: Mais Magazine:: Comentários: 0

A EPROSEC é a escola profissional do SINDESCOM – Sindicato dos Profissionais de Escritório, Comércio, Indústria, Turismo e Serviços Correlativos da Região Autónoma dos Açores. Existimos desde 1992. Ao longo do nosso percurso, realizamos cursos nas áreas de Gestão e Comércio, Comunicação e Imagem, Turismo, Serviços de Apoio Social, Informática, Ambiente, Higiene e Segurança no Trabalho, Recursos Florestais, Saúde, Serviços Jurídicos e Design de Moda.

Para além destas ações, promovemos também cursos em regime pós-laboral, que compreendem ações de aperfeiçoamento e reconversão profissional para ativos e desempregados, na área social, de secretariado, gestão e informática. A nossa Escola, certificada pela ISSO 9001, tem sido uma Escola de referência pela excelente prestação em projetos de âmbito Regional, Nacional e Internacional. Exemplo disso são os nossos medalhados em campeonatos de profissões, regionais, nacionais e até internacionais.

Continuamos a trabalhar sobretudo com as novas gerações de jovens, numa escola inclusiva onde estes jovens colhem saberes, crescem cheios de sonhos e são preparados para a vida ativa. Para o futuro, e no mundo de mudança que atualmente vivemos, muitos e grandes são os desafios que se nos apresentam.

Somos uma escola que aposta da mudança, acreditando na formação contínua para um futuro cheio de possibilidades e oportunidades, porém, neste momento, completamente imprevisível. Manter as atividades da escola e ampliar as suas diferentes frentes de atuação, em sintonia com as transformações atuais e novas exigências sociais, são os grandes desafios que nos são apresentados.

Atualmente, estamos em fase de transição entre quadros comunitários e, como habitualmente nestas situações, temos algumas expetativas e preocupações. O que esperar do novo quadro comunitário Açores 2030? Dada a situação atual global, quando, efetivamente, estará em pleno funcionamento? Quais serão as novas Regras?

Que modelo de financiamento? Preocupa-nos também o decréscimo de jovens em idade escolar. O número de formandos acompanha a tendência demográfica da Região, o que implica menos alunos no ensino profissional.

Vivemos tempos de incertezas e mudanças profundas. É preciso reagir e, sempre que possível, antecipar cenários e decidir com prudência, mantendo sempre como missão oferecer uma sólida formação sociocultural científica e técnica, promover a inovação, criar condições para proporcionar a aquisição das competências necessárias para o exercício de uma cultura humanista e, como visão, educar no verdadeiro sentido humanista.

É tempo de (re)inventar formas de despertar no formando o gosto pelo saber e, acima de tudo, o gosto por aprender, ou ainda o gosto pelo apender reflexivo, critico e (re)construído.

João Tadeu Ricardo, Diretor da EPROSEC