
Fátima Lopes Alves, diretora do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sublinha que a Engenharia do Ambiente é hoje uma área-chave para enfrentar os desafios globais e garantir um futuro sustentável.
De acordo com o último relatório do Fórum Económico Mundial (Future of Jobs Report 2025), a formação em Engenharia do Ambiente será uma das 10 profissões do futuro!
Atualmente o nível de empregabilidade dos Engenheiros do Ambiente é de 100%, começando a verificar-se um aumento na procura destes profissionais, sem precedentes, face aos desafios atuais dos diversos setores empresariais, mas também pelos desafios reais que o Planeta enfrenta em virtude das alterações globais e da necessidade de proteger e bem gerir os recursos essenciais à sobrevivência da Humanidade. É neste contexto, que não é novo, que a Licenciatura e o Mestrado em Engenharia do Ambiente do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (UA) se posicionam.
Os licenciados em Engenharia do Ambiente (EA) pela UA adquirem uma formação de base sólida que lhes permite diagnosticar, avaliar e resolver soluções inovadoras para os atuais desafios ambientais e de sustentabilidade que se colocam ao Planeta. Ao longo do seu percurso académico têm a possibilidade de contactar com diversos docentes e investigadores de diferentes áreas científicas e de diferentes departamentos da UA.
As atuais salas de aulas são modernas e todas estão equipadas com ecrãs interativos, proporcionando aplicação de metodologias modernas de ensino-aprendizagem, centradas no estudante, mais dinâmicas e interativas, baseadas em modelos de resolução de problemas e de desenvolvimento de pensamento crítico ao longo da sua formação.
O elevado número de estudantes internacionais, em particular, matriculados nos diversos Mestrados e Programas Doutorais do Departamento de Ambiente e Ordenamento, aliado aos investigadores internacionais existentes do Departamento, permitem que os estudantes de EA, se insiram num ambiente intercultural diversificado. De salientar, que neste âmbito os cursos de Mestrado e Doutoramento são lecionados em língua inglesa num processo integrador e único no panorama da UA.

Os estudantes de EA têm acesso a uma aprendizagem prática e intensa em laboratórios dedicados ao ensino e investigação, recentemente renovados, possuindo equipamentos diversificados. Os estudantes interagem diretamente com investigadores de reconhecido mérito nacional e internacional, inseridos em Unidades de Investigação com classificação de Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Os Engenheiros do Ambiente desempenham funções em indústrias, empresas de diferentes setores de atividades, em instituições/ organizações/ serviços e agências municipais, em temas diversificados, mas atuais, como a sustentabilidade, a descarbonização, as alterações climáticas, a gestão dos recursos, o planeamento ambiental e a gestão do território. Em particular, os Engenheiros do Ambiente adquirem competências profissionais aprovadas pela Ordem dos Engenheiros tais como: projeto e gestão de estações de abastecimento e tratamento de águas/águas residuais; projeto e gestão de sistemas de tratamento de resíduos sólidos; reabilitação de solos e aquíferos; avaliação de impactos ambientais, saúde ambiental e segurança no trabalho; planeamento e ordenamento do território.