: 24 de Outubro, 2025 Redação:: Comentários: 0

Situado a 7 km de Vila Nova de Cerveira, o Hotel Minho aposta num conceito intimista e de lazer, apresentando uma oferta de qualidade apoiada em 60 quartos, um Spa de referência na região, um moderno Business Center, piscinas exteriores, court de ténis e 2 bares. O Hotel Minho está inserido num complexo turístico, onde complementa a oferta com o Restaurante/Centro de Eventos “Dom Júlio” (com supervisão do Chef Luis Cruz), o Bar “Tanto Faz” e o “Paintball Cerveira Park”.

Iniciada por Júlio Pires após o seu regresso ao Alto Minho, depois de décadas em Lisboa por motivos profissionais, a história do Hotel Minho é a de um projeto familiar de referência. Esta jornada principiou após a aquisição do saudoso restaurante Braseirão do Minho, ponto de referência e de paragem obrigatória nesta zona transfronteiriça, com apreço e reconhecimento de ambos os lados da fronteira. Após surgir a oportunidade de ficar com o motel contíguo ao restaurante, Júlio Pires construiu o Hotel Turismo do Minho com classificação de 3 estrelas, que rapidamente se afirmou na oferta hoteleira da região. Mais tarde, e sempre envolvido na busca de melhoria, foram realizadas obras de ampliação e renovação para o formato atual, passando a classificação de 4 estrelas sob a denominação Hotel Minho.

A sua localização privilegiada, perto de eixos rodoviários que facilmente permitem conhecer toda a região do Alto Minho, bem como o acesso à Galiza, levam a que o Hotel Minho seja a porta de entrada à exploração das belezas que o Minho tem para oferecer. É extremamente comum os hóspedes percorrem a região desde as rotas do Vinho Verde de Monção e Melgaço, às vilas históricas de Ponte lima e Ponte da Barca, as praias de Caminha a Viana do Castelo, ou mesmo uma visita a Santiago de Compostela e Vigo.

Após o falecimento do fundador, a administração do projeto foi assumida pela filha, Júlia Pires da Cruz, que com o dinamismo e empreendedorismo herdados do pai, tem de forma constante acrescentado valor à oferta turística disponibilizada, com a recuperação vários espaços na propriedade. O maior destaque desta evolução é a edificação do restaurante/centro de eventos Dom Júlio, que como o nome indica, é uma homenagem ao espírito, resiliência e visão do fundador.

Mais do que um restaurante, o Restaurante Dom Júlio é um tributo à paixão pela gastronomia e à visão empreendedora que marcou gerações

Este espaço é uma estrutura moderna, pensada para responder às exigências da atualidade, com foco na funcionalidade e qualidade de serviço. Disponibiliza uma sala de restaurante para cerca de uma centena de pessoas, com vistas sobre o lago e jardins da propriedade. Está preparado com várias salas multifuncionais, que recebem todo o tipo de eventos de 15 a 500 pessoas, utilizando a multifuncionalidade dos espaços para os adaptar às exigências dos clientes e especificidades pretendidas. Os destaques da carta de restaurante recaem sobre as carnes maturadas, a picanha e diferentes confeções de bacalhau. O Chef Luis Cruz aposta numa carta de restaurante dinâmica, com oferta diferenciada para inverno ou verão, onde consegue refletir as influências das suas viagens e mostrar toda a sua criatividade.

A oferta é complementada com o Bar Tanto Faz, uma estrutura moderna e confortável com uma esplanada ímpar na região, onde os clientes podem optar por uma refeição mais ligeira ou apreciar uma vasta escolha de cocktails desde os mais clássicos até propostas mais irreverentes. De realçar que o renomado vinho verde “Dom Júlio” é produzido diretamente das próprias vinhas do espaço. Um pequeno projeto que tem vindo a crescer e a ganhar notoriedade.

Chef Luis Cruz

Além destas valências, o Hotel Minho disponibiliza uma zona de natureza com lago, jardins, um pequeno bosque, horta biológica e parque infantil. Nesta zona de natureza os clientes podem conhecer vários animais de quinta (desde vacas de raça “Barrosã” a cabras anãs, passando por ovelhas “Suffolk” e aves diversas), e aceder a um picadeiro com cavalos (e pónei para as crianças).

Aliás, a ligação à natureza e a preocupação com a preservação ambiental é um dos principais pontos de diferenciação do Hotel Minho, que se caracteriza por ser uma unidade consciente e focada nas questões ligadas à sustentabilidade, ostentando o galardão “Green Key”. Desde a concessão inicial que o hotel sempre teve uma postura de adaptação à sua implementação e envolvência, com pormenores com a construção em socalco para minimizar o impacto da sua volumetria, fachadas em vidro para aproveitamento da luz natural e utilização de materiais de conceito “eco-friendly” como os revestimentos em madeira que se tornaram uma imagem de marca do Hotel Minho.

Já com o olhar virado para o futuro, o Hotel Minho foi alvo de modernização de 50% dos 60 quartos do hotel, numa aposta de renovação do conforto e da funcionalidade dos mesmos. No primeiro trimestre de 2026, será terminada a renovação dos restantes quartos. Paralelamente, está ainda em curso a finalização de um projeto de eficiência energética, com a substituição dos sistemas existentes por máquinas e equipamentos mais atuais e com melhor performance energética, além da recente instalação de produção de energia por painéis fotovoltaicos.