: 23 de Maio, 2025 Redação:: Comentários: 0

As universidades estão cada vez mais atentas à transição dos estudantes do secundário para o ensino superior. Reconhecem hoje os desafios críticos do primeiro ano para o sucesso e retenção dos estudantes, por isso, minimizar o abandono e o insucesso nesse período tornou-se uma prioridade, levando as instituições a focar na retenção e conclusão bem-sucedida dos alunos matriculados.

Nesse sentido, a Universidade do Minho (UMinho) implementou em 2024 o projeto “sou.uminho 5.0”, numa iniciativa inovadora que atua preventivamente em situações de potencial abandono escolar, promovendo o sucesso académico dos estudantes inscritos pela primeira vez na universidade. Este é um projeto desenvolvido em colaboração com estudantes e diversas Escolas, Institutos e Unidades da UMinho com o objetivo de que a universidade se torne um lugar em que os estudantes se sintam acolhidos, envolvendo toda a comunidade académica neste processo de sucesso coletivo.

O “sou.uminho 5.0” assenta num plano de ação que engloba uma série de iniciativas destinadas a inovar e modernizar as práticas institucionais da UMinho. Essas iniciativas têm como desafio o combate ao abandono escolar, bem como a promoção de práticas pedagógicas modernizadas que contribuam para um ensino de qualidade e atualização tecnológica, alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) – Educação de Qualidade. Desta forma, o “sou.uminho 5.0” ajuda a atualizar tecnologicamente as condições de formação e contribui, de forma concreta, para um ensino de qualidade nas áreas disciplinares relevantes.

O projeto foi contemplado com um financiamento no âmbito da submedida “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior” que permite a implementação das diversas iniciativas propostas, assegurando os recursos necessários para alcançar os objetivos delineados.

Da promoção…

O sucesso escolar no Ensino Superior influência não só os estudantes que, naturalmente, são o público prioritário, mas também toda a academia. O trabalho está assente na produção de ferramentas e conteúdos digitais, reunidos na plataforma “sou.UMinho 5.0”, que se tornou um instrumento informativo, de construção e de comunidade.

Através deste instrumento, disponibiliza uma secção para estruturas e elementos da comunidade UMinho, disponibilizando aos novos estudantes informação para atenderem às necessidades mais significativas de quem começa um percurso universitário. Inclui um “bot” que reponde a questões para facilitar ainda mais a orientação aos novos estudantes e fornecer informações essenciais de maneira acessível e intuitiva. Dispõe da agenda de atividades extracurriculares “Vive a UMinho”, procurando reunir iniciativas, facilitando o acesso dos estudantes a uma variedade de oportunidades conotadas com bem-estar. Para além de, através das oportunidades proporcionadas pela Aliança Europeia Arqus, possibilitar a participação em experiências internacionais, promovendo a dimensão europeia da sua formação através experiências que inspiram a excelência académica e cultivam valores e vivências interculturais, preparando os estudantes para desafios globais.

Em matéria de acolhimento e integração, este projeto proporciona aos estudantes acabados de chegar à UMinho mecanismos inovadores de apoio pelos seus colegas mais velhos nas primeiras semanas, mitigando os desafios no seu processo de adaptação. O programa de acolhimento dos estudantes e o início das aulas, beneficia de um histórico que a UMinho detém com o programa de acolhimento e integração por pares e tutorias, que abrange também estudantes internacionais.

O programa sou.UMinho é mais conhecido sobretudo pelos seus embaixadores/integradores que recebem, esclarecem e conhecem novos pares dos mesmos cursos, num processo meticulosamente organizado para permitir um acolhimento em pequenos grupos. Os novos estudantes são organizados em grupos reduzidos de elementos do mesmo curso e são acompanhados por um embaixador que não é mais do que estudante do 2º ou 3º ano voluntário do mesmo curso, a quem é ministrada formação para esse efeito.

O programa de acolhimento foi estruturado com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e de apoio aos estudantes. Este contempla uma variedade de atividades, tanto formais quanto informais, e, ao longo do tempo, tem-se observado um crescimento nos momentos de convívio mais informal, que promovem o estreitamento de vínculos e a integração. Destacam-se atividades de boas-vindas e informações, realizadas de modo online, nas quais estudantes internacionais têm a oportunidade de estabelecer contato com colegas de mesma nacionalidade. Além disso, incluem-se visitas aos campi e às cidades em pequenos grupos, sessões informativas organizadas por núcleos de estudantes, bem como o tradicional sunset cultural com grupos culturais da UMinho. Naturalmente, o programa também inclui momentos de caráter mais formal, como o processo de matrícula e a cerimónia de boas-vindas, essenciais para fortalecer o sentimento de pertencimento. O objetivo é que cada estudante se sinta apoiado, bem recebido e integrado desde o início da sua trajetória na instituição.

…ao crescimento académico

A UMinho pretende continuar a criação de novas estruturas para apoiar o sucesso dos seus estudantes do primeiro ano, mais concretamente na Área para Aperfeiçoamento Académico (3AUM). A ação da 3AUM foca-se em disciplinas específicas tradicionalmente associadas a insucesso e ao apoio ao desenvolvimento de competências dos estudantes. As sessões são gratuitas e com a possibilidade de atendimento presencial ou online. A aquisição ou reforço de competências académicas, ou outras nas quais os estudantes revelam maiores dificuldades, possibilitam aos estudantes envolverem-se de forma mais profunda com os seus cursos e assim maximizarem o seu potencial académico. Uma grande vantagem do 3AUM será a possibilidade de os estudantes terem apoio mais dirigido às dificuldades específicas, o que é muitas vezes difícil no dia a dia das próprias unidades curriculares.

A 3AUM investe também numa oferta de formações de curta duração, com horários flexíveis, em competências transversais, cujas sessões funcionam em grupos pequenos, podendo os estudantes do primeiro ano inscrever-se em diferentes cursos. Em termos de oferta relacionada com o desenvolvimento de competências transversais para o sucesso académico, abrangem workshops e produção de recursos digitais sobre várias temáticas, como a autorregulação e estratégias de estudo, de gestão de tempo, e preparação para exames; as fontes de conhecimento; mentoria em residência; comunicação intra e interpessoal; inovação e responsabilidade social; entre outras.

Por outro lado, os docentes que lecionam unidades curriculares no primeiro ano recebem formação pedagógica específica. Essa formação visa capacitá-los com estratégias e melhores práticas pedagógicas para adaptar eficazmente os cursos às necessidades dos estudantes, promovendo uma transição mais suave e bem-sucedida. Desta forma, o programa sou.uminho busca também ajustar a oferta curricular do primeiro semestre às características e ao perfil dos estudantes em fase de iniciação na universidade, por meio da inovação pedagógica.

Também o reconhecimento integra as dinâmicas deste projeto, que distingue e premeia programas inovadores especificamente projetados para abordar os desafios únicos enfrentados pelos estudantes do primeiro ano, com resultados comprovados. Será um reconhecer dos esforços colaborativos, com evidência de colaboração entre estruturas estudantis, docentes, administração e serviços de apoio ao estudante.