: 18 de Dezembro, 2025 Redação:: Comentários: 0

A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) acaba de divulgar os resultados europeus do primeiro semestre de 2025 nos mercados de Leasing, Renting e Factoring, com base nos relatórios da Leaseurope (Federação Europeia de Leasing e Renting) e da EUFederation (Federação Europeia de Factoring), confirmando que Portugal é um dos países europeus que mais cresce no Factoring, no Leasing de equipamentos e Frota de Renting, registando contudo ligeiras reduções nas produções totais.

Leasing e Renting crescem na Europa no primeiro semestre de 2025

Segundo o relatório semestral da Leaseurope, o mercado europeu de Leasing e Renting atingiu 202,7 mil milhões de euros de nova produção, representando um crescimento de 2,2% face ao período homólogo.

Os principais indicadores europeus revelam:

  • Nova produção total: 202,7 mil milhões de euros (+2,2%)
  • Leasing de veículos: 146,4 mil milhões de euros (+5,9%)
  • Leasing de equipamentos: 46,9 mil milhões de euros (-8,7%)
  • Leasing Imobiliário: 5,7 mil milhões de euros (+17,0%)

O relatório destaca ainda que o leasing automóvel foi o principal motor de crescimento, com aumentos significativos em vários mercados nacionais. O leasing de equipamentos registou quedas expressivas em alguns países, incluindo uma quebra de -37,5% na Alemanha, e crescimento expressivo especialmente nos países de leste. Portugal destaca-se neste segmento com um crescimento de 19,4%. O leasing imobiliário evidenciou uma expansão relevante de 17,0%, impulsionada sobretudo pela Bélgica e Grécia.

Desempenho português integrado no contexto europeu

  • Nova produção de Leasing e Renting: 2.022 mil milhões de euros (-2,6%)
  • Leasing de veículos: 1.307 mil milhões de euros (-2,1%)
  • Leasing de equipamentos: 357 milhões de euros (+19,4%)
  • Leasing Imobiliário: 358 milhões de euros (-19,2%)

Apesar da ligeira queda na nova produção global, é de destacar o crescimento do Leasing de equipamentos (+19,4%), e o crescimento do nº de veículos em Renting – 19.426 (+4,3%) – e da sua carteira (frota gerida) com um valor de 2.964 mil milhões de euros (+12,1%), um dos crescimentos mais elevados entre os países europeus.

Factoring europeu cresce 2,2%, mas Portugal dispara 11,3% — o terceiro melhor resultado na Europa

A EUFederation revela que, no primeiro semestre de 2025, o Factoring europeu atingiu 1.240 mil milhões de euros, crescendo 2,2%.

Portugal destaca-se com um crescimento mais de cinco vezes superior ao da média europeia, revelando-se um dos mercados mais dinâmicos do continente, com créditos tomados de 23,9 mil milhões de euros.

Portugal mantém-se no top 3 de países europeus com maior penetração dos créditos tomados no Produto Interno Bruto (PIB), juntamente com a Bélgica e a Espanha, deste produto financeiro de gestão de tesouraria das empresas.

“Os resultados agora divulgados demonstram que Portugal está entre os países mais dinâmicos da Europa no financiamento especializado. O forte crescimento do Factoring e a expansão da carteira de Leasing e Renting comprovam a confiança das empresas portuguesas nestes instrumentos. A ALF continuará a trabalhar para reforçar este contributo para a competitividade, modernização e transição energética da economia portuguesa”, afirma Luís Augusto, Presidente de Direção da ALF.