: Mais Magazine:: Comentários: 0

No ano em que nos despedimos do milénio anterior nasceu, no Algarve, a Reciclimpa, empresa pioneira em Portugal no tratamento holístico dos óleos alimentares. Graças a uma variada gama de serviços, à vasta experiência no ramo e a uma relação de proximidade e confiança com todos os seus parceiros, a Reciclimpa ajuda hoje empresas e famílias a garantir o futuro e sustentabilidade no nosso planeta.

Foi pelas mãos de Fernando Jerónimo e Ana Bento que nasceu, no ano 2000, a Reciclimpa. Empresa algarvia que se dedica ao tratamento holístico dos óleos alimentares usados. Criada com o propósito de dar resposta à carência sentida, à época, no mercado por este tipo de serviços, a Reciclimpa ajuda hoje milhares de empresas e famílias a utilizarem o óleo alimentar de acordo com os requisitos legais e ambientais e a dar a estes resíduos um destino seguro.

Ampla gama de serviços garante à indústria alimentar e domésticos uma ação global

Por forma a dar uma resposta adequada às necessidades do mercado, durante os seus mais de 20 anos de existência, a Reciclimpa estudou e desenvolveu vários serviços solicitados pela indústria alimentar na área da higiene, limpeza e reciclagem de óleos e gorduras alimentares, apresentando hoje ao mercado um serviço global, marcado pela qualidade e preço competitivo. “O trabalho da Reciclimpa é feito de acordo com as necessidades dos nossos clientes e pretende ser o mais global possível”, explica Fernando Jerónimo. Este trabalho começa, muitas vezes, no aconselhamento do óleo que melhor se adapta a cada cliente, passa pela monotorização da sua qualidade, através de testes regulares aos compostos polares (usado como indicativo do momento em que o óleo deve ser filtrado ou descartado); pela filtragem do óleo, que contribui não apenas para prolongar a vida do óleo, mas também para assegurar a sustentabilidade do planeta, uma vez que permite a poupança de água destinada à produção de sementes de girassol; pela troca e limpeza dos filtros de exaustão e fritadeiras; e termina na recolha dos óleos alimentares usados. Depois de recolhidos, os óleos são encaminhados para as instalações da empresa, devidamente licenciadas para o armazenamento temporário e tratamento mecânico destes resíduos. Lá são filtrados, sendo-lhes retiradas toda a humidade e impurezas, e posteriormente encaminhados para empresas produtoras de biodiesel.

Atualmente, para além dos mais variados serviços prestados a empresas do setor alimentar e turístico, a Reciclimpa tem diversos protocolos para a recolha de óleo alimentar doméstico usado, tendo neste momento, mais de 270 oleões distribuídos em 12 municípios do Algarve. Quem deseje reciclar o óleo alimentar doméstico usado apenas deverá colocá-lo num recipiente de plástico, certificar-se de que está bem
fechado e levá-lo até um dos oleões espalhados pela região algarvia. O resto fica a cargo da equipa da Reciclimpa.

Consciencialização é a chave para um mundo mais sustentável

A reciclagem de óleo alimentar usado e de outros resíduos entrou no mundo dos portugueses há cerca de duas décadas, mas ainda é necessário reforçar a importância da separação de resíduos na atualidade. Apesar de uma grande evolução, para Fernando Jerónimo ainda são muitos os cidadãos que não se deixaram convencer pelos apelos e que ainda pensam que os seus atos não têm efetivas consequências para o meio ambiente: “As pessoas têm que ser educadas neste sentido. Ainda há muita gente que, infelizmente, não dá aos óleos alimentares usados o seu devido destino e, simplesmente, os despeja nos canos de esgoto. Esta mentalidade tem de mudar e essa mudança pode começar, desde cedo, nas escolas”.

Futuro traz novos investimentos e mais inovação


Com mais de duas décadas de existência, a Reciclimpa é uma referência no seu setor de atividade. Tendo sempre por base a inovação, excelência, determinação e profissionalismo, a empresa promete não parar. “Este ano está a ser um ano de grande investimento, em pessoas, na nossa frota e em novos equipamentos”, elucida.


Com a inovação no seu ADN, a Reciclimpa tem vindo a apostar progressivamente na melhoria das suas instalações e processos de tratamento. Tudo isto com um simples objetivo: responder às necessidades dos seus clientes e desenvolver serviços e produtos de qualidade. “Estamos a trabalhar com parceiros ingleses e vamos montar ainda este ano uma estação de tratamento de óleo”. Para além disso, a empresa algarvia tem ainda em mãos uma grande novidade que promete revolucionar o mercado em termos ambientais e de poupança. “Falamos de um recuperador de gorduras, capaz de retirar o óleo e gorduras dos resíduos antes que entrem no esgoto. Para além disso, estamos também a desenvolver outros equipamentos que vão revolucionar a limpeza das condutas das hottes e dos sistemas de exaustão de gorduras e reduzir o risco de incêndio em 95%. Acima de tudo, queremos promover a prevenção. Isto é uma utopia, mas desde sempre digo que a Reciclimpa quer limpar o que está limpo”. Para o futuro fica ainda o desejo de levar as suas inovações para fora de Portugal. “O nosso objetivo é criar estações de tratamento e depois vendê-las para a Europa. Parar não está nas nossas opções”.