns desses exemplos. Naturalmente que também o compromisso claro da Marca com a sustentabilidade é muito importante para dar um patamar superior de sofisticação à nossa comunicação, tornando evidente que a adoção de uma forma de mobilidade eletrificada contribui para um estilo de vida mais premium.

O que torna a Audi City Lisboa um espaço único e inovador no universo do luxury lifestyle automóvel?

A Audi City Lisboa foi o primeiro showroom da Marca a integrar o conceito Audi Progressive Retail, concebido para oferecer aos nossos Clientes uma experiência de compra mais personalizada, digital e premium. Mais do que um simples showroom, é um espaço tecnológico e imersivo, marcado por um ambiente acolhedor onde o design e a sofisticação assumem o protagonismo. Na Audi City Lisboa, o Cliente é convidado a configurar de forma individualizada a viatura que mais o inspira, recorrendo a plataformas digitais avançadas que tornam a experiência envolvente e intuitiva. O conceito de luxury lifestyle está presente em cada detalhe: na iluminação cuidadosamente desenhada, na decoração e nas cores, na qualidade dos materiais sustentáveis que utilizamos e no design do mobiliário, criando um ambiente sereno, elegante e contemporâneo. Tudo foi pensado para acolher os Clientes Audi com conforto, tranquilidade e uma sensação genuína de exclusividade.

Como a experiência na Audi City Lisbon reflete os valores de exclusividade e sofisticação da marca?

Este novo conceito, apresentado na Audi City Lisboa, traduz de forma exemplar a estratégia global da Audi para o retalho premium, materializando-se numa experiência de Cliente exclusiva, sofisticada e centrada na personalização.

Estes valores refletem-se na forma como proporcionamos conteúdos exclusivos e configurações únicas, permitindo que cada Cliente viva uma relação mais próxima e emocional com a Marca. Tudo isto num formato compacto, urbano e altamente tecnológico, pensado para um público exclusivo.

O resultado é uma perceção clara de que as nossas Audi City showrooms não se limitam a vender automóveis, oferecem uma experiência de compra distintiva, onde a inovação, o design e a emoção se encontram para redefinir o verdadeiro significado de premium.