: Mais Magazine:: Comentários: 0

Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar e Pós-Graduado em Medicina Desportiva e Medicina Estética, Pedro Sousa é o rosto por detrás da TeleconsultaPortugal. Trata-se de uma plataforma médica de videoconsultas, totalmente online, que permite a realização de consultas de Medicina Estética, com avaliação global e aconselhamento de todos os tratamentos preventivos e corretivos possíveis para cada caso.

Pedro Sousa iniciou o seu percurso profissional pela Medicina Geral e Familiar, em 2014, e foi no decorrer do seu internato nesta especialidade, que tem por base a prevenção da doença e promoção da saúde, que surgiu o interesse pela área do bem-estar físico e mental. “Recordo que na altura eram, de facto, muitos os utentes preocupados com um estilo de vida saudável pedindo aconselhamento nutricional e da prática de exercício físico”, começa por recordar. Assim, inicialmente, o seu interesse foi direcionado para a Medicina Desportiva, com a realização de uma especialização pela Faculdade de Medicina do Porto. No entanto, rapidamente se apercebeu que, associado a um estilo de vida saudável e ao consequente aumento da esperança de vida, eram cada vez mais as pessoas que procuravam formas de retardar o envelhecimento e de se sentirem bem com a sua aparência. Foi então que, em 2017, Pedro Sousa decidiu abraçar a área da Medicina Estética, tendo, para isso, realizado cursos internacionais e ingressado na primeira edição de uma Pós-Graduação em Medicina Estética, em Portugal.

Hoje, assume a Direção Clínica da TeleconsultaPortugal, uma plataforma médica de videoconsultas totalmente online, que tem como objetivo principal fazer chegar a Medicina a toda a população, de forma rápida e acessível, sem filas de espera e sem sair de casa. “Na clínica online, para além de consultas de Medicina Geral, onde oriento doentes crónicos e avalio doentes agudos, faço também consultas de Medicina Estética com aconselhamento cosmético e avaliação de possíveis tratamentos a serem realizados em regime presencial”, explica. É na clínica TeleconsultaPortugal que Pedro Sousa aplica diariamente todo o seu conhecimento, através de uma abordagem integrada dos tratamentos médicos e estéticos mais eficazes e adequados ao caso de cada pessoa. “Em Medicina Estética, como em qualquer área da Medicina, os tratamentos têm de ser individualizados, sendo essencial uma avaliação minuciosa com vista à realização do tratamento mais adequado a cada pessoa, tendo em conta todas as suas particularidades físicas e expectativas, mas sempre de uma forma harmoniosa e o mais natural possível”. Desta forma, Pedro Sousa reforça a importância de uma boa avaliação inicial, que permita conhecer o paciente, o que este pretende e quais as suas expetativas. “Explico sempre todas as hipóteses de tratamento de forma realista e sincera. A confiança na relação médico-doente é essencial”, afirma.

Mesmo no campo da beleza, qualquer procedimento terapêutico destinado a preservação ou aumento da mesma, deve ser considerado um procedimento médico real. Por isso, para Pedro Sousa torna-se imperativo recorrer a profissionais de saúde devidamente qualificados e com formação médica específica, capazes de assegurar toda a confiança e segurança aos seus pacientes. “Esta é uma área, exclusivamente, médica e, como tal, requer muito conhecimento teórico e muita prática das várias técnicas utilizadas. É essencial um conhecimento profundo de anatomia e do efeito de cada produto e, acima de tudo, conhecimento dos possíveis riscos e complicações e sua respetiva resolução”, assume.

Longe vão os estigmas associados aos procedimentos estéticos. Hoje, são cada vez mais as pessoas que recorrem à Medicina Estética com o objetivo de melhorar o seu aspeto, físico, a sua auto-estima e confiança. “A Medicina Estética é, sem dúvida, uma forma de melhorar a auto-estima, ajudando a derrubar barreiras muitas vezes auto-impostas, levando a pessoa a superar-se em vários aspetos da vida”. Seja qual for o motivo que o leva a realizar um procedimento estético, fique a saber que a Medicina Estética e a TeleconsultaPortugal existem para lhe dar a conhecer a melhor versão de si próprio.