: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Colégio de Santa Doroteia abriu portas a 6 de fevereiro de 1937, dia de Santa Doroteia, de quem recebe o nome. Desde então, vem afirmando-se no ensino em Portugal como uma instituição de referência na educação sólida e transformadora dos seus alunos, à luz dos valores cristãos e do carisma de Paula Frassinetti.

O Colégio de Santa Doroteia situa-se na designada Quinta das Calvanas– Campo Grande, em Lisboa. Fundado em 1937, manteve o regime de internato feminino até 1975, tendo adquirido no ano seguinte paralelismo pedagógico e passado a ministrar ensino misto. Em 1994 inicia-se a valência de Ensino Secundário que leva à ampliação do Colégio, face ao aumento do número de alunos. Atualmente, a sua população escolar abrange cerca de 900 alunos, de ambos os sexos, frequentando o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Enquanto instituição da Província Portuguesa das Irmãs de Santa Doroteia, o Colégio de Santa Doroteia procura ser uma escola de referência na
educação sólida e transformadora dos seus alunos, à luz dos valores cristãos e do carisma de Paula Frassinetti. Com um projeto educativo integral que contempla todas as dimensões da pessoa e se processa em ambiente simples, familiar e de abertura a todos, o Colégio de Santa Doroteia promove uma cultura de rigor e exigência, que gere transformação pessoal, comunitária e social. “O Projeto Educativo do Colégio visa que os alunos sejam protagonistas da própria vida e agentes de transformação da realidade”, elucida a Direção do Colégio. Neste sentido, a oferta educativa do Colégio promove as várias dimensões da pessoa, não só através das matrizes curriculares em vigor para o Ensino Básico e Secundário, como através de disciplinas de Oferta de Escola, tais como a “Expressões”, no 2.º Ciclo, e a “Inspira-te, Faz e Cria (IFC)” no 12.º ano, direcionada para criação de projetos e produtos inovadores. “Para além disso, dentro da Ação Pastoral do Colégio, existe a “Escola de Serviço” que promove projetos de voluntariado e de solidariedade”.

Na verdade, são inúmeras as experiências de vida e de enriquecimento cultural e espiritual que, complementado o plano curricular são, desde o
início, oferecidas aos alunos do Colégio de Santa Doroteia. “De acordo com o princípio da Educação Integral, a finalidade da ação educativa do Colégio de Santa Doroteia é promover, de modo personalizado, o desenvolvimento harmonioso de todas as dimensões da pessoa”.


Com uma história de mais de oito décadas dedicadas ao ensino, o Colégio de Santa Doroteia é uma instituição com passado, mas voltada para o futuro no qual, num horizonte de três anos, pretende afirmar-se como uma escola em caminho permanente de inovação pedagógica. “O Colégio de Santa Doroteia, em resposta à comunidade escolar, tem acompanhado a inovação pedagógica a partir de três eixos estruturantes: Gestão do Currículo, Participação das Crianças/Jovens e Educação para a Interioridade”. Esta ação educativa inovadora surge integrada no Projeto Bússola 21, da rede dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, que visa atualizar a missão educativa da Congregação.