: Mais Magazine:: Comentários: 0

Desde os tempos antigos até aos dias de hoje, o bacalhau tem-se mantido como um pilar cultural e gastronómico. Este peixe é o protagonista de inúmeros pratos e tradições. No D’Bacalhau, sob a maestria do Chef Júlio, é honrada essa rica herança, levando à mesa mais de mil maneiras de preparar o fiel amigo. Prestes a celebrar 15 anos de existência, este restaurante destaca-se como um destino imperdível para os amantes da culinária portuguesa.

Para o Chef Júlio é uma honra trabalhar com Bacalhau, um peixe com história ao longo dos tempos!

“O bacalhau salgado, espalhado em frente aos gordos e desmazelados donos das lojas, fazia-os sonhar em partir, em viajar” (Emile Zola – O Ventre de Paris, 1873).

Também Miguel de Cervantes, o conhecido D. Quixote (1605-1616), – “Ele disse que deveria ser sexta-feira, o dia em que não podia vender nada a não ser pratos feitos com peixe conhecido em Cartela, como pescada polacha e na Andaluzia como bacalhau salgado”.

O Catolicismo está intrinsecamente ligado ao bacalhau. A igreja medieval imputa dias de jejum, onde era permitido comer bacalhau, assim todas as sextas-feiras da quaresma o bacalhau era o alimento permitido.

É um orgulho o D’Bacalhau, centenas de anos depois, continuar a fazer do fiel amigo uma referência gastronómica em Portugal e em Lisboa.

Inaugurado a 17 de fevereiro de 2010, o D’Bacalhau vai festejar 15 anos de vida no próximo ano. Herdeiro dos grandes povos Vikings e dos Exploradores Bascos. São milhares de estrangeiros que visitam e procuram o D’Bacalhau, onde encontram mais de 1000 maneiras de confecionar o fiel amigo.

Nada melhor para acompanhar o bacalhau que um vinho Alentejano, neste caso, o Chef Júlio recomenda o Trinca Bolotas, um vinho da Herdade do Peso, constituído pelas castas Alicante Bouchet, Toriga Nacional e Aragonês. O Trinca Bolotas é especialmente indicado para acompanhar três dos pratos mais consumidos no D’Bacalhau: o Bacalhau à Brás, o prato preferido do Cristiano Ronaldo; o Bacalhau Tropical que o Chef Júlio criou em especial para o Brasil; e o bacalhau mais vendido na Expo, o Bacalhau à Chef Júlio, com espinafres, broa e alheira.

O STAFF do D’Bacalhau além de simpático e profissional está preparado para ajudar a escolher um dos 18 pratos de bacalhau da carta do Chef Júlio, mas no D’Bacalhau existem outros pratos, tais como, Risotos, Açordas e os famosos Bifes da vazia à Portuguesa c/mostarda, 3 pimentas, Cervejeira e grelhado.

Além disso, este espaço conta com uma garrafeira excecional e uma grande variedade de sobremesas.

Visite o D’Bacalhau confirme você mesmo!