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A Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (ETG) foi criada para satisfazer a procura social de profissionalização e integração no mercado de trabalho. Com 32 anos de história e mais de 8500 alunos formados, a ETG assume-se como um importante ativo no desenvolvimento económico, social e cultural da região onde se insere. Fique a conhecer nesta edição o passado, presente e futuro da instituição barcelense.

O projeto da criação de uma escola profissional em Barcelos nasceu em 1990, da vontade do executivo da Câmara Municipal, liderado na altura por Fernando Reis, que quis assumir um papel preponderante no desenvolvimento e integração social e cultural de uma população que, por razões várias, abandonava os seus estudos precocemente. Inicialmente denominada EPB-Escola Profissional de Barcelos, por aditamento ao contrato–programa da Escola Profissional de Barcelos, passou a designar-se mais tarde Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos. “Pode dizer-se que esta aposta no plano de educação foi sempre a ‘menina dos olhos’ da nossa Câmara Municipal, que a levou a ser pioneira dos primeiros cursos profissionais a ministrar em Portugal, graças ao contrato programa celebrado com o Estado português e o GETAP – Gabinete de Educação Tecnológica Artística e Profissional, entretanto extinto”, assume Jorge Cruz, Presidente do Conselho de Administração da EMEC.

Em 2000, a escola foi integrada na Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos (EMEC), sendo até hoje esta a sua entidade proprietária. Na atividade de formação inicial, a ETG desenvolveu os cursos profissionais de Técnico de Gestão, Técnico de Comércio, Técnico de Planeamento e Gestão da Produção, Desenhador Projetista, Técnico Projetista de Desenho Industrial Têxtil. A partir de dezembro de 2000, a sede da ETG passa a funcionar em novas instalações, em Abade de Neiva, onde desenvolve novas modalidades e áreas de Educação e Formação, nomeadamente Cursos de Educação e Formação (nível 2), 10.º ano profissionalizante, Cursos de Especialização Tecnológica (nível 5), para além dos Cursos Profissionais (nível 4).

Com 32 anos de existência na comunidade educativa barcelense, a ETG já formou mais de 8500 alunos, assumindo-se como uma escola de referência nacional na Educação e Formação Profissional. Com vista à melhoria das capacidades sociais e humanas e o sucesso académico dos seus alunos, a escola tem previsto para o próximo ano letivo um reforço da oferta formativa. “No ano letivo 2022/2023, a ETG terá em funcionamento os cursos de Técnico/a de Fotografia, Técnico/a de Design de Comunicação Gráfica, Técnico/a de Design de Moda, Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico/a de Informática de Gestão. O período atual constitui uma oportunidade para o delineamento de uma visão de futuro e seleção de prioridades estratégicas para o desenvolvimento e afirmação da ETG”, afirma Jorge Cruz. Assim, para o triénio 2022-2025, a ETG apresenta um novo Projeto Educativo, estabelecendo cinco importantes objetivos estratégicos a atingir neste período. O primeiro grande objetivo passa pela promoção do sucesso escolar, desenvolvendo estratégias para aumentar a eficácia da escola no âmbito dos resultados académicos, motivando os alunos para o sucesso académico e profissional. “Pretende-se criar um clima escolar propício à aprendizagem, equidade e inclusão, em paralelo com uma cultura de esforço e empenho”. O segundo ponto pretende alcançar o desenvolvimento integral do aluno, permitindo-lhe que desenvolva uma cultura científica e artística de base humanista, para assim responder às exigências dos tempos atuais. “A ETG promove a educação para a cidadania, assentando as suas práticas quotidianas em valores e princípios, desenvolvendo experiências reais de participação e de vivência da cidadania, incluindo a promoção da educação ambiental, com o compromisso de criar uma escola mais sustentável”. Neste contexto, torna-se igualmente pertinente o desenvolvimento de uma consciência e cidadania europeias, a multiculturalidade, proporcionando experiências de contacto com outras culturas, através da participação em projetos de âmbito internacional, nomeadamente através dos Projetos ERAS-MUS +.

A empregabilidade, proximidade empresarial e adaptação às necessidades locais são outros dos pontos estratégicos que a ETG pretende atingir no próximo triénio. Para isso, a escola pretende continuar a afirmar-se como uma entidade que contribui para o desenvolvimento local, adaptando a sua oferta formativa às necessidades sociais e económicas. “A escola deverá ser capaz de gerar trabalhadores qualificados de reconhecido valor junto das empresas e dos empregadores”. Num mundo cada vez mais digital, a inovação tecnológica não poderia ser deixada de lado e, por isso, a ETG pretende continuar a apostar na melhoria das condições de ensino-aprendizagem, através da renovação das instalações, equipamentos e recursos educativos, de forma a dotar a escola de infraestruturas de qualidade, e assim melhorar a capacidade técnica dos espaços educativos e formativos. Por último, mas não menos importante, a escola pretende ainda continuar a apostar num ensino de qualidade nos processos e resultados. “A ETG encontra-se certificada com o Selo de Garantia da Qualidade, em conformidade com o EQAVET. Com este objetivo, pretende-se garantir a qualidade do serviço educativo prestado pela escola, através da aplicação do ciclo de qualidade”. Neste sentido, a escola desenvolve processos de monitorização de resultados, avaliando o cumprimento de objetivos e metas, num processo que visa a melhoria contínua e garante a qualidade dos serviços prestados.

A entrada em vigor de um novo Projeto Educativo constitui uma oportunidade de afirmação da escola perante a comunidade educativa e envolvente, constituindo um desafio para a ETG alcançar estes objetivos estratégicos nos próximos anos. “Destacamos como prioridade a inovação tecnológica, e nesta área a escola tem previsto um investimento a muito curto prazo que possibilitará uma significativa melhoria dos equipamentos e recursos educativos”, afirma Jorge Cruz. Da mesma forma é também uma prioridade a proximidade com o tecido empresarial local, incrementando parcerias com empresas e o desenvolvimento de iniciativas e projetos conjuntos, consolidando o reconhecimento da escola na comunidade.