: 26 de Setembro, 2025 Redação:: Comentários: 0

A HOYA, referência global em soluções óticas inovadoras, combina tecnologia de ponta, personalização e compromisso ambiental para transformar a experiência visual em todas as fases da vida. Ricardo Cadete, Country Manager HOYA Portugal revela à Mais Magazine os eixos estratégicos da empresa e as principais soluções disponíveis no mercado.

Quais os produtos e serviços que estão capacitados a oferecer no mercado?

A HOYA disponibiliza soluções ópticas completas para todas as fases da vida, cobrindo miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Destaca-se a lente MiYOSMART, lançada em Portugal em janeiro de 2022, desenvolvida para controlar a progressão da miopia infantil. A HOYA foi pioneira mundial nesta tecnologia, que alia eficácia clínica, conforto e segurança. Além disso, oferece lentes personalizadas de alta gama, tratamentos antirreflexo de elevada qualidade e soluções específicas para sol, desporto, condução e outras necessidades visuais.

De que forma a HOYA incorpora inovação nos seus diversos produtos e tecnologias para criar produtos inovadores e diferenciar-se no mercado oftalmológico?

A inovação é central na estratégia da HOYA. Investimos continuamente em I&D para desenvolver tecnologias exclusivas que respondem às necessidades dos utilizadores e profissionais da visão. A tecnologia D.I.M.S., presente na MiYOSMART, é um exemplo de sucesso, com mais de 8 anos de estudos clínicos que comprovam a sua eficácia na gestão da miopia infantil. O tratamento antirreflexo Hi-Vision Meiryo oferece nitidez excecional, maior resistência a riscos e proteção 100% UV. Já a lente VisuPro foi criada para jovens presbitas (entre os 35 e 45 anos) , proporcionando conforto visual e adaptação fácil, antes da necessidade de lentes progressivas. Estas soluções refletem o compromisso da HOYA com a excelência tecnológica e a personalização da experiência visual.

A HOYA mantém o desejo de se tornar numa organização mais conectada, consciente e impactante a nível ambiental. Que medidas a HOYA implementou para reduzir o impacto ambiental das suas operações, incluindo embalagens e consumo de energia, e qual é a vossa meta de redução de impacto ambiental?

A HOYA está comprometida com a sustentabilidade e tem vindo a implementar medidas para reduzir a sua pegada ecológica. Otimizamos os processos produtivos para reduzir o consumo energético e adotamos fontes de energia renovável. A meta é atingir 100% de eletricidade renovável até 2040, com um objetivo intermédio de 60% até 2030. Também estamos a reduzir o impacto ambiental do uso da água e das embalagens, com iniciativas de redução, reutilização e reciclagem em todas as operações. Através do programa One Vision, promovemos ações que apoiam as comunidades, reduzem o impacto ambiental e criam um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e diverso.

Quais as metas a curto/médio prazo para a empresa?

As metas incluem:

  • Consolidar a liderança no segmento de controlo da miopia infantil com Mi-YOSMART.• Apresentar produtos inovadores que melhorem a visão e se adaptem às necessidades visuais das populações.
  • Acelerar e consolidar o programa One Vision como pilar estratégico da empresa.