: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Colégio da Imaculada Conceição é, desde as suas origens, uma instituição da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, fundada por Santa Paula Frassinetti em 1834. Com um passado histórico de mais de nove décadas ao serviço da educação, o Colégio da Imaculada Conceição assume a nobre missão de proporcionar aos seus alunos uma formação integral, a par de um harmonioso desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, relacional, moral e espiritual.

Foi em 1923 que o Bispo de Viseu, D. Alves Monteiro, escreveu para Tuy a manifestar veementemente o desejo de abrir em Viseu “uma escola de
educação”. Após várias tentativas sem sucesso, chegaram finalmente à cidade, em outubro de 1924, as primeiras Irmãs Doroteias, que foram encaminhadas para as instalações do Colégio da Imaculada Conceição, que funcionava no solar do Senhor Visconde do Banho. Apesar de muitas dificuldades, sempre corajosamente vencidas, o Colégio começou a crescer e várias foram as transformações sofridas ao longo destes anos, no intuito de acompanhar o seu crescimento e a evolução pedagógica que se ia operando em Portugal. Hoje, o Colégio da Imaculada Conceição é uma instituição com um passado histórico de mais de 97 anos ao serviço da educação, constituída por uma grande família, cujo objetivo fundamental é a formação integral das crianças e jovens que dela fazem parte, procurando atingir a sua nobre missão de “educar, formando”.

Atualmente, o Colégio estende a sua ação educativa do 1º ao 3º ciclo do Ensino Básico. O ensino que oferece alicerça- se no Perfil do Aluno das Irmãs Doroteias e nas Aprendizagens Essenciais, garantindo também a frequência de currículos de enriquecimento, através de ofertas complementares organizadas em oficinas que abarcam diversas áreas de conhecimento, pouco desenvolvidas no currículo padrão, bem como clubes e ateliers que estimulem a criatividade de forma lúdica. “Sabemos que todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes, no contacto com o meio que as rodeia. Assim, através das ofertas complementares queremos valorizar, reforçar, ampliar e iniciar a sistematização dessas experiências e saberes”, explica a Irmã Maria da Conceição Pinto, Diretora.

O Colégio da Imaculada Conceição aposta assim em projetos e estratégias dinâmicas e inovadoras. Neste contexto importa destacar, entre muitos outros, o projeto Bússola 21, que visa promover a renovação da visão e missão dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, ou ainda o desafio do ensino bilingue no 1º ciclo, um projeto pioneiro em Viseu.

Família, um dos alicerces na educação

Tendo consciência que a educação não pode descurar a relação escola-família, o Colégio reconhece que “a escola dificilmente funciona sem a colaboração da família, sendo, a nosso ver, um processo interativo”. Aqui, os pais dos alunos são convidados, regularmente, a participar na vida escolar dos filhos, quer nas festas, sempre calendarizadas em horários compatíveis com os da maioria dos pais, quer em reuniões periódicas dos Encarregados de Educação com o Diretor de Turma. Neste contexto, destaca-se ainda a forte presença da Associação de Pais do Colégio, “uma associação que existe para os seus filhos e colabora plenamente em todos os projetos e iniciativas do Colégio”.

Sob o signo inspirador das palavras de Santa Paula Frassinetti – “Educar bem é transformar o mundo e conduzi-lo à verdadeira vida” – o Colégio continuará a inovar e a implementar mais-valias na sua oferta educativa, sendo o seu grande desejo continuar “a ser uma escola de referência
e excelência, capaz de ajudar a criar um mundo mais rico em humanidade, cultura e sabedoria”.