São apaixonados pela música e pelo meio onde prestam um serviço de aconselhamento especializado com o objetivo de rentabilizar o investimento do cliente e retirar o máximo proveito à capacidade dos equipamentos. Com 36 anos de experiência, a Ajasom distingue-se, sobretudo, no mercado High End pelas marcas que representa, tendo atualmente um portefólio diverso e que está em constante atualização.
1986 foi o ano de colheita de sucesso para os artistas internacionais, como Bon Jovi, Kate Bush ou David Bowie, que através dos seus “potes de ouro” musicais eternizaram a data e os corações dos fãs, que ainda hoje vibram ao som dessas melodias. Em Portugal, o XIII Festival da Canção, foi vencido pela cantora Dora, com o famoso “Não sejas mau para mim”. No meio deste rebuliço nascia a Ajasom na Amadora, “depois de dez anos de atividade de António José de Almeida, o fundador da mesma, em assistência técnica a colunas e altifalantes”. Desde esse período, o próprio conta-nos que a empresa se voltou para “a importação e distribuição de produtos de áudio doméstico”. Atualmente, destacam-se da concorrência pelo modo como selecionam as marcas que pretendem representar, mas também pela preocupação em integrar no “catálogo os componentes com as tecnologias ou soluções mais recentes”. No fundo, é ter um olhar aguçado “ao mercado e às novidades que este apresenta, diariamente”.
Os toques que dão nesta área são essencialmente “de consultoria, ao ajudar o consumidor a melhorar o sistema que já tem, ou a construir um de raiz”, adaptando-o ao espaço em que vai ser inserido, tendo sempre em conta as suas características acústicas, mas sobretudo os gostos musicais e estéticos do cliente. Para além disso, em todo o processo há um rigor extremo na altura da instalação e afinação dos equipamentos, para que a qualidade e a utilidade dos mesmos seja aproveitada ao máximo. Entendendo a paixão que os utilizadores assumem pela música e pela reprodução desta em ambiente doméstico, a Ajasom procura colocar-se sempre na sua posição, “de modo a encontrar o equipamento ou sistema que estes idealizam”. A acrescentar a estas notas, nesta loja há ainda a “garantia de encontrar a melhor solução para o budget estabelecido e de ter todo o apoio necessário”. Dentro da gama de produtos, “os equipamentos de streaming são sem dúvida os mais procurados, nomeadamente pelas camadas mais jovens, devido à comodidade de utilização e à forma como colocam a música à disposição do melómano, da mesma forma que os mais dispendiosos são procurados por consumidores com mais experiência e poder económico”.
As marcas que dão marca
Além deste compasso que enlaça a carteira de clientes, António José de Almeida acredita que a principal razão para estes adquirirem os produtos da Ajasom são as marcas que representam e o saber que algumas delas estão aqui presentes, “desde o arranque no mercado”. Nesse sentido, o próprio adianta que muitas vezes são os prémios, as distinções e as próprias reviews que as marcas alcançam que despoletam o interesse dos consumidores e o contacto”. Por isso, quando adicionam alguma ao catálogo é sempre na perspetiva de estabelecer uma relação duradoura, vantajosa para ambas as partes e que transmita ao consumidor uma sensação de confiança”. Logo, disponibilizam uma oferta muito vasta, abrangente na gama de preços, com qualidade e em constante atualização, a nível tecnológico”.
Este ano, em prol da simbiose desta “dança”, o administrador conta que já introduziram algumas marcas no portefólio, que estão a ser importantes para o crescimento “a nível Ibérico”, e aqui dá o exemplo da Mola-Mola. Revela também marcas específicas, já incluídas no glossário, e que em 2022 “ganharam um protagonismo especial pelo lançamento de alguns produtos, como a HiFi Rose, através do Streamer/Dac RS150 e o amplificador integrado RA180.” O entrevistado não deixa de referir outras que ao longo do tempo têm sobressaído “pelo prestígio que alcançaram neste mercado tão exigente e seletivo, como a Avalon Acoustics, Esoteric, Furutech, Kimber Kable, McIntosh, Nagra Audio, PMC Speakers, Roon Labs, HiFi Rose, Shunyata Research, Solution, Vivid Audio, YG Acoustics, entre outras”.
Questionado sobre o perfil do público-alvo da Ajasom, que também é adepto destas marcas, o responsável começa por nos dizer que “gostariam de receber mais curiosos sobre esta área, porque a maioria dos contactos provém de consumidores informados e habituados a estes equipamentos”. Todavia, destaca que a faixa etária dos visitantes está entre os 30-50 anos, sendo clientes que na maioria das vezes optam por, mais cedo ou mais tarde, vir a melhorar os seus sistemas, procurando sempre mais perfeição e pormenor. Derivando desta particularidade, está a importância de num primeiro contacto realçar a postura de honestidade. Tempo ainda para avaliar o mercado High End em Portugal e falar do futuro da Ajasom. Sobre o primeiro, António José de Almeida considera-o positivo, visto que a pandemia covid-19 veio agitar e despertar “a necessidade de existirem meios de lazer em ambiente doméstico, que possam ser usufruídos por todos os elementos da família”. No entanto, alerta que para potencializar o mercado é “necessário sair do círculo habitual do High End, divulgando e expondo novos consumidores à performance e capacidades destes sistemas”. Relativamente aos objetivos, estes passam por “fortalecer esta relação de proximidade com os clientes e chegar a novos públicos”.