: Mais Magazine:: Comentários: 0

O CATIM é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, com sede no Porto e com delegações em Braga e Lisboa. Fundado em 1986, resultou da associação, por complementaridade de interesses, entre a AIMMAP, o IAPMEI e o INETI e conta, atualmente, com mais de 700 associados, na sua maioria PMEs, apoiando anualmente cerca de 3500 empresas.

Com mais de três décadas de dedicação à indústria, a sua atuação é pautada pela difusão e promoção da inovação, fomentando a adequação às novas tendências, metodologias, abordagens e tecnologias, através da: realização de ensaios e análises laboratoriais para caracterização de materiais, produtos e equipamentos; avaliação da conformidade dos produtos com as especificações aplicáveis, normas e diretivas; dinamização de ações de formação e qualificação; colaboração em trabalhos de I&D e demonstração; entre outros.

Na prossecução da sua atividade, o CATIM localiza-se no espaço intermédio entre a produção de conhecimento e as empresas, sendo reconhecido como Centro de Interface. O conhecimento especializado, a experiência dos seus técnicos, a proximidade às empresas e entidades do sistema científico e tecnológico (nacional e internacionais), a participação ativa em atividades normativas, a atividade de vigilância tecnológica, a participação em redes de conhecimento, traduzem-se no aumento da pertinência, adequação e eficácia da sua atividade, com impacto ao nível da qualidade dos produtos e processos industriais.

A aposta na capacitação científica, técnica e tecnológica permite disponibilizar às empresas conhecimento e ferramentas que se revelam determinantes para a competitividade, resiliência e sustentabilidade do setor.