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A pandemia trouxe a Portugal novas realidades a nível virtual e no domínio profissional. Adquirir novas competências digitais tornou-se um fator de peso para profissionais e empresas que encontram no CESAE Digital toda a formação e qualificação que necessitam para fazer frente às novas demandas de um mercado, cada vez mais, competitivo.

O CESAE Digital foi criado em 1985, como Centro de Formação em Informática, revelando desde logo a visão estratégica dos dirigentes públicos e privados de então, numa área que se veio a verificar relevantíssima para o funcionamento coletivo. Desde a sua génese o CESAE Digital vem desenvolvendo um trabalho meritório junto das empresas e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, valorizando os recursos humanos numa perspetiva transversal a todos os setores de atividade. Este Luís Manuel Ribeiro, Presidente do CESAE Digitaldesígnio concretiza-se através da formação orientada para a certificação escolar e qualificação profissional de ativos empregados e desempregados, da formação qualificante e da requalificação intensiva para áreas emergentes e prioritárias do Digital, da promoção da literacia digital e da educação e formação de adultos, através do seu Centro Qualifica, bem como da Formação Empresa e do Empreendedorismo em formatos ajustados às necessidades do tecido empresarial e dos trabalhadores. “O CESAE Digital é ainda responsável por uma participação plena e incondicional na materialização das políticas públicas de Transformação e Qualificação Digital definidas pelos órgãos competentes e, sempre que possível, apresenta ações inovadoras que potenciam os impactos dessas mesmas políticas”, explica Luís Manuel Ribeiro, Presidente do CESAE Digital.

No âmbito da formação e qualificação, o CESAE Digital tem vindo a consolidar as suas metodologias inovadoras de formação, permitindo uma respostas individualizada ou em grupo, assente num modelo flexível, autónomo e qualificante. “Consideramos fundamental acrescentar às inúmeras formações digitais que desenvolvemos, módulos e ferramentas de “soft skill”, alinhados com as competências chave do século XXI, de acordo com os estudos mais recentes da OCDE ou da UNESCO”. Nesse sentido, o CESAE Digital criou já uma metodologia de desenvolvimento integral designada ‘AC-CEPT’ que valoriza aspetos como a comunicação, a capacidade de resolução de problemas, o pensamento crítico e a capacidade de relacionamento interpessoal, “ferramentas, hoje em dia, essenciais para um profissional ser capaz de responder às exigências societais nas profissões do presente e do futuro”.

Sendo uma componente vital para a qualidade da oferta formativa e dos serviços prestados, o CESAE Digital possui uma equipa técnica com centenas de formadores externos credenciados e qualificados para o trabalho formativo nos contextos variados em que ocorre. Em paralelo, o CESAE Digital mantém uma parceria estratégica ativa com a maioria dos players internacionais e de referência nas tecnologias digitais.

O mercado está em constante mutação e exige competências digitais e conhecimento técnico para lidar, não apenas com as novas tecnologias, mas também com as demandas do consumidor 4.0. Atento a esta realidade o CESAE Digital tem procurado, através da formação ministrada, dar as devidas respostas aos novos desafios. “Mais de um terço da nossa atividade está orientada para a requalificação (Digital Res-killing, Especialização Tecnológica ou Jovem+ Digital) o que ilustra bem o nosso alinhamento com o futuro do trabalho e das qualificações, que exige cada vez mais competências digitais para o seu desempenho e que responda às exigências e transformações sociais e económicas em curso”, explica. Para além disso, o CESAE Digital mantem uma oferta de educação e formação de adultos, com uma nova geração de programas específicos (Português Língua de Acolhimento, Percursos qualificantes – Vida Ativa, Espaço Cidadania Digital) e o Reconhecimento e Validação de Competências através do Centro Qualifica. “Incrementamos também a formação para as empresas em modalidades ajustadas (in-company, a distância ou formação-ação), fruto do nosso ADN de vocação empresarial com a AEP e enorme capacidade de resposta aos anseios e necessidades das PME”, finaliza.