: 21 de Julho, 2025 Redação:: Comentários: 0

Com o Dia Mundial dos Avós (26 de julho) à porta, o Gabinete Sénior da consultora de advocacia Dantas Rodrigues & Associados disponibiliza durante esta semana consultas jurídicas gratuitas a pessoas com 60 ou mais anos de idade que necessitem de aconselhamento. A iniciativa decorrerá durante cinco dias consecutivos, a partir desta segunda-feira, para assinalar a efeméride.

O apoio especializado funcionará online, através da plataforma Zoom, das 11h00 às 17h00, e a oferta contempla um total de 10 consultas, cada qual com a duração máxima de 30 minutos.

Podem inscrever-se cidadãos nacionais ou estrangeiros, e em cada sessão (que funcionará em português ou em inglês) só poderá ser tratado um tema jurídico.

“O nosso Gabinete Sénior consolida o conhecimento e a experiência que a Dantas Rodrigues & Associados tem acumulado ao longo dos anos. É uma área a que dedicamos um especial cuidado e que está vocacionada para resolver questões específicas dos cidadãos com mais de 55 anos, bem como para procurar as melhores soluções e orientações não só nos domínios jurídicos, como também administrativos e financeiros. Ajudar a cuidar dos que cuidaram de nós é uma das nossas prioridades, daí que prestemos apoio igualmente aos cuidadores”, explica Joaquim Dantas Rodrigues, sócio-partner da DR&A.

Os serviços estruturados que este escritório de advogados desenvolve para as necessidades específicas desta franja da população abrangem quer particulares quer o designado patamar Corporate. Preparação para a reforma, gestão de património, relação com o Estado e defesa dos interesses dos seniores na interação com entidades privadas são algumas das componentes mais trabalhadas pela DR&A para os clientes particulares. Já o trabalho com os clientes corporativos tem ganho mais evidência nas etapas que refletem o cumprimento dos normativos legais que disciplinam e regulam o exercício da atividade de prestação de serviços de apoio ao sénior.

A Dantas Rodrigues & Associados tem vindo a desenvolver um importante trabalho na área da Terceira Idade, fruto da consolidação do conhecimento e da experiêncianas áreas jurídica, administrativa e financeira.

Exemplo disso mesmo é o “Guia jurídico para proteção dos mais velhos”, obra inédita que, através de uma linguagem acessível a todos, complementada com esquemas e imagens simples e claras – assim como minutas para as situações burocráticas mais recorrentes na vida dos seniores -, (pré)prepara os seniores para os desafios desta nova etapa de vida.

A preocupação com a temática é também espelhada nos cursos que o Centro de Estudos Dantas Rodrigues(CEDR) ministra: de Cuidador formal, Cuidador informal, Direito de Seniores e Enquadramento Jurídico da Segurança do Doente.

Portugal, recorde-se, é o segundo país mais envelhecido da União Europeia e a tendência é de agravamento. Ao ponto de projeções do Instituto Nacional de Estatística apontarem para 2080 a existência de 300 pessoas idosas por cada 100 jovens portugueses (o rácio atual é de 184 cidadãos com 65 ou mais anos de idade por cada 100 jovens). Um cenário que muitos começam a preparar, inclusive na esfera jurídica.

Não obstante, sublinha Joaquim Dantas Rodrigues, notar-se uma “procura crescente de informação e de apoio, sobretudo jurídico”, a respeito de todas as temáticas relacionadas com a realidade dos seniores, trata-se de um domínio que no nosso País “tarda em conquistar o espaço que deve merecer”.