Portugal tem um longo historial de construções associadas ao seu passado militar e de defesa perante as forças inimigas, que primam pela sua beleza e imponência. Não é portanto de estranhar que o Turismo Militar se tenha tornado uma aposta séria e cada vez mais procurada. Vasco Hilário, Diretor-Geral dos Recursos da Defesa Nacional, deu a conhecer um pouco melhor o importante trabalho desenvolvido na consolidação da oferta turística histórico-militar do país.
A História de Portugal confunde-se com a história militar. De que forma Portugal tem procurado dar a conhecer o seu património histórico-militar úni-co a quem o visita?
O Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, tem como objetivo incentivar a retoma do setor do turismo nacional integrando as diferentes valências com os objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência e da Estratégia Portugal 2030. Nesta estratégia, concertada para a recuperação do País, também a Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, reforça o seu contributo. A rede de Turismo Militar tem vindo a ser consolidada, criando condições para o desenvolvimento, de forma integrada, de marcas e produtos turístico–culturais associados à temática, valorizando a importância das Forças Armadas.
O turismo vive uma concorrência à escala planetária e o sucesso de Portugal dependerá, sobretudo, do carácter inovador e da capacidade de gerar propostas de valor que atraiam os turistas e que os façam preferir Portugal em relação a outros destinos. Quais as medidas desenvolvidas com o objetivo de gerar maior diferenciação face a destinos concorrentes?
A História de Portugal e, nesta, a militar são por si só únicas. A cultura que nela se insere, também de cariz militar, representa indiscutivelmente um dos principais recursos de diferenciação face à concorrência. Essa já será a nossa maior caracterização face a destinos concorrentes. No entanto, se Portugal se tornou num reconhecido destino será necessário dar-lhe continuidade e, através do estudo e investigação, encontrar espaços, monumentos e sítios que se por si só já poderão reunir condições históricas e culturais, carecem contudo de ser integrados em rede de forma a alcançar atratividade, integrando-as em rotas, roteiros e circuitos, transformando-os em produtos turísticos capaz de providenciarem experiências únicas, no caso, histórico-militares.
O património de cariz militar, existente em todo o território nacional e também um conjunto patrimonial, onde se incluí acervo museológico diversificado e documental, obrigou à criação de um modelo de que passa pela divulgação turística. De que forma é feita organização, promoção e salvaguarda?
Investigar, inventariar e produzir interpretação com rigor científico tem sido a base da referida Rede, obrigando-nos a criar um modelo de organização, promoção e salvaguarda que passa, necessariamente, pela sua fruição turística e cultural: as já mencionadas experiências histórico–militares. É através de um processo de interpretação, no qual se inserem as parcerias de colaboração com universidades e demais entidades que se entendam ser adequadas, que nos permitem, entre outras possibilidades, despoletar uma estratégia de Imagem e comunicação com o público, promovendo o seu consumo turístico e, com ele, a consequente valorização e salvaguarda do património histórico-militar.
O Turismo Militar é um produto turístico com um potencial enorme para atrair visitantes: é Património, é Histó-ria, é identidade. No entanto, o Turismo Militar não se limita a ser memória do passado. De que forma se tem procurado, a partir da valorização do Turismo Militar, potenciar novos conhecimentos e construir novas perspetivas para o futuro?
A ativação turística da rede do património histórico-militar e a sua consequente valorização, poderá contribuir para o combate às assimetrias regionais, para a valorização de territórios de baixa densidade populacional, bem como para mitigar os efeitos da sazonalidade turística. As comunidades locais são fundamentais na implementação e desenvolvimento desta rede. É esta diversidade territorial, cronológica e temática, que o Turismo Militar poderá oferecer e que potenciará um maior relacionamento entre a Defesa Nacional e os diferentes agentes culturais e económicos, motivo suficiente para permitir medidas concretas de apoio no âmbito das políticas públicas que, no seu conjunto, perspetivem um futuro da afirmação da marca Portugal. Património Cultural, Patrimonial e Militar.